terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Teólogo assembleiano intriga internautas sobre possível “salvação” do Papa Bento XVI

 



O Vaticano abriu na manhã desta segunda-feira (2) o velório público na Basílica de São Pedro para que os fiéis se despeçam do papa emérito Bento XVI, em rito que será encerrado na próxima quinta-feira (5) com uma missa rezada por Francisco.

No Brasil, o teólogo Gutierres Fernandes Siqueira, escritor com obra pela CPAD/CGDB, fez um breve artigo comentando sobre a importância da obra teológica  de Joseph Ratzinger, o papa emérito Bento XVI, que morreu na manhã de sábado, 31 de dezembro de 2022.

Em seu texto “Minha homenagem ao teólogo Joseph Ratzinger“, Gutierres destaca a biografia e o trabalho desempenhado por Ratzinger para a teologia.

Causou polêmica, entretanto, sua fala ao final do texto e de sua postagem no instagram onde ele diz: “Que Ratzinger descanse em paz no repouso do Senhor Jesus Cristo e na esperança da ressurreição“.

Internautas entenderam essa parte como uma possível sugestão de que o Papa tenha sido um salvo, mesmo sem ter rompido com o catolicismo.

Nos debates, alguns questionaram o teólogo, mas ele não respondeu.

“Podemos dizer descanse em paz no repouso do senhor Jesus Cristo a todos os católicos?”, quesitonou um seguidor.

Outro escreveu: “Acho grave a afirmação que a salvação esta disponível mesmo em um contexto de idolatria, vejo isso como um ecumenismo muito perigoso, o politicamente correto nos faz distorcer princípios tão elementares da Palavra de Deus”.

“Hoje em dia, em nome da intelectualidade podemos relativizar até mesmo a idolatria. Lamentável!”

Outros elogiaram Gutierres:

“Meu irmão, e imaginar que há uns anos atrás um assembleiano estender a comunhão a um católico romano, sobretudo um papa, era simplesmente impossível. Que bom que essa mudança está acontecendo. Vamos manter as cercas denominacional baixa”

“Passou da hora de cristãos de diferentes tradições viverem em amor e respeito. O que nos une é imensamente maior do que aquilo que nos separa”.

“Tal comentário quebra tabus e desestigmatiza o preconceito denominacionalista religioso, parabéns pela coragem, doravante !”

 Fonte: https://jmnoticia.com.br/teologo-assembleiano-intriga-internautas-sobre-possivel-salvacao-do-papa-bento-xvi/

MEU COMENTÁRIO: O papa emérito Bento XVI foi o maior teólogo da igreja católico do século XX até o dia da sua morte. Já li livros dele como dois de seus livros sobre a trilogia Jesus de Nazaré e um livro pouco conhecido no meio evangélico de sua autoria "Escatologia", escrito em 1977. 

Era mais cristológico que a maioria dos papas inclusive seu antecessor que era bem mariolátra e o atual. Mas é claro, foi um bispo, teólogo e papa católico, então em menor ou maior grau ele chancelava a veneração aos santos e a Maria. 

Agora acho injusto querer julgar um comentário do irmão Gutierres Siqueira por uma frase que disse. Quanto a salvação isso é com Deus. Só Deus sabe o que ocorre nos últimos momentos entre um ser humano e Ele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário