Regis Danese, de 50 anos, foi o convidado do Encontro desta quarta-feira (21/06). O cantor gospel falou sobre depressão e associou a doença à falta de Jesus (ou seja, da fé cristã) na vida da pessoa.
"A depressão pega todo mundo, mas principalmente aquele que mexe com arte. Humoristas, a maioria são depressivos. Tá dando risada, tá contando piada, mas por dentro o cara tá todo mal. Sabe o que é isso? Se você tiver o encontro com Jesus, ele é o espaço certinho pra preencher esse vazio", destacou ele, sem apresentar qualquer comprovação ou dado oficial sobre esta afirmação.
Patrícia Poeta deu continuidade ao assunto, lembrando que a religião foi importante para o músico num momento difícil: o diagnóstico de leucemia da filha do artista aos 3 anos.
"Isso foi muito importante para você. Eu lembro quando a gente se encontrou, até num evento religioso, você tinha acabado de ter o diagnóstico da Brenda. E foram três anos de luta e tratamento. Você enfrentou um belo desafio com sua filha e com a família toda", explicou ela.
No Twitter, parte do público do matinal se revoltou e considerou a fala de Danese um desserviço em relação à saúde mental. "Que fala péssima do Regis, sobre as pessoas com depressão por falta de encontro com Jesus, como se não houvesse líderes religiosos com depressão!!!", comentou uma internauta. "Sério mesmo que Regis Danese tá no Encontro dizendo que depressão é falta de Deus?! Alô, Conselho Federal de Psicologia! Que desserviço!", criticou outra. "Olha o Regis Danese sendo irresponsável dizendo que depressão se cura com religião", acrescentou uma terceira.
Fonte: https://www.uai.com.br/
Meu Comentário: Acredito que houve um exagero nos comentários que criticaram. O cantor Regis Danese não falou como psicólogo ou psiquiatra apenas deu seu testemunho pessoal e falou de sua crença. Foi apenas uma opinião pessoal e declaração de sua fé e não uma análise psicológica da depressão.
Quanto a depressão, se trata de uma doença e que deve ser tratada com os profissionais competentes sejam psicólogos ou psiquiatras, e quem é cristão não está imune a ela, pois se vê hoje inúmeros pastores, esposas e filhos de pastores, cristãos em geral lutando contra esse mal. Na Bíblia vemos personagens famosos lutando contra sentimentos depressivos como Jeremias, Elias, Moisés, Davi, Paulo entre outros.
Mas sim, quem tem Cristo no coração tem um recurso espiritual imenso para ajudar a lutar contra a depressão, isso não significa no entanto, demonizar a depressão nem deixar de procurar ajuda psicológica ou se for o caso até mesmo psiquiátrica.
Olá! Boa noite e paz! Eu entendi perfeitamente o que o Regis Danese quis dizer.
ResponderExcluir"É certo que provas virão, investidas de um vil tentador
Mas nenhuma condenação há
Para quem está em Ti, querido Senhor."