terça-feira, 14 de novembro de 2023

Seremos tirados da tribulação ou guardados durante a tribulação?



Para justificar um arrebatamento pré-tribulacionista, custam citar o texto de I Tess 5:9: "porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo".

Depende da ira também. Porque a igreja será guardada, não tirada. Guardada da ira de Deus mas não dos homens. Assim como Noé não foi tirado do dilúvio, mas guardado no dilúvio. Israel foi guardado no Egito das 10 pragas. Agora a ira dos homens a igreja sempre sofreu ao longo de sua história, dos judeus, romanos, muçulmanos, cortina de ferro, etc. Não será diferente até a volta do Senhor em glória.

O livro de I Pedro foi escrito para uma igreja que vivia sofrendo perseguição: I Pedro 1:3-1; 4:12-19. Assim como também o Apocalipse foi escrito para a igreja num tempo de severa provação e tribulação sob o governo de Roma, com muitos cristãos sendo mortos por sua fé. Já parou para pensar se João falasse que haveria daí uns 2 mil anos um arrebatamento para a igreja desse tempo não passasse pela tribulação? O que diriam os crentes da igreja primitiva da época dos apóstolos até o ano 313? O que diriam os que sofreram pela inquisição? O que diriam os que foram mortos em paises comunistas no século XX? O que diriam os que morreram e ainda morrem em países muçulmanos? Eles diriam o seguinte: pensei que Deus não tem acepção de pessoas. E mais, o que essa igreja tem de mais especial ou mais santa do que a dos períodos anteriores?

Mas João não disse isso. Nem Paulo, nem Jesus. Mas durante os últimos 200 anos, principalmente nos EUA, se firmou essa linha de pensamento.

Em Apocalipse 13:7, mostra a besta combatendo os santos. Como a gente sabe que esses santos não são anjos mas humanos. Dizer que é Israel, seria forçar muita a barra hermeneuticamente falando. Dizer que são os que ficaram no arrebatamento, é muito sem sentido. Não eram santos para subir, depois viraram santos para enfrentar a besta. Ou seja, na verdade são mais santos que alguns que subiram.

Então não vai haver arrebatamento? Sim vai haver conforme os textos de I Tes 4:13-18;  I Cor 15:51,52 e Mateus 24:29-31. Tanto Paulo como Jesus falaram dele. Mas não disseram que ele será secreto. Paulo falou como ele ocorrerá só não falou quando. Jesus falou sobre o evento escatológico, mas diferente de Paulo ele disse o quando: "²⁹ E, logo depois da aflição daqueles dias...."Mateus 24:29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário