quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ENTREVISTA COM O PASTOR JUBER

Pela terceira vez, tenho a oportunidade de ser entrevisdo por outro blogueiro, desta feita pelo irmão Ednelson Sales do blog Voltando ao Gênesis (http:edmaisbom.blogspot.com/), a quem desde já, agradeço pela oportunidade concedida. Antes dele, a Mayalu Felix e o Matias Borba, também postaram uma entrevista comigo. Aqui está a entrevista:

Dados Pessoais: Nome: Juber Donizete Gonçalves, Estado Civil: Casado, Esposa: Ana Cristina. Filhos: Estamos aguardando o primeiro para o início do ano que vem, se Deus quiser.
Igreja que é filiado: Assembléia de Deus, filiado a CGADB.
Formação Teológica: Fiz meu curso de Teologia durante 4 anos, dos 20 aos 24 anos, depois me graduei em geografia e fiz pós-graduação em psicopedagogia.
Residindo: Uberlândia/MG

Perguntas:
1) Como se deu sua conversão? Nasci em um lar católico não praticante. Num momento de crise familiar, começamos a freqüentar a religião dos Testemunhas de Jeová. Depois de dois anos, quando estávamos próximos para batizar lá, me converti no início da minha adolescência juntamente com minha família em uma igreja Assembléia de Deus. Além de ter um histórico desde a infância de bronquite asmático, tendo muitas crises, passei a sofrer desmaios no primeiro ano, que estávamos na igreja. Mas Deus me curou no final daquele ano, logo em seguida fui batizado.

2)Qual é a área de atuação sua na igreja? Sou pastor, tendo já passado pela experiência do pastoreio de algumas igrejas. Atualmente trabalho como diretor do Ibadetrim – Instituto Bíblico das Assembléias de Deus do Triângulo Mineiro.

3)Como você enxerga a atual situação que se encontra as igrejas evangélicas no Brasil? A igreja evangélica no Brasil cresce numericamente, mas enfrenta assim como outros setores da sociedade brasileira, uma crise de ética e falta de conteúdo genuíno da Palavra de Deus.

4) Qual sua opinião sobre o “cair no espírito”, “dente de ouro”, “emagrecimentos repentinos”, haja vista o enorme número de pessoas que testemunham tais manifestações? Modismo evangélico, ventos de doutrinas conforme diz Paulo aos Efésios.

5) Qual o seu posicionamento acerca da salvação? (eleição, livre arbítrio, predestinação). Eu fico lendo as pessoas que brigam em suas apologias pelo calvinismo ou arminianismo. Esse tipo de discussão, na maioria das vezes é infrutífera, até porque, a discussão é antiga, vem desde Agostinho/Pelágio, depois Calvino/Armínio. A polarização mais atrapalha do que ajuda, principalmente quando se age de modo radical com a dinâmica da Salvação. Precisamos refletir em todos os assuntos bíblicos exegeticamente, para que entremos pelo caminho dos pós-modernos anti-dogmáticos, onde não se possui pensamentos fixos. O respeitado e ortodoxo teólogo James Packer, disse:
“É preciso atribuir a aparência de contradição à deficiência da nossa própria capacidade de compreensão; encarar estes dois princípios não como duas alternativas rivais, mas como algo que, de alguma forma, você não consegue compreender no presente momento, mas que são mutuamente complementares”. Minha formação teológica foi armeniana, mas admito que tenho dificuldades com ambas as teorias teológicas. Não consigo compreender uma salvação fácil de perder, mas também resisto à ideia de uma predestinação fatalista.

6) Teologia da Prosperidade, direito nosso ou heresia? Um ensino deturpador, importado dos Estados Unidos, que cresceu como erva daninha no Brasil.
Os dons do Espírito são ainda para o nosso tempo? Sim. Creio na contemporaneidade dos dons espirituais, pois conforme disse o apóstolo Pedro: “a promessa é para vós, vossos filhos e a todos quantos Deus nosso Senhor chamar” Atos 2:39.

7)De zero a dez, qual sua nota para o governo Lula? Apesar de nunca ter votado no Lula, reconheço que ele acertou ao dar continuidade da política econômica do governo FHC, nota 7. Não dou 10, devido à política externa, que eu não concordo, pois está claro que os responsáveis pela condução da política externa brasileira, estão fazendo-a mais de acordo as ideologias de esquerda do que pensando nos interesses do país. Isso ficou claro, quando o Brasil, fez concessões a Bolívia a Argentina, ao Paraguai. Sem contar o apoio a Hugo Chaves, ao líder do Irã e agora, nessa questão confusa de Honduras.

8) Pastor na política, você concorda? Não. Pastor deve se dedicar ao seu chamado que é pregar, ensinar e pastorear. Outra pessoa com outra função da igreja, que tenha vocação política e queira candidatar é livre para isso, mas que faça isso em nome da cidadania e não em nome de Deus ou da igreja.

9)O que você achou das profecias de Morris Cerullo no Programa Vitória em Cristo, do Pastor Silas Malafaia? Olha, em 1986, participei de um seminário de Morris Cerullo, via telão, transmitido para várias cidades do Brasil. Na época, achei bom, mas apesar de estar com apenas 17 anos, achei estranho quando ele falou em transferência de unção, dele para as pessoas. E o pior, era que não era de graça, tinha que dar uma “polpuda” oferta, para ter a dita “unção”. Isso há 23 anos atrás! Muitos evangelistas, depois copiariam a moda no Brasil. Em 1993, eu comprei um livro dele, chamado “As cinco ondas que viriam nos anos 90”. O que teve de profecia furada nesse livro! Agora, vem o Malafaia e faz aquele programa, que para mim foi um desastre, com o Cerullo e a oferta de 900 reais. Aí foi terrível.

10) Caio Fábio, lobo em pele de cordeiro ou cordeiro em pele de lobo? Uma pessoa que foi considerado referência como pregador e líder evangélico nos anos 80 e 90. Que cometeu erros, mas segue caminhando com Cristo, exercendo seus dons dados por Ele, afinal de contas “os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis” Romanos 11:29.

11)Edir Macedo e R. R. Soares, qual sua avaliação desses dois nomes do cenário evangélico? R.R. Soares é mais discreto, pelo menos não se vê notícias espalhafatosas de seu patrimônio pessoal. Ou seja, todo mundo sabe que ele é rico, que é o líder da igreja internacional da graça, dono da RIT, compra horários na TV aberta, mas não se vê divulgação de mansões e aviões, dele. Apesar do estilo simpático na TV, no entanto ele prega mais cura e prosperidade do que salvação em Cristo. Edir Macedo como um empresário é um sucesso, se tornando o modelo de outros. No sentido espiritual, o que ele faz e ensina é a antítese do Evangelho de Jesus de Nazaré, misturando elementos do cristianismo, catolicismo e até mesmo das religiões afro-brasileiras.

12) Homossexualismo, doença espiritual, emocional ou fator genético? Sinceramente, eu não sei. Muita coisa ainda pode vir a ser esclarecida sobre isso. Pode ser uma conjunção de fatores, como a indução quando criança por um adulto, os abusos físicos, envolve também a área psicológica. Acredito que até o momento, ainda não ficou definitivamente provado por estudos científicos, que o homossexualismo é de origem genética.

13) Você é a favor do uso de camisinha e de propagandas que estimulem principalmente os jovens a usá-la? Sou a favor do sexo seguro que deveria ser o sexo dentro dos laços do matrimônio. As propagandas feitas, acabam sendo um estímulo para a prática do sexo.

14) Aborto, você é a favor em caso de estupro e em perigo de vida á mãe? Sou contra o aborto, uma decisão nesses dois casos deve ser avaliada com muito cuidado.

15) Você é a favor do uso de células-tronco para a cura de doenças? As células-tronco, também conhecidas como células-mãe ou, erradamente, como células estaminais, são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras. Há duas possibilidades de extração das células estaminais. Podem ser adultas ou embrionárias:
•Embrionárias – São encontradas no embrião humano.
•Adultas – São encontradas em diversos tecidos, como a medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, e outros.
Dada esta definição, eu diria que sou a favor do uso de células-tronco adultas, mas contra o uso das mesmas na forma embrionária.

16) A que você atribui à decadência moral e espiritual dos líderes evangélicos? A busca desenfreada de poder, status e dinheiro.

17) Qual a avaliação que você faz do presidente da CGADB, pastor José Wellington Bezerra da Costa? Me limito a dizer que, depois de mais de 20 anos de liderança quase contínua, a exceção do período de 1993 a 1995, talvez fosse o momento de renovação, de passar o bastão para outro.

18) Pastor Silas Malafaia, bipolaridade ou lobo em pele de cordeiro? O termo mais apropriado talvez seria o de demonstrar posições dúbias, com relação a alguns assuntos. Silas Malafaia defende com ênfase seus posicionamentos, o que muitos admiram. No entanto, ele mudou o discurso dos anos 90 para cá. Antes ele criticava o movimento G12, hoje ele posa em fotos com seus líderes. Sua pregação também mudou, pois agora conta com elementos da Teologia da Prosperidade.

19) Porque tantos jovens hoje têm aversão em freqüentar alguma igreja? São muitos fatores, mas alguns são decepção com as pessoas, inclusive liderança, ao verem julgamentos sem misericórdia, autoritarismo e na falta de bom testemunho cristão, com exemplos negativos.

20) Usos e costumes, ajuda na santificação ou é apenas legalismo? Os usos e costumes, variam de uma região para outra, de uma igreja para outra. Não são ruins em si. Mas os usos e costumes, tem que ser tratados à luz de Romanos 14 e Colossenses 2.

21) O que vem a ser a Graça de Deus? É o favor imerecido oferecido por Deus aos homens, a definição clássica mesmo. É aceitar o que Cristo fez por nós, sem precisarmos viver fazendo barganhas Deus. “Está consumado”, ou como diz no grego “Tetelestai”.

22) Um recado a geração on-line – Que continuem a utilizar esse recurso tremendo que é a internet, mas que faça-o com prudência e sabedoria, não se esquecendo da vida real, se entregando apenas ao virtual.

12 comentários:

  1. Pensou que ia ser fácil é?kkkk. Como eu leio o seu blog, sabia que você poderia suportar "temas polêmicos", rsrs. Mas mano,você me deixou muito feliz pelo carinho por mim dispensado. Nesse corre-corre da vida quase que não sai, mas saiu!rs. Um grande abraço a você, sua esposa e a todos que tem a honra de tê-lo como pastor. Um beijo meu mano!

    Ps:Desculpa se não lhe trato com aquela formalidade como "senhor,pastor,reverendo", mas é que estou em um lugar que todos nos tratamos assim, como irmãos mesmo,sem essa formalidade toda e nem olhando uns aos outros com superioridade.Me perdoe mais já é hábito,rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Ednelson,

    Eu é que agradeço a oportunidade pela entrevista. É uma forma dos leitores estarem conhecendo mais como pensam os blogueiros. Não tem problema pela informalidade, somos todos irmãos em Cristo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Dez para a entrevista! Sua tranquilidade, coragem e equilíbrio não me surpreendeu.
    Apenas um comentário sobre o homossexualismo: tenho uma amiga, doutora em endocrinologia que me contou casos e mais casos de pessoas com "desvios comportamentais" advindos de alterações congênitas. E a gente se apressa a classificar de "pecador!". É o caso da corredora sulafricana Caster S., crucificada por algo que não fez.
    Concorda?

    ResponderExcluir
  4. Rubinho,

    Obrigado pelas palavras de apoio meu irmão. Como eu disse na entrevista, eu sinceramente não sei a origem do homossexualismo, que pode ter fatores variados como a indução, questões psicológicas e não descarta que com o avanço das pesquisas científicas, possa mostrar causas genéticas. Até o momento, isto não está totalmente provado, apesar de alguns indícios nessa direção. O caso da corredora, assim como quem nasce com hermafrodismo, são claramente decorrentes de alterações congênitas. Tem pessoas que não aceitam que o homossexualismo possa ser natureza genética, citando o Gênesis, que Deus criou homem/mulher, macho e fêmea. Porém, esquecem que houve depois "a Queda", que trouxe profundas alterações inclusive sobre a natureza.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz, Pr. Juber!


    Dou graças a Deus por tua vida, pela maneira séria, sábia e equilibrada com que trata questões importantes. É fruto do Evangelho que encontrou morada no seu coração!

    Não te conheço pessoalmente, mas o seu blog é fruto do que está no teu coração: pregar somente o Evangelho de Cristo nestes dias difíceis!

    Um abração!

    ResponderExcluir
  6. Marcos Wandré,

    Grato pelas palavras fraternas e incentivadoras. O que me interessa é o Evangelho mesmo, procuro sempre relacionar a vida, as notícias a ele. Não sou melhor do que ninguém, sou apenas alguém alcançado pela Graça de Deus, como disse Paulo aos coríntios: "Pela Graça de Deus, sou o que sou".

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Ola, pr Juber. muito bom seu blog com os gtemas abordados, são de fato esclarecedores.

    Estarei seguindo eeu blog.

    Seja também seguidor do meu blog (Doutrina de Cristo).
    Ele foi criado para abençoar a sua vida, com artigos
    preparados para tocar o seu coração!
    E mais ...
    Inscreva-se e receba atualizações por email.

    PS - Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
    Mateus 24:8

    ResponderExcluir
  8. A paz Pr Juber!
    Passando pra te desejar parabéns pelas entrevistas e dizer que não esqueci o seu espaço não.

    Estou um pouco sumido por motivo de trabalho.

    abraços.

    ResponderExcluir
  9. Luiz Clédio,

    Obrigado pela visita e pela participação. Estarei conferindo a dica depois.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Lucimauro,

    É um sempre uma alegria recebê-lo neste espaço. Você uma dos primeiros parceiros deste blog.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Maya,

    Mil perdões pela gafe, já estou corrigindo. Você foi a primeira que me entrevistou em um blog.

    Abraço e brigado pela participação.

    ResponderExcluir