sábado, 19 de dezembro de 2009

A BUSCA DO SAGRADO

Nos dias em que vivemos, muito se tem falado sobre a questão religiosa. Em meio aos temas mundiais, está a busca do sagrado. Um tema controverso, que divide opiniões de pessoas, estudiosos, povos e países. Se para Karl Marx, a religião era o ópio do povo, para Marx Weber era a seiva do capitalismo. Mesmo os que se dizem ateus, fazem do seu ateísmo uma religião. A espiritualidade humana, é um dos fatos mais incontestáveis demonstrados na História. A arqueologia e a antropologia, à medida que pesquisam e fazem incursões nas culturas humanas, sejam elas as mais primitivas, encontram sempre as marcas do sagrado: os signos da adoração, os altares para os rituais, os códigos de ritos e todas aquelas coisas que demonstram o desejo que se projeta do homem, de entender, de integrar o ser cósmico à realidade da sua vida e ao seu cotidiano.

Focando a visão para o nosso Brasil, vemos que somos um país que sempre foi atraído pela religião. A Igreja Católica, trazida pelos portugueses, durante 500 anos tem sido a religião dominante neste país. Mas, conviveram paralelo à ela, a pajelança dos índios e os cultos afros, trazidos pelos escravos, fazendo de muito católico no Brasil, um caso interessante. Ele vai na missa de manhã e no centro espírita a noite. Fruto da mistura étnica e religiosa que ocorreu nas terras tupiniquins. Quem não se lembra, da figura da benzedeira?

Apesar de algumas tentativas nos primeiros séculos, após o descobrimento, o protestantismo só foi implantado de forma efetiva no Brasil, no século XIX, com a chegada das igrejas históricas (Luterana, Congregacional, Presbiteriana, Batista, Metodista e outras) através dos imigrantes britânicos, alemães e norte-americanos. Os pentecostais vieram em 1910/1911, com a Assembléia de Deus e a Congregação Cristã. A Quadrangular veio depois na década de 50, Deus é Amor em 1962. No fim dos anos 60, saídas das igrejas históricas, surgiam as Renovadas (carismáticas) e a partir de 1977, aparecia no cenário brasileiro, as neopentescostais com a fundação da Igreja Universal do Reino de Deus. Os evangélicos (termo que a partir dos anos 80, passou a designar os protestantes no Brasil), cresceram muito nos últimos 30 anos, saindo de cerca de 3% em 1970 para 18% no presente momento. Em números fala-se em mais de 30 milhões de pessoas. Até 1982, praticamente os evangélicos não participavam da política partidária, hoje, têm senadores, deputados federais, estaduais, vereadores, etc. Já teve ministra de estado, governador e até candidato a presidente. Na mídia, sua participação não ficou atrás, tendo hoje, concessão de canais de rádios e tv, com destaque para a Tv Record, que já é a segunda maior emissora do país.

Apesar de todo esse crescimento, é o momento de nos perguntar-mos: qual é o nosso referencial e modelo para viver uma vida para Deus mesmo, neste mundo corrompido e sem esperança? Somos embaixadores de Cristo, como dizia o apóstolo Paulo ou representantes de uma corporação? Seguimos os ensinos do evangelho de Jesus de Nazaré, onde importava o ser, ou os conselhos de Maquiavel, que diz que, basta você parecer que é. Nossos pregadores pregam a palavra com a unção do Espírito Santo ou preferem aprender técnicas de neorolinguística para ludibriar o povo. Nosso referencial é a Bíblia ou preferimos buscar a unção de Toronto, Seul, Bogotá, e por aí vai. Os cantores e pregadores de renome, são admirados, idolatrados, cheios de fãs (não tem outro termo), agendas lotadas, chachês altos, são verdadeiros showmans, onde quer que passem. Interessante, é que, seja no palco dos estádios e ginásios ou no púlpito das igrejas, onde quer que se apresentem, dizem que "toda a glória é para Jesus". Que ironia! Será que em nossos concílios e convenções, os nossos líderes eclesiásticos podem dizer como os apóstolos ao final do primeiro concílio em Jerusalém, registrado em Atos 15, "pareceu bem ao Espírito Santo e a nós"? Os nossos representantes políticos tem agido como Daniel e seus companheiros, que não se contaminaram com o manjar do rei, ou seus nomes estão arrolado em CPIs de corrupção.

Em 1965, Billy Graham escreveu um livro chamado "Mundo em Chamas". Em 1983, adolescente recém-convertido li aquele livro pela primeira vez. Ele dizia que naquela época (1965), muitos americanos estavam decepcionados com Igreja (instituição) e estavam deixando de ir à mesma, e se reunindo em grupos nos lares, para estudo da Bíblia e oração. Hoje, isto já está ocorrendo em nosso país também. Ao mesmo tempo, a busca do Sagrado é enorme no mundo e no Brasil. Isto significa que há uma fome de Deus. Mas, se o nosso modelo não for o do Evangelho de Cristo, estaremos com igrejas grandes e ricas, mas Jesus estará batendo à porta, como na Igreja de Laodicéia do Apocalipse. Terá nome de cristã, mas não terá Cristo, terá grife de Jesus, mas receberá um "não vos conheço", ainda que expulse demônios e profetize, conforme está escrito em Mateus 7:21-23. Pense nisto.

Observação: Essa foi a primeira mensagem que eu postei em 31/03/2008, na criação deste blog.

10 comentários:

  1. Diléto,Pastor,

    Sim, eu nem sei quantas vezes li e re-li esse texto, muito realista e abitual..., fala bem das circustantivas da religião, sem generalizar..., talves eu tenha sido atraido pelo titulo legal e quente, e é uma benção, são palavras sabias, sem duvida.

    Saude e paz!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sendo a primeira e última postagem, (até agora, rsrs) seu blog é uma grande fonte de consultas, obrigado! Se todos dos quase dez mil blogs da blogosfera cristã tivessem mais qualidade certamente, iriamos ter muita coisa boa por aqui.

    Um abraço!

    PS: A AD em Uberlândia é filiada a COMADEMG? Sabe se o Pr. Anselmo Silvestre também deixará a presidência da convenção?

    A Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  3. Josué Pereira,

    Obrigado pelas palavras, meu irmão! Essa foi minha primeira postagem deste blog. É gratificante saber que alguém foi abençoado através desse espaço.

    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  4. Matias,

    Obrigado pelas palavras de incentivo e apoio. Sobre sua pergunta: A AD de Uberlândia já foi filiada a COMADEMG, mas desde 1990, que está filiada a COMADETRIM, quem tem sede aqui e cujo presidente é o pastor Alvaro Sanches, pastor-presidente desta igreja. A COMADETRIM foi fundada em 1985, e ganhou o reconhecimento da CGADB e do próprio Pr. Anselmo em 1990, quando o mesmo esteve aqui presente, dando seu aval ao reconhecimento desta convenção. Pr. Anselmo e Pr. Alvaro são amigos e tem uma boa relacionamento fraternal.

    Abraço.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz, Pr. Juber!


    A qualidade do seu blog é inquestionável e me serve de alimento todos os dias.

    Este texto é excelente e nos mostra uma visão equilibrada da realidade religiosa do nosso país. Você começou o blog de uma maneira admirável: nos levando a uma reflexão crítica da atuação evangélica no Brasil. Parabéns!

    O seu blog é um momento de devocional e reflexão para mim. É indispensável!

    Um abração!

    ResponderExcluir
  6. Querido pastor Juber Donizete,

    A paz do Senhor!

    Os seus textos são ótimos. E o presente artigo, que foi o primeiro deste blog, é bastante interessante.

    Gostaria de lhe dar apenas uma sugestão para este artigo, especificamente. Seria interessante o irmão dividir o texto em parágrafos. Ou, se os parágrafos já existirem, como está difícil de saber isso, seria interessante deixar um espaço entre um e outro, facilitando a leitura.

    Um grande abraço! Depois eu volto por aqui, se Deus quiser, apenas para desejar-lhe um Feliz 2010!

    CSZ

    ResponderExcluir
  7. Marcos Wandré,

    Fico muito honrado em saber que este humilde blog tem lhe servido de momento de devocional. Sua participação sempre tem ajudado esse espaço a enriquecer as postagens.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Prezado Pr. Ciro Zibordi,

    É um prazer ter sua visita por aqui. Obrigado pela sugestão, amado, vou procurar fazê-la. A verdade, é que apesar de quase dois anos de blog, eu ainda estou apanhando na utilização dos recursos da mesma. Mas a gente chega lá, mesmo que seja no passo da tartaruga.

    ResponderExcluir
  9. É aquele caso né Pr., qualidade não é quantidade, que a igreja de Criso possa ter os dois. Estava olhando o seu perfil,eu sou mineiro também, aqui de Nova Serrana, o senhor deve conhecer o meu pastor, O Pr Simoni Hélio de Moraes. Que DEus lhe dê um dia abençoado. A psz do Senhor Jesus...

    ResponderExcluir
  10. Willas Marcos,

    Desculpe pela demora em responder, que na correria, e atendendo os comentários das postagens mais recentes, só agora vi seu comentário. Conheço Nova Serrana de passagem, pois só passei por lá quando vinha de uma ministração em Vitória/ES. A cidade do calçado. Seu pastor eu conheço, pois se não me engano ele é pai de um irmão que congregou comigo alguns anos atrás aqui em Uberlândia.

    Obrigado pela sua visita e participação, volte sempre.

    ResponderExcluir