terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O Terremoto no Haiti e as diversas interpretações sobre a tragédia.

Diversas interpretações tem surgindo para analisar o terremoto no Haiti, existem muitas, mas essas que estão circulando na internet, refletem algumas opiniões bem distantas uma das outras:

Pat Robertson - Na quarta-feira Pat Robertson disse num programa de uma cadeia de televisão cristã que os haitianos "prometeram servir o demônio se ele os livrasse dos franceses". "Desde então foram alvo de sucessivas maldições", acrescentou.
Mais tarde, num comunicado colocado no seu site oficial, o reverendo garantiu que nunca pretendeu dizer que o terremoto foi provocado pela ira divina e sublinhou que pediu aos seus seguidores para rezarem por quem está a sofrer. (Fonte: Correio da Manhã).

Ricardo Gondim – Os calvinistas que fiquem com esta divindade, eu não posso acreditar que exista um Deus que sempre começa a sua vingança com os indefesos. Claro que os ricos se protegem melhor das tragédias enviadas pelo Altíssimo. No Japão, um terremoto dessa magnitude traria sérias consequências, mas os danos seriam minorados pela belíssima infra estrutura do país – ressalte-se que a maioria de japoneses é secularizada, e como outros povos abastados, não se interesse muito pelo Deus dos cristãos. Se o Todo Poderoso castigou a pequena ilha do Caribe devido a sua idolatria primitiva e grosseira, porque não pune os Países do Primeiro Mundo pela idolatria sofisticada e dissimulada do materialismo?

Acredito em um Deus que se relaciona com a humanidade em outras bases. Deus é amor. A bonança e a tempestade são elementos da Contingência, espaços para a liberdade. Não creio na teologia da Providência (se não conhecer o seu significado, bastar pesquisar nos melhores manuais calvinistas). Aceito que Deus amorosamente participa nas iniciativas de bondade e nos movimentos de justiça que um cataclismo possa desencadear. Não imagino que o Deus de Jesus Cristo possa estar por detrás de um acidente tão horrendo. Ele é luz e interpela homens e mulheres de bem para que se façam presentes na catástrofe, minorando o sofrimento dos pobres. Descreio das lógicas que transformam os pensamentos divinos em maldição. Deus é o Deus da paz. (Fonte: www.ricardogondim.com.br)

Julio Severo – Diante da imensa tragédia do terremoto no Haiti, onde dezenas de milhares morreram, o cônsul do Haiti em São Paulo, Gerge Samuel Antoine, foi sincero o suficiente — e também politicamente incorreto — para atribuir a tragédia à religião dos haitianos. A religião oficial do Haiti, um país formado esmagadoramente por descendentes de escravos africanos, é o vodu.
O vodu é uma religião vinda da África que, assim como o candomblé, incorporou elementos da religião dos dominadores católicos.
Do ponto de vista da Bíblia, essas práticas são perigosas, Deuteronômio 18:10-12.:
Seria de admirar então que a mesma nação que tem como religião oficial o vodu é, ao mesmo tempo, a nação mais pobre do Hemisfério Ocidental? Essa condição miserável é uma herança espiritual que antecede à colonização européia.
Não é difícil decifrar as palavras do cônsul, ainda que ditas de forma impensada. Onde há muitos descendentes de africanos, há muito vodu e candomblé. E onde há muito vodu e candomblé, há muitos descendentes de africanos. E onde há muito vodu e candomblé, há muita maldição. Pelo menos, essa é a pura realidade do Brasil e do Haiti.

Contudo, é preciso deixar claro que as maldições sobre eles não são por serem negros, mas por causa de predominantes práticas religiosas. Quando essas práticas de maldição são renunciadas, há mudança real. De acordo com a Bíblia, quem está em Cristo é nova criatura, seja branco, negro, amarelo ou azul. Onde há negros salvos, libertos e transformados pelo sangue de Jesus, não há as maldições costumeiras do vodu e o candomblé. Essa é uma realidade diferente e bela, que o Haiti e seu cônsul de São Paulo desconhecem. O que eles conhecem é a realidade de destruição do vodu.
(Fonte: blog do Julio Severo).

Solano Portela – “...Conscientes da soberania de Deus e de que ele sabe o que deve ser feito, não devemos insistir em procurar grandes explicações para as tragédias e fatalidades. Jesus nos ensina que teremos aflições neste mundo (João 1.33) - essa é a norma de uma criação que geme na expectativa da redenção. 1 Pe 4.19 fala dos que sofrem segundo a vontade de Deus. Lemos que não devemos ousar penetrar nos propósitos insondáveis de Deus; não devemos “estranhar” até o “fogo ardente” (1 Pe 4.12).
Em Lucas 13.1-9 temos instrução pertinente sobre vários tipos de tragédias. A primeira tragédia tratada é aquela gerada por homens (Vs 1-3). Certos galileus haviam sido mortos por soldados de Pilatos. A Bíblia diz que “alguns” colocaram-se como críticos e juízes (a resposta de Jesus infere isso); deduziram que aqueles que haviam sofrido violência humana, sangue derramado por armas (em paralelo às situações que vivemos nos nossos dias) seriam mais pecadores do que os demais. O ensino ministrado é o seguinte: Não vamos nos colocar no lugar de Deus. Não vamos nos concentrar em um possível juízo ou julgamento sobre as vítimas. Jesus, em essência diz: cuidem de si mesmos! Constatem os seus pecados! Arrependam-se!

Também, não cometamos o erro de diminuir a pessoa de Deus, indicando que ele está ausente, isolado, impotente. Não sigamos, portanto, nossas “intuições”, no nosso exame dos acontecimentos, mas a Palavra de Deus. Em paralelo, não podemos cometer o erro de ser insensíveis às tragédias, devemos nos solidarizar com as vítimas, na medida do possível”. (Fonte: blog O Tempo O Mores).

14 comentários:

  1. Obg pela sua visita e comentario no GRAÇA PLENA. Parabens pelo seu blog e pelos textos sobre a tragedia no Haiti. Eu tento entender as tragedias humanas como fruto do pecado que não atingiu so os humanos, mas tb a terra como diz o genesis 3 e Romanos 8. A redenção da Igreja será tb a redenção da terra como diz Paulo.

    Deus o abençoe sempre,

    Joelson Gomes
    http://gracaplena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pastor, não perca o texto do Paulo Brabo, na Bacia das Almas, sobre estas diferentes posições. Excepcional!
    www.baciadasalmas.com

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz, Pr. Juber!

    Inteligentes e sábias são as interpretações do Ricardo Gondim e Solano Portela, apesar deles serem de linhas teológicas distintas.

    Agora,profundamente lamentável as posições de Pat Robertson e Julio Severo. São estapafúrdias!! São contra o Evangelho! Apresentam uma teologia moral de causa e efeito que o Evangelho desfaz totalmente em Jesus!

    Chega de fundamentalistas e raivosos da religião!

    Um abração!

    ResponderExcluir
  4. Joelson,

    Uma tragédia como essa tem levado as pessoas a muitos questionamentos. Oro por aquele povo e peço que algo de bom possa surgir naquela terra sofrida, depois do caos.

    Obrigado pela visita e pela sua participação.

    ResponderExcluir
  5. Rubinho,

    Depois da sua indicação, dei uma conferida no texto do Brabo, realmente ele escreve de forma excepcional, porém o entendimento dele sobre o fato ficou bem parecido com o do Gondim.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Marcos Wandré,

    Pela minha postagem anterior dá para notar que me alinho mais com o entendimento do Solano. O Pat
    Roberson, falou como um extremista e depois recuou como político (já foi até candidato a presidente dos EUA). Não é a primeira vez que ele faz isso, pois há um tempo atrás ele também falou sobre a morte de Hugo Chaves e depois fez um desmentido. O Severo fez uma versão tupiquiniquim do Pat, com sua bandeira anti-gay, já atacou muita gente, como Lula, Caio Fábio, ultimamente até o pessoal da Revista Ultimato entrou na mira dele. O Gondim é uma pessoa que escreve muito bem, já postei textos dele aqui no blog, mas não concordo com a vertente teológica que ele tomou depois do Tsunami em 2004. Tem momentos que no livro de Salmos, diz para nós nos calarmos. Eu sinceramente não sei explicar o "porquê" de tragédias como essas, sou um ser humano limitado, mas o Deus que vejo nas páginas da Bíblia não é um ser que criou o mundo e depois o abandonou, ficando cada um por si. Não. Deus é o Senhor da História. Um dia os livros serão abertos, inclusive o livro da história humana, mas somente o Cordeiro de Deus pode abrí-lo. Creio na Palavra: DEUS É AMOR, DEUS REINA SOBRE TUDO.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Juber,

    Compartilho da visão do Solano, mas independente disso a posição dele foi feita a partir da Bíblia.

    Daí porque considero que foi a posição mais consistente.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  8. Diléto Pastor,

    Minha simples visão e opinião...; é que, eu não tenho visão e opinião.

    Só peço a Deus o conforto e o consolo, a todos os que estão se curvando diante de mais essa tragedia...!!

    Saúde e páz.

    ResponderExcluir
  9. Clovis,

    Concordo com você, Solano foi mais equilibrado e coerente com o ensino nos Evangelhos e na Palavra como um todo e não apenas textos isolados.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Josué Pereira,

    Está certo. Jesus falou dos sinais da sua vinda, mas não quis entrar nos detalhes que os discípulos pediram, disse apenas que no final dos tempos, haverias tragédias, e quando isso acontecesse que deveríamos agir levando água, comida, roupa a quem necessita.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. temos que ter responsabilidade ao fazermos qualquer especie de comentario,e vem vez de procurarmos o suspeito do costume, devemos antes nos solidarizar com o povo hautiano sendo eles apoiantes ou não do vodu.
    não acho que seje devido ao vodu ou outra maldição que esta catastrofe natural se abateu sobre o haiti.

    Deus respondeu: se em gomorra e sodoma forem encontrados dez justos, eu não as destruirei.
    Gênesis18:32b

    nem podemos julgar a natureza de Deus, po causa disso, e dizer simplesmente que o Deus da biblia não faria isso, pois Deus é amor, mas p amor não é Deus e o amor é justiça.alem de o Senhor ser soberano e fazer tudo conforme lhe apraz.

    eu os destruirei á espada, e todos voces se dobraraão para a degola.
    pois o chamei,
    e voces nem responderam;
    voces fizeram o mal diante de mim e escolheram o que me desagrada.
    Isaias 65:12

    um exame rapido das profecias nos levará a inetavel conclusão de que é inevitival que terramotos aconteçam, podia ter acontecido com qualquer pais,Brasil,Angola e outros, sem com isso eles serem mais ou menos pecadores que os outros.

    haverá fome e terremotos em varios lugares.
    Tudo isso sera o inicio das dores.
    Mateus 24:7b-8

    podemos pois observar que isso tudo é apenas o principio de muitas catastrofes que sucederão a segunda vinda de Jesus Cristo.
    deixemos pois de guerrear uns com os outros e ajudemos o povo e principalmente a igreja de Haiti. Mas se querem guerrear, por favor deixem Deus e a biblia longe disso.
    Paz!!
    Manuel Dilandamoko.

    ResponderExcluir
  12. Manuel - Ministério Beréia Angola,

    Eu tenho visto a polêmica que esse tema gerou entre alguns blogues. É lamentável. É momento de por em prática a ação e a oração em prol do povo do Haiti. Tenho informações de várias organizações que tem mobilizado doações e pessoas para ajudar aquele país como Visão Mundial, Médicos sem Fronteiras, Associação Evangelística Billy Graham, entre várias outras. Obrigado pela visita e pela participação.

    Graça e paz

    ResponderExcluir
  13. Apesar do assunto já ter virado item do passado, gostaria de indicar um texto escrito por mim em:
    http://evaldocristao.blogspot.com/2010/01/o-deus-severo-dos-judeus-e-o-deus-do.html

    ResponderExcluir
  14. Evaldo,

    Obrigado pela sua visita e participação.

    Abraço.

    ResponderExcluir