terça-feira, 20 de abril de 2010

As mentiras de Davi Silva e de tantos outros pregadores

Confesso que fiquei chocado e surpreso com a carta de confissão de Davi Silva, conhecido nacionalmente por fazer parte do ministério Casa de Davi de Londrina. Mas, também passei a admirá-lo como pessoa, - nem tanto como cantor – pela atitude corajosa de pedir perdão ao povo evangélico brasileiro. Davi confessa em sua carta que mentia a respeito de certas experiências – que não são explicitadas na carta – de enfermidades das quais fora curado, de experiências com Deus que nunca teriam acontecido; e colocava uma pitada de mentira em experiências reais para dar glamour e impressionar seu auditório.

Na realidade, o Davi Silva só decidiu pedir perdão depois que alguém denunciou suas mentiras ou, como ele dá a entender que foi flagrado em seu pecado! E se nunca ninguém tivesse denunciado as mentiras? Continuaria a mentir? Não seria esta a razão de seu arrependimento, o fato de que alguém descobriu e o denunciou? E dizer que o ministério Casa de Davi – da qual ele fazia parte – ensinava sobre adoração, pregava o arrependimento, levava as pessoas ao transe espiritual, e criou a modalidade de adorar de costas para o povo! Agora entendo: É preciso adorar de costas para que não fique evidente o engano! Era essa a geração de João Batista?

Ele mesmo confessa que se tivesse se arrependido das mentiras dez anos atrás “as conseqüências não teriam sido tão graves”. Sim, Davi. Agora, reveja tudo o que você fez e falou, filtre o falso do verdadeiro e desminta ponto por ponto tudo o que você pregou! Pelo menos é isso o que você se propõe fazer: “Ainda estou apurando todos os testemunhos que contei. Peço sua paciência enquanto eu apuro toda a verdade durante esse período. Nos próximos meses escreverei um documento onde serão relatadas as verdades e mentiras dos testemunhos que tenho contado”.

Se por um lado elogio a iniciativa de Davi Silva, por outro fico a pensar sobre o espírito de engano e de mentiras que ele transmitiu sobre milhares de pessoas com imposição de mãos e na transmissão de “unção”. É de se pensar o que aconteceu com as pessoas que foram alvos de sua ministração; a estas recomendo que façam um autoexame para ver se estão também mentindo ou não!

Esse irmão (nordestino?) é cabra macho em todos os sentidos porque teve coragem de enfrentar seu pecado particular e o fez porque um dos fundamentos da fé e obediência de Hebreus 6.1 é o arrependimento de obras mortas pelas quais seremos julgados no julgamento de Cristo. É melhor passar vergonha pelos pecados cometidos aqui na terra do que ser envergonhado no céu no momento do juízo e do recebimento do galardão de Cristo.

Mas, a atitude dele deveria ser imitada por muitos cantores e pregadores que vivem uma vida de falsidade, relatando ao seu público experiências nunca acontecidas, recheadas de mentiras com o fim de angariar dinheiro e fama que doutra sorte não receberiam se fosse pessoas normais. Porque muitos pregadores em evidência na igreja brasileira fazem relatos extravagantes, contam um conto e aumentam um ponto; fazem acréscimos às raras experiências com Deus; fazem de conta que estão cheios do Espírito falando em línguas, profetizando, com encenações artísticas e circenses para comover seu auditório.

E os pastores que convidam cantores e pregadores deveriam usar dos recursos tecnológicos para se informar melhor sobre seus convidados!

E esses cantores e pregadores estão aí, no púlpito de nossas igrejas, em passeatas nas Marchas Para Jesus enchendo o bolso com milhares de reais que nunca declaram ao IR enriquecendo-se ilicitamente. Nem posso afirmar que enriquecem ilicitamente com o evangelho, porque tais pessoas nem evangelho de Cristo pregam! Não me refiro com essa declaração ao Davi Silva, porque este sim, finalmente, depois de anos de engano e de enganar o povo foi alcançado pelo evangelho que pregava!

São pessoas que falam em manifestações de anjos, em poder do Espírito Santo, que pulam, deitam, rolam nos púlpitos, entram em transe espiritual com o único fim de conseguir fama e dinheiro! Pessoalmente já assisti tantas performances de cantores e pregadores, mas nunca fui iludido por estes. Eu sei o que a natureza humana e uma mente inteligente podem fazer com coisas “espirituais”!

Aprendam com Dorcas que foi ressuscitada pela oração de Pedro e voltou à sua rotina de costureira dos pobres; aprendam com Pedro que realizava milagres e maravilhas apenas com a sombra de seu corpo, mas que jamais se gloriou disso; aprendam com Paulo que levou catorze anos para relatar que esteve no céu, e mesmo assim, se deu conta de que não deveria relatar a experiência.

Aprendam também com os velhos pregadores que ainda pregam o verdadeiro evangelho de Cristo, aprendam conosco – e podemos afirmar com sinceridade – que ao longo de 46 anos de ministério sempre evitamos usar os dons de Deus para proveito próprio e que limitamos nosso comportamento e o restringimos à Palavra de Deus – pois muitos, por desprezarem a palavra de Deus entram numa dimensão do espírito de engano e de mentiras!

Trato sobre isso em outros escritos, sobre a mística e a palavra; a fé e a razão.

Que meu irmão Davi Silva volte ao cenário brasileiro com autenticidade. E quero lhe dar um grande abraço quando o encontrar!


Fonte: www.pastorjoao.com.br, via pavablog

15 comentários:

  1. Nobre Pr. Juber;

    Graça e paz!

    Infelizmente temos visto isso acontecer com frequencia em nosso meio , mas são muito poucos que deixam a mentira de lado; a alguns que dizem que um dia foram mendigo, ladrões de bancos(o grande problema é que muitos pastores são culpados pois os convidam e pagam caro pelos seus falsos testemunhos); sem contar com outros que dizem que trabalhavam em grandes empresas com altos cargos e Deus os chamou para o ministerio , quando na verdade nunca passaram de modestos funcionários.Que Deus nos ajude.

    1 Abraço, em Cristo;

    Pr. Marcos Serafim

    ResponderExcluir
  2. Pr. Marcos Serafim,

    É de fato, esse discurso já anda meio batido no noss meio. Essa então, de quem era empresário e resolveu viver pela "fé", está difícil de acreditar. Concordo com você que o pior é que os pastores convidam e pagam caro, pois não podem querem parar de dar entretenimento ao povo, com medo deles irem buscar o show na concorrência. Quando falta a Palavra tentam remendar com circo. Triste falar assim, parece que estamos falando de briga de televisão em vez de igreja, mas é o que está acontecendo. Mas se estão ganhando seus altos cachés e porque sempre tem quem pague. Não foram poucas as ocasiões em que ouvi de pastores e líderes de jovens que organizam congressos, aquela frase: "Se a gente não chamar alguém famoso, o povo não vem pra festa".

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Tem muitos mentirosos no nosso meio ,desde falsificadores e interpretes da palavra ate falso judeu,falso pastor, falso bruxo e falso compositor da harpa
    Tem um testemunho de um senhor de 100 anos que alega ter composto alguns hinos da harpa maS SE EXAMINAREM veremos calramente que sao traduçoes e o cara vem dizer que foi ele que compos

    ResponderExcluir
  4. Francisco,

    É muita falsidade, hein? Me lembra uma propaganda antiga da televisão: "denorex, parece mais não é!"

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. ...meu primeiro sentimente é : Vergonha, mais uma vez ...vergonha.

    Errar é humano dizem muitos, todos erramos dizem todos, arrepender-se é divino para outros, é preciso assumir a verdade diz a maioria, mas eu sinto apenas uma coisa:
    Vergonha.
    E vergonha de Deus - diga-se de passagem.
    Vergonha de ouvir e crer em gente sem escrúpulos, porque por mais que se arrependa ou confesse , e que isso seja movido por uma deleção ou ameaça ou simplesmente por arrependimento, ainda assim é gente sem escrúpulos , e digo mais , sem temor de Deus e sem medo do diabo e sem respeito aos homens.
    Pareço implacável? não, quero apenas não incorrer no mesmo erro e ser mentirosa.
    A Palavra nos ensina que quem mente é filho do Diabo, e por anos a fio, o filho do diabo nos tocou, emocionou, falou em nome de Deus, ganhou dinheiro e se sustentou a nossa custa, nos fez acreditar em profanidades e nos fez a todos de verdadeiros idiotas e ingênuos.
    Vergonha. Tenho vergonha de Deus por me permitir ser enganada por essa gentalha oca e podre que faz o que quer, fala o que quer , ganha o que quer e depois com a maior cara de pau - e eu nem sei se isso tb não é mentira para ganhar ibope- pega o microfone e vem me dizer que se arrepende.
    Bem, agora quero olhar para seu cesto e encontrar nele muitos, muitos muiiiittooooossssss frutos de arrependimento.... e por mais que digam que isso não é problema meu eu digo: É sim ! tudo o que se refere a Cristo é meu sim !!... ou então, rasgo a Biblia e arranco meu coração.

    Juber querido,

    pra variar...rasguei meu coração pra vc novamente...
    Como vão as gêmeas ?

    mil bjkas pra vcs todos aí !

    ResponderExcluir
  6. Meu pai, pastor presbiteriano calvinista e conservador, aos 83 anos, ouviu este texto e deu-lhe parabéns pelas sábias e corajosas considerações.
    Eu, 25 anos mais novo, nem pastor, nem presbiteriano ou conservador, idem!

    ResponderExcluir
  7. Alice,

    O seu desabafo é o que está preso na garganta de muita gente boa hoje. Eu às vezes chego a pensar que o grande parte do povo evangélico, até parece que gosta de ser enganado, dado à facilidade com que os picaretas religiosos atuam. Ou então, lá no fundo do coração, sabem que está errado, mas fazem vista grossa e até acham bom ver os artistas do circo gospel, como uma forma de entretenimento. Sei lá! Mas de uma coisa sei com certeza - um dia, o próprio Senhor dos Senhores, vai chamar a todos à prestação de contas, e naquele dia, não adianta dizer que expulsou demônios ou profetizou em nome Dele.

    Alice, obrigado pelo carinho como sempre. Os trigêmos estão bem graças a Deus - Lucas, Maria Luiza e Ana Júlia, estão cada dia mais lindos! Palavra de papai coruja.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Rubinho,

    Apesar do texto não ser meu, mesmo assim, muito obrigado pela participação sempre muito amável. Gosto de ler os estudos do seu pai, são muito edificantes.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Esse é apenas um fato revelado e ainda temos centenas ou milhares de fatos como esse ou até pior. Acredito que o problema não está no presente e sim no passado. A igreja é uma mentira criada pelo Imperador Constantino, em nenhum texto aparece o termo igreja como a conhecemos hoje. Diante desse fato é fácil entender porque é tão comum enganar os fiéis. O legado de Roma está mais vivo do que nunca.

    Sou judeu, historiador e professor de hebraico e de maneira nenhuma quero ofendê-los com meu comentário mas, fico indignado com a ousadia de uns em detrimento da ingenuidade de outros. Shalom!

    ResponderExcluir
  10. casado, ministro do Evangelho. Possui formação em Teologia e Geografia, com Pós-Graduação em Psicopedagogia. Palestrante nas áreas de Missões, Apologia e Escatologia...etc..etc..etc nossa como você é capacitado!!!
    O que somos nós, super capacitados para que possamos julgar o erro dos outros, é impossível alguém ser infalível de erros, por mais bem informados e preparados não temos o direito de julgar. Davi Silva executava o seu ministério e por causa disso conheço diversas pessoas que se converteram com suas palavras e testemunhos, o seu erro é "seu erro" de ter aumentado, mentido, etc, o que ninguém poderá tirar dele é que pessoas se converteram e se arrependeram de pecados devido seu ministério.
    Como vc muito mais conhecedor de bíblia do que eu vai se lembrar de um versículo onde Jesus comenta sobre pessoas que estavam pregando o envagelho de forma diferente, então ele disse: "eles pregam a palavra da Salvação então deixe-os pregar",me corrija o versiculo mas basicamente é sobre isso que ele fala, sem querer te ofender , acho que você deve amar a Deus, quantos você tem levado para Deus de forma apaixonada para Jesus. Ai você me pergunta, mas as mentiras mancharam o evangelho, eu acho que manchou a vida dele pessoalmente, mas isso é Deus e ele , se ele foi pego mentindo ou se arrependeu, isso é com Deus e ele, se ele se arrependeu, "ele o Senhor é justo e fiél para perdoar os pecados" e quando chegar naquele dia quando ele estiver diante de Deus e o livro da vida e o Senhor ver o arrependimento dele, ele dirá entre filho amado, o ladrão ao lado de Jesus cometeu erros até o momento da crucificação com o Senhor Jesus, mas quando olhou pra Jesus ele se arrependeu e Jesus não viu que ele estava cometendo erros até pouco tempo antes de se punido, ele olhou para o coração dele e o amou, se naquele dia quando estivermos diante de Deus com o livro da vida, ele irá perguntar porque você julgou, se o meu mandamento maior era "Ame a Deus sobre todas as coisas e a teu próximo como a ti mesmo", "não julguei para não ser julgados", todos comentemos erros devemos Amar, o amor , pode tudo, é perdoador , cura, restaura , liberta, foi isso que nosso mestre Jesus nos ensina.
    Diante de todos que falaram aqui eu sou o menor, mas clamo para que reflitam sobre isso, vamos amar ao Davi Silva também e não somente dar um abraço.

    Mateus 7:1-5
    1 Não julgueis, para que não sejais julgados.
    2 Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.
    3 E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?
    4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?
    5 Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão.

    ResponderExcluir
  11. casado, ministro do Evangelho. Possui formação em Teologia e Geografia, com Pós-Graduação em Psicopedagogia. Palestrante nas áreas de Missões, Apologia e Escatologia...etc..etc..etc nossa como você é capacitado!!!
    O que somos nós, super capacitados para que possamos julgar o erro dos outros, é impossível alguém ser infalível de erros, por mais bem informados e preparados não temos o direito de julgar. Davi Silva executava o seu ministério e por causa disso conheço diversas pessoas que se converteram com suas palavras e testemunhos, o seu erro é "seu erro" de ter aumentado, mentido, etc, o que ninguém poderá tirar dele é que pessoas se converteram e se arrependeram de pecados devido seu ministério.
    Como vc muito mais conhecedor de bíblia do que eu vai se lembrar de um versículo onde Jesus comenta sobre pessoas que estavam pregando o envagelho de forma diferente, então ele disse: "eles pregam a palavra da Salvação então deixe-os pregar",me corrija o versiculo mas basicamente é sobre isso que ele fala, sem querer te ofender , acho que você deve amar a Deus, quantos você tem levado para Deus de forma apaixonada para Jesus. Ai você me pergunta, mas as mentiras mancharam o evangelho, eu acho que manchou a vida dele pessoalmente, mas isso é Deus e ele , se ele foi pego mentindo ou se arrependeu, isso é com Deus e ele, se ele se arrependeu, "ele o Senhor é justo e fiél para perdoar os pecados" e quando chegar naquele dia quando ele estiver diante de Deus e o livro da vida e o Senhor ver o arrependimento dele, ele dirá entre filho amado, o ladrão ao lado de Jesus cometeu erros até o momento da crucificação com o Senhor Jesus, mas quando olhou pra Jesus ele se arrependeu e Jesus não viu que ele estava cometendo erros até pouco tempo antes de se punido, ele olhou para o coração dele e o amou, se naquele dia quando estivermos diante de Deus com o livro da vida, ele irá perguntar porque você julgou, se o meu mandamento maior era "Ame a Deus sobre todas as coisas e a teu próximo como a ti mesmo", "não julguei para não ser julgados", todos comentemos erros devemos Amar, o amor , pode tudo, é perdoador , cura, restaura , liberta, foi isso que nosso mestre Jesus nos ensina.
    Diante de todos que falaram aqui eu sou o menor, mas clamo para que reflitam sobre isso, vamos amar ao Davi Silva também e não somente dar um abraço.

    Mateus 7:1-5
    1 Não julgueis, para que não sejais julgados.
    2 Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.
    3 E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?
    4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?
    5 Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão.

    ResponderExcluir
  12. casado, ministro do Evangelho. Possui formação em Teologia e Geografia, com Pós-Graduação em Psicopedagogia. Palestrante nas áreas de Missões, Apologia e Escatologia...etc..etc..etc nossa como você é capacitado!!!
    O que somos nós, super capacitados para que possamos julgar o erro dos outros, é impossível alguém ser infalível de erros, por mais bem informados e preparados não temos o direito de julgar. Davi Silva executava o seu ministério e por causa disso conheço diversas pessoas que se converteram com suas palavras e testemunhos, o seu erro é "seu erro" de ter aumentado, mentido, etc, o que ninguém poderá tirar dele é que pessoas se converteram e se arrependeram de pecados devido seu ministério.
    Como vc muito mais conhecedor de bíblia do que eu vai se lembrar de um versículo onde Jesus comenta sobre pessoas que estavam pregando o envagelho de forma diferente, então ele disse: "eles pregam a palavra da Salvação então deixe-os pregar",me corrija o versiculo mas basicamente é sobre isso que ele fala, sem querer te ofender , acho que você deve amar a Deus, quantos você tem levado para Deus de forma apaixonada para Jesus. Ai você me pergunta, mas as mentiras mancharam o evangelho, eu acho que manchou a vida dele pessoalmente, mas isso é Deus e ele , se ele foi pego mentindo ou se arrependeu, isso é com Deus e ele, se ele se arrependeu, "ele o Senhor é justo e fiél para perdoar os pecados" e quando chegar naquele dia quando ele estiver diante de Deus e o livro da vida e o Senhor ver o arrependimento dele, ele dirá entre filho amado, o ladrão ao lado de Jesus cometeu erros até o momento da crucificação com o Senhor Jesus, mas quando olhou pra Jesus ele se arrependeu e Jesus não viu que ele estava cometendo erros até pouco tempo antes de se punido, ele olhou para o coração dele e o amou, se naquele dia quando estivermos diante de Deus com o livro da vida, ele irá perguntar porque você julgou, se o meu mandamento maior era "Ame a Deus sobre todas as coisas e a teu próximo como a ti mesmo", "não julguei para não ser julgados", todos comentemos erros devemos Amar, o amor , pode tudo, é perdoador , cura, restaura , liberta, foi isso que nosso mestre Jesus nos ensina.
    Diante de todos que falaram aqui eu sou o menor, mas clamo para que reflitam sobre isso.

    Mateus 7:1-5
    1 Não julgueis, para que não sejais julgados.
    2 Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.
    3 E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?
    4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?
    5 Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão.

    ResponderExcluir
  13. casado, ministro do Evangelho. Possui formação em Teologia e Geografia, com Pós-Graduação em Psicopedagogia. Palestrante nas áreas de Missões, Apologia e Escatologia...etc..etc..etc nossa como você é capacitado!!!
    O que somos nós, super capacitados para que possamos julgar o erro dos outros, é impossível alguém ser infalível de erros, por mais bem informados e preparados não temos o direito de julgar. Davi Silva executava o seu ministério e por causa disso conheço diversas pessoas que se converteram com suas palavras e testemunhos, o seu erro é "seu erro" de ter aumentado, mentido, etc, o que ninguém poderá tirar dele é que pessoas se converteram e se arrependeram de pecados devido seu ministério.
    Como vc muito mais conhecedor de bíblia do que eu vai se lembrar de um versículo onde Jesus comenta sobre pessoas que estavam pregando o envagelho de forma diferente, então ele disse: "eles pregam a palavra da Salvação então deixe-os pregar",me corrija o versiculo mas basicamente é sobre isso que ele fala, sem querer te ofender , acho que você deve amar a Deus, quantos você tem levado para Deus de forma apaixonada para Jesus. Ai você me pergunta, mas as mentiras mancharam o evangelho, eu acho que manchou a vida dele pessoalmente, mas isso é Deus e ele , se ele foi pego mentindo ou se arrependeu, isso é com Deus e ele, se ele se arrependeu, "ele o Senhor é justo e fiél para perdoar os pecados" e quando chegar naquele dia quando ele estiver diante de Deus e o livro da vida e o Senhor ver o arrependimento dele, ele dirá entre filho amado, o ladrão ao lado de Jesus cometeu erros até o momento da crucificação com o Senhor Jesus, mas quando olhou pra Jesus ele se arrependeu e Jesus não viu que ele estava cometendo erros até pouco tempo antes de se punido, ele olhou para o coração dele e o amou, se naquele dia quando estivermos diante de Deus com o livro da vida, ele irá perguntar porque você julgou, se o meu mandamento maior era "Ame a Deus sobre todas as coisas e a teu próximo como a ti mesmo", "não julguei para não ser julgados", todos comentemos erros devemos Amar, o amor , pode tudo, é perdoador , cura, restaura , liberta, foi isso que nosso mestre Jesus nos ensina.
    Diante de todos que falaram aqui eu sou o menor, mas clamo para que reflitam sobre isso.
    Mateus 7:1-5

    ResponderExcluir
  14. Anônimo,

    Desculpe a demora em responder o comentário. É que só agora o vi, pois estava numa postagem mais antiga. Você disse que é judeu, historiador e professor de hebraico. Obrigado por compartilhar parte de seu currículo, porém, discordo de seu conceito sobre igreja. Existe "igreja" e igreja. Com aspas seria a instituição, seja ela católica ou protestante. Sem aspas, seria aquelas que com templo ou sem templo, com cnpj ou sem, dentro de uma instituição ou fora,professam o nome de Jesus como Salvador e Senhor de suas vidas. Essa igreja não é uma farsa, mas o povo de Deus, pessoas humanas com seus erros e acertos.

    ResponderExcluir
  15. Leandro,

    Eu não disse em nenhum momento aqui no blog que era capacitado. Você está dizendo, de forma irônica. Quando se abre um blog, pode-se usar o anonimato e pseudônimos ou utilizar o próprio nome. Como optei por me identificar, coloquei como informação sobre mim, minha formação e etc. Sobre a postagem relativo ao Davi Silva, se você observar melhor, verá que eu não sou o autor da mesma, simplesmente a reproduzi. O autor simplesmente falou aquilo que já era de notório conhecimento, pois o próprio Davi Silva, havia feito a declaração que havia falado testemunhos mentirosos. Não o estou julgando, ele próprio se identificou com mentiroso, o resto agora é entre ele e Deus. A Bíblia diz que quem confessa e deixa alcança misericórdia, portanto se ele assim o fizer, o versículo bíblico se cumprirá na vida dele. Eu de minha parte espero que assim seja.

    Obrigado pela sua participação.

    ResponderExcluir