terça-feira, 1 de junho de 2010

Pastores que não leêm a Bíblia

Cerca de 50,68% dos pastores e líderes nunca leram a Bíblia Sagrada por inteira pelo menos uma vez. O resultado é fruto de uma pesquisa feita pelo atual editor e jornalista da Abba Press & Sociedade Bíblica Ibero-Americana Oswaldo Paião, com 1255 entrevistados de diversas denominações, sendo que 835 participaram de um painel de aprofundamento. O motivo é a falta de tempo, apontaram os entrevistados.

Oswaldo conta que a pesquisa se deu através de uma amostragem confiável e que foi delimitada. Segundo ele a falta de tempo e ênfase na pregação expositiva são os principais impedimentos. “A falta de uma disciplina pessoal para determinar uma leitura sistemática, reflexiva e contínua das escrituras sagradas e pressão por parte do povo, que hoje em dia cobra por respostas rápidas, positivas e soluções instantâneas para problemas urgentes, sobretudo os ligados a finanças, saúde e vida sentimental”, enumera Oswaldo.

A maioria dos pastores corre o dia todo para resolver os problemas práticos e urgentes dos membros de suas igrejas e os pessoais. Outros precisam complementar a renda familiar e acaba tendo outra atividade, fora a agenda lotada de compromisso. Os pastores da atualidade, em geral, segundo Paião,são mais temáticos, superficiais, carregam na retórica, usam (conscientemente ou não) elementos da neurolinguística, motivação coletiva, força do pensamento positivo e outras muletas didáticas e psicológicas.

Oswaldo arrisca dizer que muitos "pastores precisam rever seus conceitos teológicos e eclesiológicos, sem falar de ética e moral, simplesmente ao ler com atenção e reflexão os livros de Romanos, Hebreus e Gálatas. E antes de ficarem tocando Shofar e criando misticismo, deveriam ler a Torá com toda a atenção, reverência e senso crítico".

Fonte: Creio / Gospel+

MEU COMENTÁRIO: Creio que esta pesquisa condiz com o que vemos atualmente nas igrejas. O resultado está aí, para quem quiser ver: As pregações vazias de conteúdo, mas cheias de frases de efeito, fora a teatralidade corporal e oral usada por muitos preletores. Muitos preferem fazer um curso de neurolinguística a gastar seu tempo em um devocional pessoal em oração e estudo das Escrituras.

O povo nas igrejas estão com fome da Palavra e como não tem, comem o alimento (pregação) quem vem pela frente. Como eles também não estudam a Palavra, como os bereanos no livro de Atos fazia, aceitam o que o pastor/totem diz, sem questionar se o que ele falou está de acordo com o ensino do Evangelho ou não. É claro que há excessões. Mas a verdade é que a gente escuta cada absurdo que só pode ser fruto de alguém que não lê a Palavra. Fica aí, o alerta que essa pesquisa trouxe. "Errais por não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus" (Jesus).

8 comentários:

  1. E depois tem gente que me critica por não frequentar igreja...

    ResponderExcluir
  2. Rubinho,

    Pois é...vai entender! Eu vejo hoje muita falta de uma pregação de forma sistemática nas igrejas, principalmente no meio pentecostal. É muito reteté, "vira para o seu irmão, e diz isso", e pouca palavra.

    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Não é de se admirar o resultado da pesquisa. Ela só vem a confirmar cientificamente o que já estamos vendo e ouvindo na prática. É, ao mesmo tempo, verdadeiro e lamentável. Peço sua autorização para reproduzir seu post em meu blog.
    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Daniel Jr.,

    O pessoal anda tão acostumado a ouvir, pregação de auto-ajuda, frases de efeitos, performance de púlpito, que o dia em que escutam uma pregação bíblica no sentido pleno da palavra e de forma sistemática, assustam. Uns positivamente outros negativamente. Os que reagem positivamente, são aqueles que estavam com vontade de ouvir o Evangelho puro e simples, já os que reagem negativamente, são aqueles que gostam do circo gospel.

    Fique a vontade para postar o texto.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Caro Juber,
    Gostei muito desse texto!Tomei a liberdade de reproduzí-lo em meu blog. Muitos pregadores sérios estão se sentindo como extraterrestres nas denominações.Quando se prega uma mensagem expositiva, bíblica, contextual parece que o pregador veio de Marte!!!

    ResponderExcluir
  6. "Aborto Não PT Não" é um site "pró-vida" para divulgação da política "pró-aborto" do PT.

    @@@ Por favor nos ajude a divulgar. @@@
    @@@ Para ajudar, você pode colocar um link no seu blog. @@@

    http://www.AbortoNaoPtNao.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Ruben,

    Fique a vontade para postar o texto. Obrigado pela visita e participação.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Site Aborto,

    Obrigado pela visita e participação.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir