Sou membro de uma igreja evangélica pentecostal desde minha conversão. Depois que fui batizado nas águas por imersão, comecei a ouvir os seguintes conselhos: “Agora meu irmão que você já é batizado nas águas, busque o batismo com Espírito Santo”. Hoje na AD, isso não é tão comum, mas à alguns anos atrás, os membros da igreja, independente se tinha funções ministeriais, incentivavam os novos crentes a buscar a chamada 2ª benção, sendo a 1ª a salvação, conforme esse conceito.
E aí o pessoal, ia orar em reuniões como: Círculos de Oração, “orações no monte”, e as vigílias. Nesses reuniões, se ouvia orações pedindo a conversão de um familiar, intercessão em prol de alguém com problema e com frequência haviam pedidos de oração para recebimento do batismo com Espírito Santo.
No meio pentecostal, o batismo com Espírito Santo além de ser considerado uma 2ª benção, também é ensinado ao povo, que para recebê-lo tem que haver a manifestação de um “sinal externo”, ou “evidência”, que é o falar em outras línguas. Portanto, para os pentecostais, se a pessoa não fala em línguas, não recebeu o referido batismo.
Como pastor, vejo vez ou outra em reuniões de ministério, quando algum irmão com bom testemunho, dizimista, bom cooperador/auxiliar, é indicado ao diaconato, e o mesmo não fala em línguas, o que acontece? Ele simplesmente tem seu nome rejeitado na reunião porque “não é batizado com Espírito Santo”.
Qual a justificativa que geralmente é dada para esse conceito? Geralmente se cita a nomeação dos primeiros sete diáconos em Atos dos Apóstolos no capítulo 6, quando dizem que deveriam ser escolhidos homens “cheios do Espírito Santo, de sabedoria e com bom testemunho”.
Não estaria na hora de rever esse conceito? Falar em línguas é sinônimo de estar cheio do Espírito? Eu creio que posso estar cheio do Espírito e falar em línguas (Atos 2:4), como também creio que possa estar cheio e não falar em línguas. Afinal de contas, Paulo diz que “todos” fomos batizados no Espírito (I Cor. 12:13), mas nem todos recebem o dom de línguas (I Cor. 12:30). Ou seja, no Novo Testamento esse negócio de ter línguas como evidência e sinal e o dom de línguas como duas coisas distintas, não coaduna com I Coríntios capítulos 12 e 14, onde se menciona apenas o dom de línguas.
No entendimento de outros estudiosos da Bíblia, o texto de Gálatas 3:2 e 5; não faz distinção entre 1ª e 2ª benção, dando a entender que batismo com o Espírito Santo é sinônimo de conversão, regeneração, novo nascimento, salvação, e crer para a justiça.
Alguns interpretam o batismo como algo que, supostamente, faz aqueles que o recebessem se tornarem “super-homens”, seres acima do bem e do mal, com poder sobre tudo e todas as coisas, e livres de todo mal. Ora, quem lê as cartas de Paulo aos Coríntios vê que tudo o que não faltava lá eram dons, embora tudo o que faltasse lá fossem os frutos do Espírito, pois, mesmo cheios de dons e salvos na Graça, ainda eram meninos carnais e bobos.
Às Vezes a pessoa freqüenta, uma igreja na qual se ensina que o batismo com o Espírito Santo resolve todos os problemas. É a segunda benção. E quem vive tendo dificuldades, e ainda não falou em línguas estranhas, é porque não tem essa “segunda benção”. Então, o cidadão fica lá gemendo, e se comparando aos demais, e sempre sentindo que está andando para trás.
Depois de um tempo começa até a questionar se de fato, algum dia, já conheceu o Senhor. Conforme é ensinado pode ser até perversa com a alma, pois viola a liberdade de Deus de se manifestar a quem quer e como quer, não ensina que em Cristo o que já está feito em nosso favor continuar a ser, para nós, um processo de apropriação cotidiana, e enfraquece a esperança e a segurança no coração.
Por isto também muitos crentes acordam “salvos” e dormem “perdidos”, dependendo de se foram “corretos” ou não durante o dia. Essa perspectiva de “fé” nega os bens da Graça, que é favor imerecido. Ai vai ficando um conflito ainda maior. Afinal, você pensa, que crente sou eu que não consegue receber essa benção do batismo?
Vamos continuar o assunto em outra postagem...
SEJA BEM VINDO. Este blog nasceu da vontade de poder compartilhar, pensamentos e reflexões sobre os acontecimentos atuais e a aplicação da Palavra de Deus a nossa vida.A escolha deste título para o meu blog, foi porque acredito que se não for para vivermos o Evangelho de Cristo conforme Ele viveu e ensinou, nada vale a pena. INDIQUE ESTE BLOG A MAIS ALGUÉM E DEIXE UM COMENTÁRIO JUNTO A MATÉRIA QUE PORVENTURA TENHA GOSTADO.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Graça e Paz, Pr. Juber
ResponderExcluirSou congregacional e no meu entender, ao ler a Palavra, quando nos arrependemos e cremos em Cristo, somos selados com o Espírito Santo, conforme nos ensina Paulo. Ou seja, somos batizados quando nos convertemos a Cristo, pois toda a obra de convencimento é do Espírito, conforme também ensina Jesus no Evangelho.
Na minha opinião, não existe dois eventos distintos, mas um só, que vem da obra do Espírito em nos convencer do pecado, da justiça e do juízo. Quando cremos em Cristo, somos selados.
É assim que creio, baseado na Palavra.
Um abração Nele,
É muito triste ver irmãos agirem assim,infelizmente vejo essas pessoas como despreparadas e incapazes de ensinar o evangelho as outras. Sabemos que o falar em linguas é um dos vários dons de Deus nos dá e não somos nós que buscamos Deus dá a quem ele quer!É um dom!não se barganha dons com Deus.
ResponderExcluirQue Deus possa ajudar aqueles que se sentem injustiçados por conta de alguns que não sabem interpretar as sagradas escrituras.
Deus abençoe!
Marcos Wandré,
ResponderExcluirTambém entendo que o selo do Espírito segundo a carta aos Efésios é no ato da conversão.
Um abraço.
Christiane,
ResponderExcluirSim, os dons são carismas de Deus, disttribuidos segundo sua Graça. Ou seja o dom é de Deus, dado a quem Ele quiser, e para o que for útil. O problema é que alguns se acham "proprietários" dos dons.
Obrigado pela sua participação.
Olá, amado!
ResponderExcluirComo você, eu interpreto as escrituras da seguinte forma:
1º Há sim diferença entre o Espírito Santo no ato de recebermos a Jesus e o revestimento de poder posterior. São capacitações distintas.
2º Não creio que o falar em linguas seja a principal evidência do Batismo no Espírito Santo.
3º Também acho injusto a rejeição de pessoas dedicadas e capazes de desempenhar seu ministérios, simplesmente por não falar em linguas. Ao meu ver deve-se fazer um somatório de seu proceder e identificar seus frutos, pois a árvore boa produz bons frutos e pelos frutos se conhece a árvore.
Parabéns pela forma de pensar e que Deus continue a te abençoar.
Shalom!
No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. QUEM CRER em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam OS QUE NELE CRESSEM. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado. (João 7:37-39).
ResponderExcluirEsse texto é muito claro. Jesus diz que quem cresse receberia o Espírito. A explicação de João esclarece que Jesus se referia ao Pentecostes. Isto é, todo cristão que se arrepende, crê e se converte genuinamente recebe o Espírito Santo.
"Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa" (Efésios 1:13)
Paulo não faz distinção entre crer, ser salvo e receber o Espírito Santo. Quando ele diz Espírito Santo da promessa se refere à promessa que foi cumprida no pentecostes.
Ainda em Efésios, no capítulo 4 versículo 30 Paulo diz: "Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção."
Se nós fomos selados para o dia da redenção, quer dizer que este selo nos prepara para esse dia. Acreditar que existem irmãos (cristãos genuínos) que ainda não foram selados com o Espírito, é acreditar que esses irmãos não estão preparados para o dia da redenção.
Em Atos, depois que o Espírito Santo desceu e Pedro explicava o que acabara de acontecer a multidão se convenceu de que Cristo era o Senhor e perguntaram aflitos aos apóstolos o que deveriam fazer, então Pedro respondeu em Atos 2:38 "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizados em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo".
Para concluir. Infelizmente tentam diminuir, limitar o propósito de Deus que foi derramar do seu Espírito sobre toda a carne. Limitam a promessa a um grupo de pessoas. E o grande propósito de Deus que é unir o Espírito dEle ao nosso se transformou em um ponto de desentendimento e divisão da igreja de Cristo.
Eu gostei muito do texto. Ficou bem claro. E me fez recordar de um texto bíblico onde Paulo nos leva a saber que recebemos o Espirito Santo quando ouvimos o Evangelho para nossa salvação e passamo a crer no evangelho: "Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa." (Efesios 1.13)
ResponderExcluirFabrício,
ResponderExcluirTambém concordo que ao separar alguém para o ministério o que deve ser olhado é o fruto do espírito na vida da pessoa, (que não significa ativismo ou campeão em proselitismo) mas antes demonstra possuir o caráter cristão.
Obrigado pela sua participação.
Obrigado pela sua participação.
Anônimo,
ResponderExcluirObrigado pela exposição dos textos bíblicos, certamente enriqueceu a postagem. É uma pena que não sei o seu nome, pois gosto de me dirigir as pessoas pelo nome.
Graça e Paz.
Nerly,
ResponderExcluirDevido a minha formação pentecostal, tive muita dificuldade em entender e aceitar isso dessa forma, sendo que esse texto como em Gálatas é bem claro.
Obrigado pela sua participação.
É ilimitada a capacidade humana de complicar. Talvez, complicando, a gente pense que pode "escapar" ou "dar um jeitinho" na radical exigência de Jesus de amar como Ele amou. E então inventamos mil normas, regras, doutrinas, conceitos. Mas amar a Deus e ao próximo mesmo, isso não!
ResponderExcluirRubinho,
ResponderExcluirÉ isso aí meu irmão! É mais fácil importar um pacote gospel norte-americano tipo "sete passos para uma vida vitoriosa", ou criar regras e doutrinas humanas (mas disfarçadas como divinas), do que simplesmente amar o próximo.
Criam-se tantas regras, e quando alguém ousa questionar, se elas tem relevância com o Evangelho, o coitado vai para a "geladeira/freezer/cabide" ou a nomenclatura que se dê ao castigo ministerial imposto.
Um abração.
Tenho um amigo que disse que tinha alguma coisa errada com ele porque não falava em linguas. Que absurdo! E isso tudo, mais uma vez, porque o homem deturpa tudo. Quem não vive na igreja e vê alguém falando em linguas acha que a pessoa é maluca. Quem vive na igreja e vê que um irmão não fala em linguas julga que ele não é "cheio" do espírito, como se nós pudéssemos medir isso.
ResponderExcluirFilha do Deus vivo,
ResponderExcluirSim, não se pode medir, quem está cheio ou não do Espírito pela "performace espiritual" que a pessoa apresenta. Ser cheio do Espírito Santo é viver não apenas de palavras, mas sim de forma encarnada o Evangelho de Jesus.
Obrigado pela sua participação.
Sou crente batizado no Espírito Santo, no dia em que fui revestido desse poder maravilhoso vindo dos céus, pode contemplar o sobrenatural de Deus em minha vida, foi uma experiência incrível; estava no meu quarto orando,após ter passado o dia no monte,em certo momento meu quarto foi invadido por uma força tão poderosa, que me causou temor,e passei a falar em línguas estranhas muito alto, isso durou quase 4 hs,todos devemos buscar e desejar esse revestimento, esse dom maravilhoso do Espírito Santo.
ResponderExcluirClaudio,
ResponderExcluirAmém meu irmão! Cada um tem sua experiência e eu as respeito. Eu também tive a minha quando falei em línguas a primeira vez. Mas entendo como dom mesmo, o de línguas. Paulo diz os dons devem ser buscados, mas principalmente o de profetizar. Hoje entendo que fui batizado quando me converti, e recebi o dom de línguas. Geralmente, se ensina que o batismo (com evidência das linguas) é a "porta de entrada" para os outros dons. No entanto, eu antes de falar em línguas, já havia tido a experiência de orar por enfermos e eles serem curados.
Obrigado pela sua participação.
A paz do Senhor!
ResponderExcluirQuando li esse texto me idenfiquei muito com ele na parte onde diz que algumas pessoas a´te chegam a pensar que há algo de errado com elas por ainda nao falar em línguas. Teve u´m período em minha vida que eu pensava assim, se realmente eu ja teria tido um encontro real com Cristo.
Eu ainda nao falo em línguas, tenho um desejo muito grande de receber este dom, e aguardo ansiosa.
mas sei que muitas dúvidas ainda existem em minha cabeça que talvez atrapalhem o fluir do Espírito em mim.
Ha uns anos atrás eu estava numa fila de um banco, e um senhor na minha frente reclamava muito de dores na barriga. Ali tinha muitas pessoas aguardando, e eu senti algo muito forte que me levava a orar por este homem, algo tao forte que saia do meu ventre e me dizia: ore por ele, e ele será curado. mas como eu era nova convertida e era muito timida, acabei resistindo ao Espírito, eu senti vergonha e ali me senti como Pedro negando a Jesus.
Quando cheguei em casa me sentia a pessoa mais horrivel do mundo e muitas acusações até hoje vem na minha mente dizendo que porque eu resisti ali, então nao sou digna de receber tais dons.
Sei que preciso me libertar disso, pois realmente é mentira do diabo.
Mas diante de tudo isso eu tambem creio que muitas vezes a pessoa mesmo nao falando em línguas, tem o Espírito Santo em sua vida e vemos isso através dos frutos que ela dá a cada dia.
Olá amamdos,
ResponderExcluirSomos irmão em Cristo, cuidado ao fazer alguma crítica se voce não esta lutando contra o próprio Espirito Santo.
A questão é o seguinte:
-Aceito a Jesus, o Espírito Santo atraves de Jesus habita em mim.
Os discipulo receberam o Espirito Santo quando Jesus assoprou sobre eles começando o processo de regeneração.
Eles eram Salvos, crentes, mas Jesus mandou que fossem busccar o revestimento de poder, para terem mais graça, mais força dele, mais graça, não que não tinham.
Diversos lugares da biblia conta que Jesus mandou ficarem em Jerusalem para receberem a plenitude do Espirito Santo.O Espirito Santo é como uma fonte quanto mais buscamos, mais somos cheio Dele.
No dia da festa de pentecoste o Espirito Santo se apresento como um vento e encheu toda a casa, foi algo diferente crente temos que crer na palavra de Deus, não foi como num culto no dia anterior, foi algo glorioso.
E nossos irmão começaram a falar em outras linguas, linguas estranhas para Eles, pois não estudaram outras liguas, foi o Espirito Santo que deu pra eles naquela hora. O Espirito Santo concedeu a Eles que falassem as linguas dos estrangeiros que estavam lá, e foi coisa bonita sobrenatural ja pensou voce cheio do Espirito de Deus falar outras linguas como falaram. Isto é Batismo com Espirito Santo é derramamento de poder, a pessoa fala a ligua que o Espirito santo quer e não a que voce sabe.
A vida do nosso Irmão Pedro mudou, ficou cheio do Espirito Santo é serio, antes ele tinha o Espirito Santo, mas agora foi liberdade total, irmão, ele foi revestido da gloria de Deus. Não fique criticando ai não creia vai ficar em Jerusalem, vai orar, vai buscar, é para todos os salvos, voce é um deles.
Depois disto começavam a pregar a palavra e o Espirito de Deus se manifestava e os nossos irmão começavam a falar noutras linguas conforme o Espirito Santo lhes concedia que falasse, O irmão Pedro ofereceu até o batismo, pois ele estava pregando e o Espirito Santo foi derramado sobre Eles e falaram em outras linguas. É serio, vai buscar, não fique buscando versiculo isolado para justificar sua preguiça espiritual, Deus tem mais para voce irmão. Creia nisto.
Aqui na Grecia Jesus esta batizando crente velhos com Espirito santo, e vai batizar voce tambem irmão, somos salvos, mas não limita aquilo que Deus deu com abundancia.
a dificuldade de receber está em crer ou não crer. Se voce crer tudo é possivel ao que crer. Se não cre ficará com a graça de Deus limitada criticando seus irmãos que creram e receberam.
Eduarto Souto,
ResponderExcluirNinguém aqui está lutando contra meu irmão. Mais cuidado, pois só faltou você dizer que quem não crê nessa interpretação do Batismo com Espírito Santo, como segunda benção, conforme ensina o pentecostalismo clássico, está blasfemando. Pedro mudou porque se converteu, pois Jesus disse que ele antes da ressurreição nem convertido era ainda.
Obrigado pela sua participação.