domingo, 25 de julho de 2010

Supremo Concílio Presbiteriano diz que IURD e Mundial são Seitas

A última reunião do Supremo Concílio da IPB em Curitiba, com um plenário composto de mais mil representantes de todo o Brasil, tomou algumas decisões em temas polêmicosomadas.

As decisões foram: Rejeição veemente à propostas para reatamento de relações com a PCUSA – conhecida Igreja americana aberta para ordenação de homossexuais – bem como de retornar à AMIR – Aliança Mundial de Igrejas Reformadas – também de viés liberal. Passou a considerar a Igreja Universal do Reino de Deus e a Igreja Mundial do Poder de Deus como seitas, determinando que pessoas oriundas destas organizações sejam recebidas mediante rebatismo e profissão de fé. Reiterou a incompatibilidade entre a maçonaria e a fé cristã reformada. Reiterou decisão anterior que considera como errado o proibir que mulheres orem nos cultos, proibir que as igrejas tenham corais e instrumentos musicais e proibir a celebração do Natal. A IPB rejeitou estas proibições.

Rejeitou também proposta para estabelecer-se diaconos e diaconisas mirins. E rejeitou proposta para diaconato feminino, nomeando uma comissão para elaborar estudo sobre o assunto e prestar relatório em 4 anos.

Também decidiram permanecer com os seminários da denominação oferecendo cursos livres de teologia, portanto os pastores presbiterianos que desejarem cursos com reconhecimento do MEC ou da CAPES poderão cursá-los nas dezenas de estabelecimentos que os oferecem Brasil afora, ou, preferencialmente, no Mackenzie. À semelhança de outras universidades, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, que é da IPB, oferece um bacharel em teologia reconhecido pelo MEC, mas que não visa a formação de pastores e sim de teólogos e professores de religião (assim mesmo, este curso de teologia é confessional, seguindo aquilo que a Lei de Diretrizes e Bases define como escola confessional, aquelas “atendem a orientação confessional e ideologia específicas,” Art. 20 inciso III).

Fonte: blog O Tempora, O Mores

15 comentários:

  1. Tempos atrás, coordenei um curso de aconselhamento para CPPC (Corpo Psicólogos e Psiquiatras Cristãos) para pastores. No dia da aula do Ageu H. Lisboa, ele iniciou perguntando a cada pastor a qual seita eles pertenciam. Haviam participantes de todas as denominações, inclusive alguns da IPB.

    ResponderExcluir
  2. Lou,

    Obrigado por ter enriquecido a postagem com sua contribuição, amado.

    Algumas posições do Concílio eu concordo, manifestei isso, inclusive no blog do Rev. Nicodemus. No entanto, quanto a sair classificando igrejas como seitas no sentido pejorativo da palavra e não apenas como facção que é um dos significados do termo, aí já sou contra.

    Por mais que eu tenha minhas reservas e críticas a muito que é ensinado e praticado na IURD e outras, não concordo com essa posição da IPB.

    Primeiro, porque conheço pessoas, inclusive de minha família, que se converteram na IURD e depois com o tempo, mudaram de denominação. Segundo, porque Aquele que é superior a qualquer Concílio, Sínodo, Convenção, não fez assim, quando alguém do grupo de seus discípulos, quiseram proibir alguém de expulsar demônios em nome de Jesus, porém sem fazer parte daquele "grupo de discípulos". A resposta de Jesus foi simples: "Não o proibais, pois quem não é contra nós, é por nós".

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. O texto e os 2 comentários acima foram esclarecedores:
    Agora sei porque não sou mais membro da IPB e de nenhuma outra - não quero ser membro de seita! Sim, porque se para a IPB a IURD é seita, o inverso também é verdadeiro.
    Não quero ser sectário!!! Quero ser cristão, se Deus me ajudar!

    ResponderExcluir
  4. Rubinho,

    Concordo com você, também quero ser cristão com a ajuda de Deus. A IPB chama a IURD de seita, a IURD chama a Umbanda de seita, e a Igreja Católica chama todos os protestantes de seita.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz, Pr. Juber!


    Este discurso de quem é seita, é na verdade, um discurso de poder. A instituição se arvora o direito, numa relação de poder, dizer quem é seita ou não, quem é herege ou não.

    O Caminho da Graça do Pr. Caio Fábio, que possui uma pregação totalmente oposta da IURD, também é considerada pelos "doutores" em divindade, uma seita.

    O que vemos, é um discurso de poder daqueles que se acham os representantes "legítimos" de Deus na terra. É um surto de onipotência.

    Agora, que a IURD prega um outro "evangelho", tremendamente distorcido e explora o povo, é uma verdade patente aos nossos olhos!

    Entretanto, creio que existe muita gente da Igreja dentro da "igreja". Por isso, é muita presunção e arrogância, dizer que todo mundo ali segue uma seita.

    Um abração Nele,

    ResponderExcluir
  6. Marcos Wandré,

    Pois é...o Caminho da Graça também anda recebendo algumas definições por aí, como "igreja emergente", que para alguns é quase sinônimo de seita.

    O Vaticano possui a Congregração para Doutrina e Fé, (antigo tribunal da inquisição) que teve como prefeito durante 24 anos, o atual Papa. Leonardo Boff, conhece bem o que é sentar na cadeira como réu da religião. Mas os evangélicos também tem seus tribunais de doutrina e fé.

    A verdade é que o Cristianismo incorporou os "sinédrios" e os "sumos-sacerdotes".

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Pastor Juber,
    à Paz!

    Se andarmos com o pensamento de que tudo ou em todo lugar onde houver desvios teológicos for considerado seitas, até muitos ministérios assembleianos também o serão, vistos os erros grotescos que encontramos por aí.

    Até entendo que grande parte das práticas da IURD pode até ser vista como práticas de uma seita de fato, mas, mesmo entendendo que a IPB tenha lá seus motivos para tal consideração, a coenrência às vezes é o melhor caminho.
    Concordo com suas colocações.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Matias,

    Você acertou em cheio em suas colocações! Se o critério for olhar desvio teológico, a coisa complica para muito lado mesmo, inclusive na AD. Veja alguns exemplos: esoterismo disfarçado de pentecostalismo, teologia da prosperidade, isso só para início de conversa. Ou seja, tem muito telhado de vidro por aí.

    Abração.

    ResponderExcluir
  9. Tenho um carinho grande pela Iurd, aqui no rio de janeiro é conhecida, como um CTI espiritual, tipo tratamento de choque.
    Quanto a Mundial,
    Deus por sua graça soberana,me deu o dom do discernimento,quanto mais eu vejo o apóstolo e o seu bispo principal, creio mais na bíblia, é tudo verdade.Jesus nos alertou sobre os fins dos tempos e Paulo, o grande apóstolo falou sobre os últimos tempos também, glória a Deus por isso.

    ResponderExcluir
  10. Claúdio,

    Não duvido que a IURD, seja uma espécie de CTI. Pelo menos, há alguns anos atrás era mesmo. Conheço pessoas que se converteram lá e depois vieram para outras igrejas. A Mundial me parece um mixto de IURD com a igreja Deus é Amor.

    Obrigado pela participaçao.

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente com a posição da IPB!!!
    Já estava na hora de alguém se manifestar contra esta seita que está manchando a imagem do evangélho. A IPB antes de falar mal de alguma igreja ela se preocupa com sua própria "casa", creio que desde que sua "casa" esteja organizada você tem tempo pra se preocupar com outras "casas". A IURD tem deturpado as verdades das escrituras e não podemos ficar calados mediante este absurdo, a bíblia diz que "todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus."(2 João 1:9)
    Se nos calarmos nos fazemos cumplices e seremos taxados como parte da igreja deles, por isso acho correto a IPB separar igrejas comprometidas com a verdade das escrituras de igrejas comprometidas com o ganho de membros a qualquer preço, inclusive deturpando as verdades de Cristo Jesus, nosso único Senhor e Salvador.

    ResponderExcluir
  12. A BLAFÊMIA CONTRA O ESPIRITO SANTO FEITA POR CERTOS PRESBITERIANOS:
    Estão dizendo que a Igreja Mundial do Poder de Deus é seita.
    Então se estão dizendo que esta igreja é seita, só faltam dizer que os cegos, surdos, mudos, paraliticos, aidéticos foram curados pelo principe dos demônios, o diabo.
    Fato semelhante a este aconteceu na época de Jesus, quando Jesus expulsava demônicos e curava os enfermos e disseram que Ele fazia estes milagres através do diabo.
    Resultado disto: Pelo fato de dizerem que Jesus fazia estes milagres pelo demônio, estavam blasfemando contra o Espirito Santo.
    hipócritas, quem voz ensinou a fugirem de Deus...
    Quem critica um homem como Valdomiro Santiago, do qual tenho acompanhado as pregações, esta criticando um homem que tem o coração voltado para Deus.
    Se a igreja Mundial é uma seita, também são seita esses presbiterianos em que Deus nunca lhes derramou fogo sobre suas cabeças.
    Vocês que nunca tiveram uma experiência pessoal com Jesus, onde Ele se manifestou pessoalmente, ainda estão acreditando nesta teologia tradicionalista.
    Vão Jejuar e orar, vão para o monte passar três dias de Jejum e oração invés de conversarem tanta besteira, quem sabe vocês recebam a plenitude da presença do Espírito Santo, quem sabe vocês abandonam a teoria e partem para prática!!!
    Ensinar teoria como vocês ensinam é muito bonitinho, mas a pregação do evangelho não consiste em demonstração de conhecimento, mas demonstração do poder de Deus!!!
    Não gostaram da minha crítica, liguem para mim, 8817-9200. Vou colocar este meu comentário em outros sites que fazem este tipo de critica.
    Só lembrando, nem sou membro da Igreja Mundial do Poder de DEUS.
    Nem vou culpar os membros da presbiteriana, por existirem teólogos tão levianos...
    Vocês devem buscar a Deus, invés de falar mau de seus irmãos, lembrem do que foi dito: “Irmãos, não faleis mal um dos outros”, ai do que toca em ungido de Deus.
    Não estou defendendo o Valdomiro Santiago, pois é homem imperfeito como outro qualquer, mas por favor existem pessoas convertidas em sua igreja e o que usa de engano não permanece na obra de DEUS. Já é hora de deixarmos Deus tomar conta de sua obra e pararmos de falar mal de nossos irmãos.
    Quantos milhões de mulçumanos nunca ouviram falar de Jesus e vocês com seu tradicionalismo querem criticar quem sacrifica-se no sol e na chuva, no jejum e na oração...
    Paulo Batista de Amorim Silva
    Rua Itatiaia, 265
    B. Sta. Terezinha
    Araguari - MG.
    CEP 38443-000
    PODEM COPIAR O QUE ESCREVI ACIMA E COLOCAREM EM OUTROS BLOGUES.

    ResponderExcluir
  13. Meu comentário acima é dirigido ao supremo tribunal presbiteriano, não diretamente as pessoas que leem este blog.

    Paulo Batista

    ResponderExcluir
  14. Rsss. Todos tão radicais. Prefiro Alá.

    ResponderExcluir
  15. Sobre meu comentario de 28-11-2010, direcionado diretamente supremo concilio presbiteriano. So o fato de negar os milagres pode-se estar negando a operacao do Espirito Santo, que e o que aconteceu no meu entendimento, e aqueles que blafemaram contra o Espirito Santo no caso da historia biblica de Jesus, negaram tambem a operacao do Espirito Santo. Por isto negar os milagres que ocorrem na mundial nao e uma coisa tao simples com fez o concilio presbiteriano. Alem do mais quando chamar-se uma denominacao de seita, logo se esta dizendo que nao e uma coisa boa, sinömia de mal, algo malefico.
    Por isto, os que blafemaram contra o Espirito Santo na passagem de Jesus, estavam negando a operacao do Espirito Santo, dizendo que os milagres eram malignos, sinomia de mal, malefico, demoniaco. Indiretamente tambem os negaram os ensinos e os milagres de Jesus, estavam afirmando Jesus como pregador de uma seita, pois nao tem como negar os milagres sem tambem negar a veracidade da religiao pregada. Mas tambem nao podemos dizer que uma igreja e diretamente uma seita por cometer alguns erros doutrinarios, desde que seus lideres sejam homens abertos ao aperfeicoamento, pois nao existe denominacao que nao cometa erros, pois o texto biblico diz que nos nao sabemos tudo. Pior ainda ficamos se formos julgar levianamente os milagres ocorridos na mundial e depois termos julgado a Deus.

    Paulo Batista de Amorim Silva

    ResponderExcluir