O pastor Ed Young Junior é filho de Ed Young Senior, o principal líder da Segunda Igreja Batista de Houston, no Texas, uma das cinco maiores igrejas dos EUA. Embora Junior pastoreie a Fellowship Church, em Grapevine, Texas, os dois estão ligados à Convenção Batista do Sul, talvez a mais conservadora das denominações americanas.
Recentemente, Junior envolveu-se em grandes controvérsias por causa de sua teologia fora do “padrão” batista. Ele tem dado grande ênfase à teologia da prosperidade, o que acabou dividindo sua congregação. Nos dois vídeos abaixo ele trata da questão do dízimo em um culto realizado em 10/10/10, que “profeticamente” enfatizam os 10 por cento. Algumas frases chamam a atenção:
- Todo mundo pegue um desses envelopes azuis e levante-os. Temos câmeras escondidas filmando e vamos postar o vídeo na internet. Aí, quem não estiver com um deles na mão ficará envergonhado.
- Você quer ser um lider espiritual? Então precisa ser dizimista. Caso contrário, estará perdendo seu tempo e desperdiçando o tempo de Deus.
- Isso é importante [...] O que eu faria se descobrisse que 80% de vocês estão fumando crack? Falaria sobre os perigos das drogas. Eu os alertaria. O que eu faria se descobrisse que 80% de vocês são ladrões? Falaria sobre dinheiro, sobre dedicação, sobre dízimo. Pois bem, em nossa igreja 80% Fellowship estão roubando a Deus, pois apenas 20% são dizimistas. É tudo a mesma coisa.
- Você quer dizimista mas diz que não consegue? Bem, o dízimo deve vir primeiro, então me dê os dados da sua conta bancária.
Ou seja, se Deus quer dez por cento de toda a renda, é necessário saber quanto de fato as pessoas recebem e quando receberam, assim seria possível conferir se o dízimo está correto. Ele então pede para os membros darem todos os dados necessários para que a igreja faça a verificação na conta deles e possa sacar automaticamente o valor do dízimo.
Isso fica bem claro quando aparece no telão uma folha de cheque e os dados da conta que deveriam ser fornecidos estão destacados. Ou seja, a igreja entra na conta e faz o débito automático para garantir que o membro não cometa nenhum erro nesse sentido. O pedido é feito para os que estão presentes no culto no Texas e para os que assistem por vídeo conferência na igreja afiliada em Miami.
Ed Young Goes After Access to Bank Accounts of Church Members from FBCJax Watchdog on Vimeo.
Ed Young’s Tithing “Long Bomb” on Vimeo.
Em um dos momentos mais embaraçosos, ele resume bem seu ensino. “Sem dinheiro, não adianta vir ao culto, fazer missões, orar, você está perdendo seu tempo. Deus está dizendo: Mostre-me seu dinheiro”. Tudo se resume no dinheiro. Claro, depois disso vem as promessas de prosperidade e de bênçãos sem medida na vida de quem contribui.
No entanto, Ed Young se “esquece” de explicar qual a origem de todas as acusações sobre o mau uso de verbas, desvio de dinheiro e sonegação de impostos. Desde 2007 ele possui um jatinho Falcon, avaliado em 8.4 milhões de dólares, uma casa de 1.5 milhão de dólares no Texas e um apartamento em condomínio de luxo na Flórida além de um salário de um milhão de dólares anuais da igreja. Além disso, tem vários empreendimentos que comercializam seus sermões, livros, DVDs em livrarias, além de sites na internet que também vendem material, como o CreativePastors.com
Ole Anthony, da Fundação Trinity, que investiga ministérios acusados de mau uso de finanças e acompanha as denúncias contra Ed Young há três anos, declarou: “Esse jovem caiu na mesma armadilha de muitos outros televangelistas. Agora ele se entregou apenas à ganância em nome de Deus. Eles estão santificando a ganância, e isso é maligno”.
Recentemente, Junior envolveu-se em grandes controvérsias por causa de sua teologia fora do “padrão” batista. Ele tem dado grande ênfase à teologia da prosperidade, o que acabou dividindo sua congregação. Nos dois vídeos abaixo ele trata da questão do dízimo em um culto realizado em 10/10/10, que “profeticamente” enfatizam os 10 por cento. Algumas frases chamam a atenção:
- Todo mundo pegue um desses envelopes azuis e levante-os. Temos câmeras escondidas filmando e vamos postar o vídeo na internet. Aí, quem não estiver com um deles na mão ficará envergonhado.
- Você quer ser um lider espiritual? Então precisa ser dizimista. Caso contrário, estará perdendo seu tempo e desperdiçando o tempo de Deus.
- Isso é importante [...] O que eu faria se descobrisse que 80% de vocês estão fumando crack? Falaria sobre os perigos das drogas. Eu os alertaria. O que eu faria se descobrisse que 80% de vocês são ladrões? Falaria sobre dinheiro, sobre dedicação, sobre dízimo. Pois bem, em nossa igreja 80% Fellowship estão roubando a Deus, pois apenas 20% são dizimistas. É tudo a mesma coisa.
- Você quer dizimista mas diz que não consegue? Bem, o dízimo deve vir primeiro, então me dê os dados da sua conta bancária.
Ou seja, se Deus quer dez por cento de toda a renda, é necessário saber quanto de fato as pessoas recebem e quando receberam, assim seria possível conferir se o dízimo está correto. Ele então pede para os membros darem todos os dados necessários para que a igreja faça a verificação na conta deles e possa sacar automaticamente o valor do dízimo.
Isso fica bem claro quando aparece no telão uma folha de cheque e os dados da conta que deveriam ser fornecidos estão destacados. Ou seja, a igreja entra na conta e faz o débito automático para garantir que o membro não cometa nenhum erro nesse sentido. O pedido é feito para os que estão presentes no culto no Texas e para os que assistem por vídeo conferência na igreja afiliada em Miami.
Ed Young Goes After Access to Bank Accounts of Church Members from FBCJax Watchdog on Vimeo.
Ed Young’s Tithing “Long Bomb” on Vimeo.
Em um dos momentos mais embaraçosos, ele resume bem seu ensino. “Sem dinheiro, não adianta vir ao culto, fazer missões, orar, você está perdendo seu tempo. Deus está dizendo: Mostre-me seu dinheiro”. Tudo se resume no dinheiro. Claro, depois disso vem as promessas de prosperidade e de bênçãos sem medida na vida de quem contribui.
No entanto, Ed Young se “esquece” de explicar qual a origem de todas as acusações sobre o mau uso de verbas, desvio de dinheiro e sonegação de impostos. Desde 2007 ele possui um jatinho Falcon, avaliado em 8.4 milhões de dólares, uma casa de 1.5 milhão de dólares no Texas e um apartamento em condomínio de luxo na Flórida além de um salário de um milhão de dólares anuais da igreja. Além disso, tem vários empreendimentos que comercializam seus sermões, livros, DVDs em livrarias, além de sites na internet que também vendem material, como o CreativePastors.com
Ole Anthony, da Fundação Trinity, que investiga ministérios acusados de mau uso de finanças e acompanha as denúncias contra Ed Young há três anos, declarou: “Esse jovem caiu na mesma armadilha de muitos outros televangelistas. Agora ele se entregou apenas à ganância em nome de Deus. Eles estão santificando a ganância, e isso é maligno”.
Fonte: Pavablog, com informações de WFAA e JesusNeedsNewPR
Como se vê, não são apenas os apóstolos e televangelistas tupiniquins que curtem um jatinho particular e usam programas de TV para santificar a ganância.
Graça e Paz, Pr. Juber!!
ResponderExcluirSem comentários. Vivemos tempos muito difíceis...
Um abração Nele,
Na me surpreende mais!! É o fim.................
ResponderExcluirCara de pau, sem vergonha, a culpa é dos bobos que ainda sustentam um malandro deste. Aí é muita cara de pau, nem consigo comentar direito.Paz Juber!
ResponderExcluirNão foi vc que mencionou a algumas postagens atrás que o Brasil segue os EUA? Pois é...
ResponderExcluirMarcos Wandré,
ResponderExcluirE que tempos! Parece que a picaretagem religiosa não tem fim, não é mesmo? Que o Senhor nos guarde.
Um abraço.
Cantor Moisés,
ResponderExcluirÉ aquela provérbio: "do jeito que as coisas, do chão não passa". O duro é que tem gente que anda conseguindo se superar no que há de pior.
Um abraço.
Rô,
ResponderExcluirFalou tudo, minha irmã! Obrigado pela participação.
Abraço.
Rubinho,
ResponderExcluirPois é mano, falei mesmo, o estilo milionário dos televangelistas dos States, são a meta de muita gente por aqui.
Um abraço.
...confesso: Nunca dizimei nos meus mais de 20 anos em Cristo...e o devorador (que para mim Cristo já levou pra cruz) nunca entrou em minha casa, meu saquitel nunca furou, minha despensa nunca esvasiou...Se posso , eu sustento, diretamente ao sustentado, se posso eu dou, diretamente a quem recebe, se posso eu pago, direto no banco.
ResponderExcluirPode ser que por isso eu ainda tenha que me entender com Cristo, mas até hoje ELE não me recriminou...claro, é a minha posição e não prego isso aos meus, aliás, não prego sobre o o que não creio que faça parte de Graça.
Como sempre Juber, vc traz temas e textos para nos confrontar e fazer pensar !
Otimo !
Super abraço , pra vc e pra familia !
Alice,
ResponderExcluirFalar sobre dízimo costuma dividir opiniões. Há quem diga que ele é do tempo da lei mosaica, e não se aplica ao N.T. Outros continuam a exortar a prática do mesmo com base no conhecido texto de Malaquias ou São Malaquias para alguns, visto a importância que ele ganha nos cultos. Pessoalmente entendo que o dízimo não foi abolido por Cristo (Mateus 23:23); mas ele deve ser visto à luz do contexto do N.T. conforme I Cor. capítulos 8 e 9. . E sem maldiçoes; evocando a alegria, não o medo. O texto de Malaquias fala do Templo-Estado. A Igreja não é assim! Nossa ênfase na idéia de que aquele que não contribui é ladrão, põe aqueles que “cobram” no papel de sacerdotes-fiscais dos negócios de Deus na Terra.
Em Atos 5: 1-11, diz-se que dá quem deseja! Dar sem desejar, ou dar mentindo, gera morte, não vida!
Ananias e Safira foram exemplarmente disciplinados pela Liberdade que nasce da Verdade; e não a fim de gerar medo legalista na Igreja. Eles morreram por terem traído a Graça de dar ou não dar; de ser ou não. Eram livres para não dar; e, assim, não para mentir ao Espírito Santo!
Da minha parte não darei uma única oferta se minha motivação for medo (pois, desse modo, o que eu faço de nada vale; sem amor nada aproveita para mim).
Entretanto, não é porque não temo o devorador que deixarei agora de doar.
Não! Eu dôo por amor; e por saber que nada é meu; e por crer que tudo o que me vem às mãos, pagas as responsabilidades da vida, o mais deve ganhar significação espiritual filiada à gratidão e ao amor solidário e responsável.
A pessoa deve escolher causas que promovem o Evangelho e abençoam vidas e contribua com alegria; posto que isto é agradável a Deus.
Um abração.
o que seria entao dos ccb.E olha que conheço gente desta instituiçao prosperos tanto materiamente como espiritualmente.Esta ultima que é a prioridade a enfase que o senhor Jesus apresenta e nao o contrario como este mercenario aborda.
ResponderExcluirWebstter,
ResponderExcluirO pessoal da CCB também dá o dízimo. Simplesmente eles mudaram o nome da contribuição, em vez da palavra dízimo, dizem oferta. O dízimo é um dos principais cavalo de batalha da CCB contra as outras igrejas evangélicas. Quem escuta um membro da CCB atacar o sistema de contribuição nas igrejas evangélicas tem a impressão que na CCB não existe nenhuma forma de arrecadação de dinheiro. O sistema de ofertas na CCB funciona da seguinte maneira: 1. oferta da piedade; 2. Oferta para a compra de terreno; 3. Oferta para fins de viagem; 4, Oferta para conservação de prédios; 5. Oferta de votos.
No fim das contas, meu irmão, o dízimo tradiconal sairia mais barato. Sem contar quando chegam para um irmão na igreja e dizem em tom de profecia: "O Senhor está mandando o irmão dar x valor para a construção do templo".
Juber...adorei sua explainação sobre como vc vê o dízimo, e olha, pela primeira vez em muitos anos me fez refletir...
ResponderExcluirObrigada amigo,
vc como sempre é um manancial !
bjkass
Alice,
ResponderExcluirObrigado pela gentileza e amabilidade de sempre.
Abraço.
Juber, entrevsita com Pr. Anselo Melo lá no blog. Bjs!
ResponderExcluirinfelizmente juber nao é assim que a maioria ensina no reduto assembleiano, como voce explicou pra alice.E esta explicaçao é igualzinha que li do caio, ela me orientou muito.Certa vez em uma reuniao de obreiros um pastor disse,( quem quizer se ascender no ministerio tem que ser dizimista, é biblico). Ai fiquei pensando pode ser ate biblico, mais em momento nenhum Deus nos caloca na parede como o homem faz.Agora eu pergunto sera que o obreiro passaria a devolver o dizimo voluntariamente depois da afirmaçao do pastor? creio que nao, se passa a devolver, como muitos ja me disseram é por causa da imposiçao, nao ha voluntariedade.Certa vez um obreiro me disse que entregava o dizimo porque senao pega mau é mal visto.Esta é uma forma distorcida de ver o dizimo, deveria ser algo de gratidao e os irmaos nao serem discriminados.No caso da ccb a vantagem que os manos la nao sao marginalizados nesta questao de contribuiçao, experiencia propria por ter ficado ali durante tres anos.Deus nos abençoa nao porque devolvemos o dizimo mas porque ele nos ama, porque senao seria uma troca.
ResponderExcluirJuber mano, esses camaradas são umas pragas (e olha que eu vivi 5 anos na IURD). Sei muito bem como tirar um texto fora do contexto pra poder arrancar dinheiro (eu aprendi muito bem a fazer isso).
ResponderExcluirSão umas rapozas. A Naja é menos peçonhenta que esses crápulas. Seus interiores são apenas voltados ao lucro. São seres desesperadamentes corruptos, áptos a qualquer barganha para arrecadar mais e mais. Usam o medo, a intimidação, a culpa, a ludibriação, os promessas inalcansáveis e tudo que puderem para esfolar suas presas.
Enfim, são podres e nojentos. Eu também era assim, mas graças a Misericórdia Dele, Ele me salvou dessa lamaçal de imundície.
Quanto ao dízimo mano, nesse ponto discordo de você. Se você analisar, Jesus está se dirigindo (em MT 23:23) aos escribas, não aos seus discípulos. Assim como no sermão profético quando Ele diz:"Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;
Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes;E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa", está alertando aos israelitas que estiverem neste tempo na terra de Israel, pois apartir dai começaram a perseguição aberta do Anticristo aos judeus(e você melhor do que ninguém sabe disso)assim também nesta passagem está falando para aqueles que não cumpriam o principal da Lei: "o juízo, a misericórdia e a fé". E nem mesmo o contexto da passagem o assunto principal não é o dízimo e sim a hipocrisia dos tais. E fora esse texto entendido distorcidamente (na minha opinião)para validar o dízimo, você não encontra nenhum outro na boca de Cristo. Nem nas cartas você encontra mensão direta para se "cobrar" do dízimo ou que valide o mesmo.
Como a Alice dou a quem precisa. Dou para o próprio Jesus quando Ele vem a mim como fome, sede, nu, sem intermediários. Não que eu não possa fomentar uma viagem à Nigéria, por exemplo, mas sem a orbigação da quantia certa (10%).
Um dia teríamos que discordar um do outro não é? kkkkk.
Abçs Nele mano.
Webstter,
ResponderExcluirEu não posso dizer quanto aos outros, mas da minha parte, quando estou pastoreando uma igreja, ensino dessa forma. Os que já congregaram comigo, podem atestar isso. Sobre o Caio, o que sei, é de um vídeo dele sobre o dízimo no youtube, que gerou muitos comentários. Quanto a CCB, eu posso dizer que sei bem como eles geralmente pensam, com suas devidas exceções, pois tenho um primo que é Ancião.
Abraço.
Ednelson,
ResponderExcluirAcredito que discordamos mesmo quanto a interpretação de Mateus 23. Pois Jesus inicia o capítulo se dirigindo não somente aos escribas e fariseus, mas sim a todo o povo, que o estava ouvindo, sejam eles discípulos ou não.
Veja: "Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,
Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem". Mateus 23:1-3.
No texto, Ele em várias oportunidades critica a hipocrisia deles, mas disse poderiam continuar a dizimar, não devendo porém, esquecer da prática da misericórdia.
Não vejo problema quanto aos 10%, poderia ser mais ou menos. O mais importante é quem dê, o faça por amor e de coração, sem coerção e ameaças. E quem não concorda, que critique os que assim o fazem, conforme está no ensino de Romanos 14.
Um abraço.
Rô,
ResponderExcluirQue bacana essa iniciativa sua, nas entrevistas em estilo chat.
Vou dar um pulo lá.
Paz.
o tema deste assunto é fichinha pelo que eu ja ouvi juber, no nosso gueto assembleiano.Certa vez um pastor disse num culto de ensino,que quem nao da o dizimo nao vai ser salvo, um verdadeiro absurdo.Realmente na vida da igreja daquela epoca nas epistolas,cartas nao fala de porcentagem, mas da a ideia de proporçao.Agora a doaçao livre eu acho por um lado um risco de inicio para a avareza, pois temos sempre a tendencia pela nossa fraqueza e pelo o que o mundo ensina a fazer do nosso dinheiro um deus,e de dar as sobras para Deus.Um exemplo, uma pessoa que ganha 2000 reais, nao seria avareza ela doar apenas 20,00 reais?Creio que o ato de dizimar é um ato de fé,e as vezes esta fe nos falta. O interressante de tudo isto é que quando eu nao dizimo,Deus nunca me acusa,mas acusaçao do lado dos homens nunca falta.Em relaçao da igreja hoje nao ser templo,estado como no passado é verdade.Ouvi o caio dizer que os templos hoje sao maquetes copias do templo do rei salomao, justamente para centralizar as contribuiçoes naquele local, dizendo que é manipulaçao aqueles que dizem que se nao trouxerem os dizimos e as ofertas para o templo nao tem o devido valor,enfim para outros lugares e necessidades.Creio que devemos contribuir onde congregamos,mas dizer que se nao entregar so no templo nao tem o devido valor, ai eu concordo com o caio que é pura manipulaçao,pois nao estou vedado a quem quer que seja a ajudar,retirando assim de certa forma cercas imaginarias,e que a onde congrego é uma particula da igreja nesta terra e nao o seu total.Nao sou contrario ao dizimo mas nao julgo quem nao dizima.Nao sou contra o dizimo,mas especificamente malaquias 3 nao foi direcionado a nós,mas naquele periodo e momento.
ResponderExcluirPrezados uma correção no meu comentário ao Ednelson:
ResponderExcluirNo final do comentário onde se lê:
"Não vejo problema quanto aos 10%, poderia ser mais ou menos. O mais importante é quem dê, o faça por amor e de coração, sem coerção e ameaças. E quem não concorda, que critique os que assim o fazem, conforme está no ensino de Romanos 14".
Faltou a palavra não, no final da frase, sendo o correto assim:
"E quem não concorda, que não critique os que assim o fazem, conforme está no ensino de Romanos 14".
Obrigado.
Webstter,
ResponderExcluirO meu entendimento nas Escrituras quanto ao dízimo eu já disse nos comentários anteriores. Agora, não faço cavalo de batalha em torno disso e nem fico dizendo por aí para os crentes que sou contra isso ou aquilo. Simplesmente vou e dou meu dízimo conforme creio e ensino.
Agora vou deixar um conselho pessoal e de amigo:
Devemos congregar onde nos sentimos melhor, seja na Assembleia, na CCB, no Caminho da Graça e outros. Se não vai ocorrer três coisas:
1) a pessoa não fica bem consigo mesmo, porque não concorda com o ensino da igreja onde está;
2) o chefe da família, é um líder dentro de casa, e muitas vezes, a esposa e os filhos, podem se revoltar contra a igreja, devido as críticas do pai e marido;
3) perante os irmãos na igreja, o clima também não vai ficar bom, pois logo a pessao ganhará o apelido de "irmão do contra".
Portanto, se acredita que é na igreja x ou y, que está sendo ensinado o correto, deve-se congregar lá, pois do contrário, os três ítens acima vão ocorrer.
Um abraço.
só quis dizir que ha muitos equivocos,nao somente sobre este assunto,mais muitos outros no meio evangelico.Onde alguns mesmos polemicos voce publicou neste blog.
ResponderExcluirWebstter,
ResponderExcluirEntendi meu irmão, fica na paz.
Obrigado pela participação.
Um abraço.
Juber, o que está escrito em efésios 2, vs 13 ao 15,entre outros versículos que norteiam no NT, parece-me deixar clareza quanto à abolição, também do dízimo! como também com relação a circuncisão, por exemplo! Devo circuncidar? Não! porque devo dizimar? Porque devo manter uma ordenança da Lei(abolida por Cristo)? Será que não é algo abolido por Cristo, e estamos insistindo? Qual o principal conceito de igreja no NT? Cada ser humano templo do Espírito Santo, em Cristo Jesus, ou entre as paredes de um teto(santuários construídos por mãos humanas onde Deus não habita - At 17:24)? A Aliança está no coração e a contribuição independe da igreja (espaço físico) pois somos templo de Deus como seres humanos e devemos sempre fazer com alegria, pois é maravilhoso, o nosso Deus Criador nos libertou em Cristo Jesus lá na cruz do calvário. O amor está acima de tudo, meus irmãos! O Amor de Deus em nome de Jesus!
ResponderExcluirPaz do Senhor Jesus! Amém!
Sonival Bezerra.
Sonival Bezerra,
ResponderExcluirO dízimo já existia antes da lei, conforme se vê em Gênesis, quando tanto Abraão, quanto Jacó, dizimaram. Jesus não aboliu o dízimo conforme Mateus 23:23. O que o N.T. ensina conforme II Cor. capítulos 8 e 9, e que a motivação para se contribuir deve ser o amor, fazendo com alegria e não com medo.
Obrigado pela sua participação.
Irmão, Jesus também cumpriu à Lei! Abraão deu o dízimo dos despojos conquistados na luta contra aqueles reis, conforme relato bíblico, descritos no livro de Hebreus, mas,será que não foi voluntariamente? Ou o irmão entende que aquelas descrições orientam à continuar dizimando? Ou será que é possível continuar com o Novo pacto e com a Lei? Irmão, deixo essas interrogações porque, para mim, fica claro que Jesus sendo único salvador da vida unindo os povos independe de qualquer ordenança da Lei. O QUE É PRECISO PARA SER SALVO? A BÍBLIA NOS ENSINA!
ResponderExcluirA paz do Senhor Jesus, irmão! Deus abençoe à todos. Amém
Sonival Bezerra.
Sonival,
ResponderExcluirAcho que o irmão está fazendo uma confusão entre dízimo/lei/salvação. Em nenhum momento eu relacionei o dízimo a salvação. Abraão deu o dízimo e ponto. Se foi voluntário ou se era um costume local, a Bíblia não diz, apenas informa que ele deu. Jacó fez um voto e deu o dízimo e ponto. Todos eles foram antes da lei. Portanto o dízimo existe antes, durante e depois da lei, visto que Jesus não o aboliu conforme Mat. 23:23. O que mudou agora, foi a questão da motivação, pois o apóstolo Paulo, diz para contribuir não com medo ou por obrigatoriedade, mas sim com alegria, pois Deus ama, quem dá com alegria. Ao lermos as cartas de Gálatas e Hebreus, vemos que as leis cerimoniais se cumpriram em Jesus, mas as morais continuam vigentes, pois Jesus as confirmou nos Evangelhos. A salvação é pela fé em Cristo e pela Graça, e nesse entendimento nós contribuimos com alegria e responsabilidade.
Agora eles usam Saquitel de Dízimo iurd
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