quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Preciso de ajuda, profeta acabou com meu namoro e ainda me culpa por doença do pai!

Há algum tempo atrás, postei no blog uma matéria sobre dúvidas sobre profecia de uma jovem, a postagem gerou alguns comentários. Essa semana uma jovem evangélica me enviou um email desesperada com uma situação que está enfrentando causada também por profecia. Resolvi publicar as três correspondências da moça e minhas duas respostas para que possam também ser de ajuda para alguém que estiver passando pelo mesmo problema. É claro que para preservar a identidade da pessoa, eu omiti seu nome e a cidade onde mora, citando apenas o Estado da Federação e a denominação evangélica que a mesma pertence. Abaixo as correspondências.







Primeira carta:



Graça e Paz! Querido Pastor Juber Donizete, Vi uma matéria no blog cujo tema era dúvidas sobre profecia em 11/02/2011 contava a estória de uma jovem com dúvidas sobre "Profecia para Casamento"achei sábio e lindo o seu aconselhamento, não lhe conheço e vice e versa, mas me bateu um grande desejo de lhe enviar esse email com umas dúvidas. Pastor, sou evangélica da Assembleia de Deus na Paraíba, a minha dúvida é se existe Profecias para casamento? Pois conheci um rapaz na minha cidade que também é envangélico e começamos a namorar faz 03 anos, depois recebi um profecia de um pastor, que não me conhecia dizendo que meu namoro era de Deus, meus pais não aceitava o meu namoro, mas logo após essa profecia aceitou e estava tudo uma benção, e o determinado pastor até ficou amigo da minha familia. Depois de uns 2 meses em um jantar na minha casa, esse mesmo pastor profetizou novamente dizendo que o meu namoro não era de Deus, e que o meu seria outro que vinha do Rio Grande do Norte, e se eu não terminasse, Deus iria matar nós dois. Na mesma hora meus pais me pediram pra me terminar o namoro, colocarão tanta pressão qu quase enlouqueço. Sendo assim terminei o meu namoro, mas estamos sofrendo muito, eu e meu namorado por que nos amamos de verdade (esse fato é muito recente). Pastor Juber, estou aqui te pedindo uma orientação como homem de Deus e te perguntando se realmente existe "Profecia pra Casamento". Aguardo seus conselhos. Fica na Paz!







Resposta n° 1:



Graça e paz! Obrigado pela confiança ao relatar sua história. Sou pastor de uma congregação da Assembléia de Deus num bairro aqui de Uberlândia que tem alguns irmãos oriundos da Paraíba. São pessoas muito amadas. Sobre a sua dúvida, sinceramente que eu achei as atitudes desse pastor completamente sem sentido, sem contar que as intenções dele me pareceram bem duvidosas. Porque uma pessoa evangélica, independente se é pastor ou não, que chega e usa o nome de Deus para dizer que um namoro tem aprovação divina e depois diz o contrário e ainda cita até o lugar do outro pretendente, é uma situação bem esquisita.

Posso te dizer com toda a segurança pela minha experiência com Deus, e pelo que já estudei das Escrituras Sagradas que a profecia desse pastor não é de Deus. Ora, que negócio é esse de dizer, que uma hora Deus fala uma coisa, e depois vem e fala outra completamente diferente sobre um mesmo fato? De maneira nenhuma. A função da profecia no Novo Testamento é de edificar, exortar e consolar, não de fazer confusão na cabeça dos outros, pois a Bíblia diz que Deus não é Deus de confusão, mas de paz. Leia com calma I Coríntios capítulo 14, principalmente os versículos 3 e 33.

Outra coisa muito importante, Deus não é carrasco que sai matando os outros, como esse pastor disse, que se não obedecessem a profecia maluca dele (do pastor), Deus os mataria. Deus é amor e para conhecer a vontade dele é só olhar o modo como Jesus tratava as pessoas que encontrava. Afinal de contas, Jesus é o caminho, a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai a não ser por Ele. Jesus também disse que quem o vê, vê o Pai. Alguma vez você já leu na Bíblia, Jesus falando que Deus mataria alguém se caso não casasse com siclano ou beltrano?

Meu conselho para os jovens é que jamais terminem ou comecem qualquer namoro baseado em profecias. Namoro é para conhecer um ao outro antes de se casar. Se você e seu namorado (ou ex-namorado) se amam, não há motivo para vocês sofrerem por causa da profecia de ninguém, a menos que o motivo do término não foi somente esse.

Gostaria que você lesse essa resposta para o seu namorado e para os seus pais.

Que a paz do Senhor que não gera confusão guarde as mentes de vocês.

Pr. Juber







2ª Carta:



Pastor Juber, Muito obrigada, por ter me respondido, confesso que estou muito feliz, agora, isso aconteceu no mês de Setembro, e logo após essa profecia meu pai adquiriu uma doênça de "cirrose hepática", que já foi feito vários exames pra saber como ele a adquiriu, mas está sendo um mistério para medicina, ele só tem 10% do fígado, e é paciente passivo de transplante hepatico, porém ele é primeiro na lista de transplante. Mas o que quero dizer com isso, é que ele recebeu uma profecia que eu não posso ficar com o meu namorado, porque se não, ele não vai ficar bom, ou seja vai continuar doente. Isso procede Pastor? e eu escuto todos o dias que estou sendo culpada da doênça do meu pai. Sabe Pastor, isso dói, machuca muito, pois eu oro faço sacrificios á Deus pela melhora dele. Tem horas que da vontade de sumir, mas eu sei que Jesus está comigo e ele sabe como eu tenho andado diante dele, Pastor, tenho 23 anos, aceitei Jesus com 07 anos de idade mas nunca enfrentei algo tão doloroso. Desculpa lhe incomodar com esse meu relato, mas é porque preciso de uma orientação de alguém que seja realmente de Deus. Ontem dando uma olhada na internet encontrei o senhor, e como já falei meu coração pediu pra me entrar em contato, ore pela minha familia. Estou muito grata Pastor Juber, por ter me respondido! Fica na paz!!!







Resposta n° 2:



Fico feliz que aquelas simples palavras lhe tenham sido úteis. O fato do seu pai ter manifestado a doença hepática logo após o incidente com a profecia, não passou de uma infeliz conhecidência. Provavelmente a doença estava já incubada há tempos, mas só veio a se manifestar agora. Apesar da crença popular de que a cirrose hepática é uma doença de alcoólatras, todas as doenças que levam a inflamação crônica do fígado (hepatopatia crônica) podem desenvolver essa patologia:Hepatite autoimune, Lesão hepática induzida por drogas ou toxinas, Lesão hepática induzida pelo álcool, Hepatites virais B, C e D , Doenças metabólicas, distúrbios vasculares entre outras coisas.( Fonte da informação Wikipedia).

Infelizmente por falta de conhecimento bíblico, muitos evangélicos se comportam com profecia, da mesma forma que pessoas não crentes o fazem com a macumba, e com pais de santo. Você não é culpada da doença do seu pai, só porque quer continuar um namoro que o profeta ou profeteiro é contra. Mesmo se você tivesse cometido um pecado terrível, o que não é o caso, ainda assim não seria culpada da doença do seu pai. A Bíblia diz que Deus não pune um pai pelo pecado de um filho e nem um filho pelo pecado do pai, conforme Ezequiel
capítulo 18, versículos 4 e 20.

As doenças surgem na vida das pessoas, inclusive na dos cristões por várias razões: as causadas por algum pecado, as causadas por descuido com a própria saúde, e as que são permitidas por Deus, por algo que ele queira nos ensinar como o foi o caso do justo Jó.

Eu creio em profecias, mas elas tem que ser examinadas à luz da Bíblia e essa não condiz com o ensinamento de Jesus nos Evangelhos. Estarei orando por você, seu pai e sua família. Espero que ou ele seja curado antes da operação de transplante ou caso Deus permita ele passar pela cirurgia, que seja feliz no processo, que o organismo dele não tenha nenhuma rejeição ao novo órgão transplantado. E lembre, você é uma filha de Deus, amada por Ele, não desanime, fique firme com Jesus! Paz do Senhor, Pr. Juber.







3ª Carta:



Pastor Juber, grata mais uma vez por tudo, estou muito feliz senti paz por te me orientado sabiamente, eu creio que Deus vai fazer um milagre na vida do meu pai. Fica na paz. Feliz Ano Novo, que o Senhor Jesus conceda o que deseja o seu coração em dobro, é o que desejo ao senhor e toda sua familia!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A revolucionária mensagem do natal

Quando nasce um filho de um astro da música, do esporte, ou mesmo de um líder político, há uma imensa propaganda de markenting nos meios comunicação. Revistas e paparazzos, ficam a espreita pela primeira foto do rebento. Os pais negociam com emissoras de TV e revistas, cachês para divulgar a primeira aparição do bebê, diante das câmaras ou das lentes dos fotógrafos. Mas, como foi o nascimento do Filho de Deus, do Homem Perfeito, do Emanuel (Deus conosco)?


Durante séculos, os profetas hebreus deram algumas pistas, como que o Messias, nasceria de uma mulher, conforme o livro de Gênesis, que esta mulher seria uma virgem, conforme o profeta Isaías, que a cidade do seu nascimento seria Belém da Judéia, conforme Miquéias. Quando Jesus nasceu, a maioria das pessoas não ficaram sabendo.


O contexto do mundo na época do nascimento de Cristo, era interessante. No campo político, Roma, pelas armas, dava as cartas em grande parte do mundo civilizado de então, impondo seu direito romano. Culturalmente havia uma influência fortíssima dos gregos, seja como língua do comércio (o inglês da época), ou na filosofia, nas artes, na matemática e na religião. Muitos personagens famosos da história, já tinha deixado suas marcas, nas mais diversas áreas, como: Confúcio, Buda, Sócrates, Platão, Aristóteles, Alexandre O Grande, Júlio César e Cleópatra. Os judeus depois de serem dominados pelos babilônios, persas, gregos (os selêucidas), e de terem tido um pequeno período de independência sob os Macabeus; já desde 63 A.C, eram província romana. O preposto de Roma, era o rei Herodes, um tirano, que por volta dos anos 7 a 4 A.C, estava nos seus últimos dias. Depois do cativeiro babilônico, a idolatria foi deixada pelo povo de Israel. O foco do culto judaico passa a ser a Sinagoga, espalhadas pelo mundo grego-romano, apesar que ainda havia as celebrações e perigrinações ao templo em Jerusalém. É feita a primeira tradução das Escrituras, - a septuaginta, o V.T. traduzido para o grego. O Judaísmo passa a ter alguns partidos, como fariseus, saduceus e essênios. Os escribas, ganham certa proeminência entre o povo, e os partidários de Herodes, formam um grupo, chamado de herodianos.


Nesse ambiente histórico, nasce Jesus, que conforme Paulo escrevendo aos Gálatas diz: “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei”. Ao lembrar do Natal, penso que mais importante do que discutir sobre que data nasceu Jesus, se pode usar árvore de natal ou não, debater sobre o significado da estrela, dos presentes dos magos, é não esquecer a grande mensagem dos textos de Mateus e Lucas.Os textos chamados natalinos são todos de natureza revolucionária e marginal. José é maior que o machismo, e aceita sua mulher, sem poder explicar para ninguém a gravidez dela (isso se alguém tivesse descoberto), mas apenas aceita o testemunho de um anjo, e, ainda pior: num sonho. José torna-se marginal. Deflagra as chamas da revolução da dignidade.Os magos do oriente chegam conforme a Ordem de Melquizedeque, pois, sem terem nada a ver com a genealogia de Abraão, seguem uma estrela que anda no interior deles, e, caminhando nessa simplicidade discernem aquilo que os teólogos de Jerusalém só sabiam como “estudo bíblico”. Os que tinham a Escritura (os escribas), não tinham a Revelação. E quem nada sabia da Escritura tinha sabido o necessário acerca do Verbo pela via da Revelação. Uns sabiam o endereço: “Em Belém da Judéia...”, mas não tinham a disposição de sair do lugar, estando amarrados à idéia de que conhecer o texto leva alguém a qualquer lugar. Já os que perguntavam (os magos), estavam no caminho, e são eles os que chegam onde Jesus estava. Eles dão testemunho do potencial revolucionário do Evangelho para qualquer alma da Terra.


Esta é a revolução, conforme a Ordem de Melquizedeque.A velha Isabel dá a luz um filho. Seu velho marido não pode nem contar a história, pois fica mudo. É a revolução dos estéreis e mudos.O rei dos judeus não tem onde nascer! Esta é a subversão dos poderes!Pastores distraídos são visitados por miríades de anjos, e eles representam os homens de boa vontade. É a marginalidade da Glória!Nenhum dos sábios de Jerusalém discernem o Príncipe Eterno quando seus pais o levam ao templo para a circuncisão, mas apenas uma profetiza velha e um ancião sem significado religioso. A revelação não sabe os nomes dos sacerdotes! Ou seja: a começar da Encarnação como Natal (nascimento), o Evangelho é para aqueles que não se esperava que fossem discerni-lo.


A Revelação é quase sempre marginal!Os grandes atos de Deus não acontecem em Palácios, mas em choupanas e estrebarias. E a voz mais veemente do natal é a voz da virgem, da Maria simples, e que troveja a justiça de Deus sobre as nações. Ela é quem anuncia a grande subversão divina. E faz isto como um Cântico.Deus não é oficial. Abra seu coração e siga o Guia, conforme os magos. Seja generoso como José. Corajoso como Maria. Fértil como a estéril Isabel. Convicto como o mudo Zacarias. Alegre como aqueles que são acordados nos campos pela voz de anjos. Capaz de antever a salvação como esperança mesmo que você seja velho como Simeão e idoso como Ana.


Nas narrativas do Natal nas Escrituras não são as pessoas que vão a Deus, mas Deus que vai às pessoas. O Natal acontece como afirmação de que em Jesus, Deus se reconciliou com os homens. Assim, não se sinta excluído, pois, eu sei, nestes dias, Deus enviará corais de vozes interiores, e nos ajudará a discernir o caminho interior da estrela, e nos fará contentes com a Graça de Hoje, e que será a esperança de amanhã, para nós e para todos os humanos.


UM FELIZ NATAL A TODOS!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Hoje é um novo dia de um novo tempo que começou para a Globo e os evangélicos! Ou será um me engana que eu gosto?

A Rede Globo transmitiu neste domingo, 18, o Festival Promessas, evento que reuniu nove nomes da música gospel no Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro. Os cantores do segmento comemoraram a abertura da emissora que nunca teve muita proximidade com os evangélicos, mas por outro lado diversos fiéis questionavam se aparição é válida para promover o evangelho.


O público era de 20 mil pessoas --um décimo do esperado. Ainda assim, o canal faz do evento cartão de visitas para uma fatia de audiência em ascensão: estima-se que mais de 20% da população brasileira seja evangélica. O festival teve tratamento VIP na Globo e consumiu R$ 2,9 milhões da Prefeitura do Rio.


Ibope da emissora
Muitos acreditavam que os interesses da Globo era apenas para alavancar o ibope que tem diminuído nos últimos anos. Se esse era o real objetivo, então ele foi alcançado, pois o programa teve 13 pontos de audiência (cada ponto significa 58 mil de tvs ligadas) quase o dobro do ibope registrado entre as 13h e 14h do domingo passado que teve apenas 7 pontos.


Um dos momentos do evento mais comentados nas redes sociais foi quando a cantora Ana Paula Valadão, juntamente com o grupo Diante do Trono, declarou o versículo de João 3:16, todos os milhões de telespectadores ficaram sabendo do amor de Deus.
Conforme foi adiantado por Regis Danese, a direção do festival não censurou os cantores de fazerem ministrações e adorarem a Deus da mesma forma como fazem nas igrejas.
Ana Paula Valadão escreveu uma curta frase expressando seu sentimento sobre o sucesso da programação: “O Brasil é de Jesus!”.


Diretor do núcleo responsável pelo Promessas, Luiz Gleiser diz "reviver a epifania" dos anos 90, quando detectou a existência de audiência ávida pelo sertanejo, gênero que viria a explodir.
A estratégia de aproximação começou há dois anos, após o "Jornal Nacional" fazer uma série de reportagens sobre trabalho social de igrejas. Desde então, a rede tem dado destaque em seu noticiário a eventos da comunidade evangélica. A presença de músicos gospel nos programas de Xuxa e Faustão cresceu, e há planos para um programa aos sábados.


O problema é que parte do público-alvo ainda é cética quanto às intenções globais. O pastor Ariovaldo Júnior usou seu Twitter para criticar os cantores que aceitaram participar do festival. “Acha mesmo que esse tipo de coisa na TV beneficia o Reino? Isso aí é o tipo de coisa que Jesus expulsou do templo no chicote!”, disse ele.
Ariovaldo critica o evangelho pregado nessas canções e diz não é o evangelho de Jesus, mas de Mamon. A resposta foi dada para uma tuiteira que tentava convencê-lo de que o espaço dado pela Globo faria a Palavra de Deus chegar mais longe.”Eu definitivamente não tenho nada a ver com essa corja gospel. O evangelho que conheço não é essa palhaçada”, criticou.
Por outro lado muitos pastores comemoravam o espaço dado ao público, já que hoje os evangélicos representam 20% da população brasileira.


Silas Malafaia e a Globo
Em 2010, o pastor Silas Malafaia --ligado à Assembleia de Deus e ex-detrator do que julgava ser a "emissora oficial da Igreja católica"-- reuniu-se com João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo, e sugeriu o festival.
A Globo confirma o encontro e diz que "coincidiu com intenção antiga de se aproximar mais do segmento gospel". Circulam nesse mercado R$ 2 bilhões anuais.


O pastor Silas Malafaia, que de acordo com a Folha de São Paulo seria o grande idealizador do festival, também comemorou a programação em seu Twitter, e não foi só isso, ele também pagou por uma das propagandas exibidas nos intervalos do programa Festival Promessas.


Para Malafaia, o baixo quórum no Promessas é parcialmente explicado por "evangélicos desconfiados" após anos "apanhando" da rede. A relação entre emissora e igrejas, de fato, já viu dias piores. Como em 95, quando Edson Celulari viveu um pastor pilantra na série "Decadência". Hoje, a Globo é acusada de querer entrar num jogo cujas regras desconhece.
Para o próprio Malafaia, a rede "tem doutorado em tecnologia, mas em mundo evangélico é analfabeta".Reportagens da Globonews sobre o festival, por exemplo, usaram termos como "fãs" e "ídolos" --o que ofendeu alguns fiéis, pois sua crença rejeita a idolatria.


Briga de pastores


A mudança da Globo acontece enquanto os principais líderes neopentecostais --Edir Macedo, da Igreja Universal, Valdemiro Santiago, da Mundial do Poder de Deus, R.R. Soares, da Internacional da Graça de Deus, e Malafaia-- deflagram briga pública.
"A aproximação da Globo se dá principalmente com os adversários de Edir Macedo", diz o pesquisador Ricardo Mariano, da PUC-RS.


O maior ataque veio em novembro, quando o "Domingo Espetacular", da Record, controlada por Macedo, exibiu vídeo crítico à prática de "cair no espírito" --em que o fiel sofre uma espécie de "desmaio". Em setembro, Macedo já havia criticado os que fazem a cerimônia, como Ana Paula Valadão, da banda Diante do Trono, um dos nomes do Promessas. Na mesma declaração, criticou "99% dos cantores gospel".
Em nota, a Universal afirmou considerar excelente a aproximação de outros canais com os evangélicos.

Fontes: Folha Online e Gospelmais

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Silas Malafaia, música gospel e TV Globo - Tudo a ver?

Através de seu Twitter o pastor Silas Malafaia elogiou o espaço que a Rede Globo tem dado para a música gospel. Ele se referia exatamente ao Festival Promessas que foi gravado no último sábado, 10, e será transmitido no dia 18 às 13 horas.
“Vamos explodir a audiência da Rede Globo no domingo as 13h! O nome do Senhor será glorificado! 1 hora de louvor e adoração!”, escreveu o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo.
Assim que postou essa mensagem, vários tuiteiros contestavam o apoio de um pastor à emissora que sempre foi a “inimiga” dos evangélicos e diziam que o interesse da Globo é apenas comercial.
Malafaia que controla a Central Gospel Music pediu menos hipocrisia aos internautas e ainda os indagou: “Por algum acaso as editoras, e gravadoras evangélicas não tem interesse comercial?”.
Ao perceber que a polêmica se instalou no microblog, Malafaia foi mais enfático e fez um discurso encerrando seu posicionamento sobre o tema. “Vamos deixar de ser ‘Trouxa’! A Biblia diz que onde pisarmos o lugar será nosso. Vamos tomar conta desta “potroca”. Gloria a Deus!!”



Silas Malafaia já afirmou várias vezes que ainda teria um programa na emissora carioca, ao mesmo tempo em que profetisa programas evangélicos nas emissoras, e investe nelas, ele critica o fato da Rede Record, que pertence ao bispo Edir Macedo, não dar espaço para programas religiosos e usar o dízimo dos fiéis para patrocinar novelas e programas seculares.
Ao tentar atrair o público evangélico, a Globo, que já é a emissora de maior sucesso no país, pode dobrar sua audiência e conquistar o público que nos últimos anos tem se distanciado e evitado assisti-la.


Por outro lado a Record tem afastado os evangélicos pentecostais, principalmente depois que o programa Domingo Espetacular transmitiu uma reportagem contra o “cair no espírito”, prática comum entre as igrejas pentecostais.



O Festival Promessas, promovido pela TV Globo no último fim de semana, no Aterro do Flamengo, teve média de público distante do esperado. Além do mau tempo, a ausência de nomes como Soraya Moraes e Aline Barros, que não são contratadas da Som Livre, empresa das organizações Globo, colaborou para que o público presente fosse apenas 10% do esperado pela emissora.




Especialistas apontam para uma rejeição por parte dos evangélicos à uma produção da Globo, que é considerada a mais católica das emissoras abertas brasileiras. Segundo o site O Verbo, a organização de um evento gospel não é tão simples, e os especialistas entendem que os detalhes do segmento gospel pegaram a emissora de surpresa, dando mostra de que a TV Globo não está preparada para uma megaprodução no ramo.

Há agora, a expectativa de que com o incentivo do pastor Silas Malafaia, que convocou seus seguidores no Twitter para assistirem ao programa que vai ao ar no próximo Domingo, a audiência seja grande. Um dos pontos frisados por jornalistas especializados em televisão é que por falta de empenho das denominações, o público não se sentiu motivado a comparecer.
Os artistas que participaram do Festival que teve oito horas de duração foram Pregador Luo, Eyshila, Damares, Ludmila Ferber, Regis Danese, Fernandinho, Fernanda Brum,Davi Sacer e Diante do Trono.



Fontes: Gospelprime e Gospelmais



Comentário:



A Globo montou uma estrutura de palco e som para esse evento, semelhanto ao usado no Rock in Rio/2011, mas não conseguiu o público esperado, somente 10% do previsto. Acredito que não foi só a chuva e ausência de outros cantores que foram os responsáveis pela ausência da multidão esperada. A Globo esqueceu, ou tentou ignorar um detalhe em se tratando dos crentes: de combinar com os líderes denominacionais. Essa inegável influência, não pode ser subestimada. Só para comparar, veja a expectativa de público de outros eventos evangélicos no Aterro do Flamengo nos últimos anos:


Igreja Mundial (20/4/11): 50 mil pessoas (esperavam reunir 2 milhões);
Igreja Universal (21/4/10): 1 milhão de pessoas (1,5 milhão segundo a igreja);


Em janeiro de 2013 com a presença do Papa Bento 16, está previsto acontecer lá o principal encontro da Jornada Mundial da Juventude, esperando receber mais de 1 milhão de pessoas.


Agora, uma coisa que me chama a atenção, é a posição do Pr. Silas Malafaia, que em 1995, defendia o Macedo, e profetizava a falência da Rede Globo, agora aparece fazendo o papel invertido, encentivando o povo a ver a Globo e atacando o Macedo e a Record. Não estou dizendo que ele não direito a mudar de opinião, porque eu também já mudei em relação a muitas coisas, mas é a forma enfática que ele se posiciona e depois vira a casaca para o outro lado do expectro.


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Deus de pobres e ricos

Tenho visto muitos carros adesivados com frases como “Presente de Deus” ou “Foi Jesus quem me deu”. Se por um lado isso revela fé, adoração e agradecimento de motoristas fieis às suas crenças, por outro me faz pensar se o Deus que as pessoas crêem é um Deus que incentiva as relações de consumo do capitalismo moderno. Pensar que sim, frente às desigualdades sociais e a existência de pessoas em estado de miserabilidade, colocaria em xeque o pressuposto de uma justiça divina.
Será que o Deus que as pessoas crêem é aquele que “presenteia” seus filhos com o carro do ano, a casa no condomínio ou a roupa de grife? Não deveria ser um que torna as pessoas melhores, mais conscientes e solidárias? Se tudo na indústria do consumo é norteado pelas tendências ditadas pelos fabricantes e seus comunicadores, não seria este consumo um exercício da mesma vaidade contestada pelos ensinamentos cristãos? Não é contraditório, portanto, achar que Deus presenteia com bens os seus seguidores? Mais além, não compromete a identidade humana, e, no caso dos fieis, a identidade cristã, expressar-se no mundo por meio de posses e não da personalidade?
Penso que uma força motor no seio de qualquer igreja é a ânsia pela prosperidade financeira de seus frequentadores. Em decorrência, acaba sendo esse também o apelo dos dirigentes para conquistar cada vez mais adeptos.
Nessa perspectiva, a engrenagem se instala. Os fieis que querem a paz de uma vida estável, o líder religioso que fomenta esse desejo e recebe deles uma fatia de suas conquistas materiais e a igreja, qualquer igreja, que também se estabelece próspera, assemelhando-se cada vez mais a uma empresa, até mesmo com marketing próprio para divulgá-la.
Nessa semelhança, ela também convive com níveis de hierarquia e de poder e relações por conveniência. Não entramos aqui no mérito se a empresa igreja estabelecida a partir dessa relação oferece, com obras e projetos sociais, a sua contrapartida à sociedade, e nem aprofundamos na representatividade crescente de segmentos religiosos no meio político para garantir a perpetuação do “negócio”.
O que se questiona aqui é a relação direta que muitos religiosos dão às suas posses com a fé que têm em Deus. Não deixa de ser uma forma tranquila de abstrair-se de um mundo cheio de injustiças sociais e isentar-se de qualquer responsabilidade sobre elas.
Do meu ponto de vista, penso que cada um tem as posses pelas quais trabalha e refletem aquilo que valoriza na vida. Se elas determinam quem é a pessoa e se resultam de procedimentos honestos ou de uma “intimidade” com Deus, já é outra história.




Meu Comentário: Eu não escrevi esse texto, mas gostaria de ter escrito. O autor é Carlos Guimarães Coelho, jornalista e produtor cultural e crédulo de que as artes, em todas as suas modalidades, têm poder transformador, colunista do jornal Correio de Uberlândia. Pelo que andei pesquisando, o autor não é evangélico, e assim que o texto foi publicado no jornal local de maior circulação na nossa cidade, surgiram comentários diversos, seja elogiando a matéria ou criticando. Um dos que criticaram o fez no melhor estilo de corporativismo evangélico, dizendo que não se pode julgar as pessoas pelo adesivo do carro e que tem gente que escreve sobre cristianismo sem conhecer a Palavra de Deus. Logo em seguida, metralhou alguns versículos muitos usados na teologia da prosperidade e disse que Deus é o dono do outro e da prata e que desigualdades sociais são frutos de governos distante de Deus. Para completar a crítica, ainda sacou a eterna queixa de preconceito contra os evangélicos. Eu fiquei lendo aquilo e pensei: "Gente, o autor do texto, independentemente se professa alguma religião ou não, se já leu a Bíblia ou não, o que interessa é que ele entendeu perfeitamente o sentido do Evangelho de Cristo ao questionar se a identidade cristã deve se expressar no mundo por meio de posses ou da personalidade! Foi isso o que Jesus quis dizer quando falou que pelos frutos se conheceria a árvore. Esse mês se comemora o natal, boa hora para lembrar que quando Cristo nasceu, os entendidos da Bíblia naquela época, sabiam a cidade que o Messias haveria de nascer, mas quem encontrou Jesus, foram os que eram considerados "pagãos" (magos) para os mesmos, ao seguirem uma estrela.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Nova indústria da fé ameaça poder da Universal do Reino de Deus






Fundada há apenas 13 anos, a Igreja Mundial do Poder de Deus anunciou a construção de um templo para receber cem mil pessoas, mas que pode abrigar até 150 mil, segundo publicações evangélicas. A obra, com capacidade superior à do Maracanã, simboliza o crescimento da mais nova entre as grandes instituições neopentecostais do país. Ancorada na promessa de realização de milagres, como a cura do câncer e da Aids, a Mundial vem conquistando fiéis a cada mês e ameaça a hegemonia da Igreja Universal do Reino de Deus.
Liderada pelo autodenominado apóstolo Valdemiro Santiago, um mineiro da cidade de Cisneiro, de 48 anos, alto, negro, de fala simples e forte sotaque do estado de origem, a Mundial diz inaugurar entre dois e três templos por semana. Contabiliza, oficialmente, cerca de 3.200 sedes, mas o próprio Valdemiro diz pagar 4.500 mil aluguéis por mês. Criada em 1977, a Universal tem cerca de 5.000 templos.
— Entre as igrejas neopentecostais, a Mundial é a que mais abriu novas sedes nos últimos anos — afirma Antônio Flávio Pierucci, professor de Sociologia da Religião na USP.
A Mundial surgiu de uma dissidência da Universal. Por 20 anos, Valdemiro trabalhou na igreja de Edir Macedo e chegou a bispo. O rompimento aconteceu em 1997. Os motivos são um mistério no meio evangélico.
— No momento em que a Mundial mais ou menos clona o nome (Universal), significa concorrência, declaração de guerra — diz Pierucci, que não vê ameaça ao domínio da Universal.
No momento, as duas igrejas duelam por causa de seus templos gigantes. Ano passado, a Universal iniciou, no Centro de São Paulo, a construção de uma réplica do Templo de Salomão, erguido pelos judeus em Jerusalém no século XI antes de Cristo. Este ano, Valdemiro anunciou a criação da Cidade Mundial, próxima ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo.
— São quase dez alqueires (240 mil metros quadrados). É o maior templo da história da humanidade. O sonho é ter um lugar para botar uma multidão, para servir, glorificar, adorar o meu Deus — diz o apóstolo da Mundial em vídeo na internet.
Nas imagens exibidas na TV e em cartazes nos templos, o local já tem o logo da igreja. No mundo real, ainda abriga uma transportadora de carga.
— Vamos inaugurar em janeiro. Não temos de fazer obras, só adaptações. Dependemos de projeto para saber quantas pessoas vão caber. Serão mais de cem mil — diz Mateus Oliveira, sobrinho de Valdemiro, responsável pela área administrativa.
Em outra gravação, Valdemiro diz que, por causa do templo, a despesa mensal da Mundial é de R$ 30 milhões — o que inclui gastos com aluguéis de templos e espaços em emissoras de rádio e TV. No Canal 21, do grupo Bandeirantes, são 22 horas diárias de programação. A Mundial tem duas horas diárias na Rede TV! e quatro na Bandeirantes, durante a madrugada. Em um de seus cultos no canal 21, Valdemiro contou o início da sua igreja.
— Tinha seis membros. Lembro que uma vez fizemos uma celebração para 13 pessoas, um delas era o mendigo que morava na frente da igreja. A gente distribuía folhetos nas casas antes da celebração. Os pastores (da igreja e as famílias) dormiam todos numa casa só, no chão.


Mansão, helicópteros...



Ele e a mulher, a bispa Francileia, de 46 anos, moram num condomínio de luxo em Alphaville, na Região Metropolitana de São Paulo. Usam helicóptero e avião para se deslocarem.
— Hoje, tenho o fogão que eu quiser. Como o que quiser, moro onde quiser. Não dependo dez centavos da igreja, nenhuma moeda da igreja, você que frequenta sabe disso — conta o líder da Mundial no vídeo.
Valdemiro é dono, com a mulher e um terceiro sócio, de uma empresa de comunicação e uma gravadora de CDs. Francileia ainda é sócia da editora de livros e DVDs da igreja. Em 2010, o nome da igreja parou nas páginas policiais, quando dois pastores foram presos pela Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso do Sul. Levavam fuzis que abasteceriam traficantes, disse a polícia.
Como em outras denominações neopentecostais, pedidos de doações são escancarados.
— A Bíblia diz que aqueles que não devolvem o dízimo estão roubando a Deus — afirmou Valdemiro, num programa.
Para o sociólogo Flávio Pierucci, a diferença da Mundial é a centralização das ações por Valdemiro. Apesar de propagar milagres, quando teve problemas no joelho, Valdemiro apostou na medicina tradicional. No dia 21, foi operado no Hospital Albert Einstein, uma das melhores unidades privadas do país.




confira o vídeo da reportagem aqui.
foto: Fernando Donasci / O Globo, via Pavablog.




Meu Comentário: Essa matéria do jornal O Globo, demonstra para mim o seguinte: Se para o mundo, a igreja hodierna é a pura representação de uma indústria, comércio, empresa, negócio, então o sentido de existência dela está completamente divorciado do que Jesus queria que seus discípulos fossem. Cristo disse que o mundo odiaria seus discípulos, assim como o odiou, mas esse ódio seria porque os discípulos através de sua vida e mensagem, demonstrariam algo completamente contra o sistema iníquo, conhecido como "mundo". Mas o que estamos vendo é que "igreja" não é diferente dos sistema mundano existente, antes quando atrai oposição, não é pela mensagem proclamada e praticada de Jesus e sim porque ele se tornou apenas, "um poder rival" ao que aí está.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Justiça Eleitoral condena Pastor Caio Fábio por Dossiê Cayman












A Justiça Eleitoral condenou o pastor evangélico Caio Fábio D’Araújo Filho a quatro anos de prisão por seu envolvimento no chamado “dossiê Cayman”. O conjunto de papéis comprovadamente falso surgiu como tentativa de incriminar a cúpula do PSDB na campanha de 1998.
Único condenado pelo episódio até agora, D’Araújo foi considerado responsável por elaborar e divulgar o dossiê, incorrendo em crime de calúnia, agravado por ter envolvido o então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Ele pode recorrer. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
A sentença é baseada em uma investigação da qual participou também o FBI, a polícia federal norte-americana. Ela diz que o pastor preparou os papéis com um grupo de empresários em Miami, com o objetivo de vender a informação a adversários dos tucanos. Ele nega.
O documento apontava a existência de uma empresa e de contas que seriam controladas por FHC, à época candidato à reeleição, pelo então governador de SP, Mario Covas, que também buscava novo mandato, e pelos tucanos José Serra e Sérgio Motta.
O conjunto de papéis mostrava depósitos de US$ 368 milhões nas contas. O dinheiro teria sido resultado de propina após a privatização do setor de telecomunicações. Os depoimentos que integram o inquérito detalham como cópias do dossiê circularam entre adversários do PSDB como José Dirceu, Paulo Maluf, Ciro Gomes, Marta Suplicy, Leonel Brizola e Benedita da Silva, além do advogado e ex-ministro da Justiça Marcio Thomaz Bastos.
O inquérito inclui um depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, adversário de FHC na eleição. Lula confirma ter tido ao menos dois encontros para tratar do assunto, um deles com o pastor e outro com o ex-ministro Luiz Gushiken.
Ao tomar conhecimento do caso, Lula pediu a Thomaz Bastos, então advogado da campanha, que checasse os documentos, segundo a investigação. Como seriam falsos, o PT não teve interesse na história. O pastor nega participação na elaboração e na divulgação do dossiê. “Tenho a consciência absolutamente tranquila. Não estou nem um pouco preocupado".




Fonte: site Terra e Folha Online.




Meu Comentário: Pelo jeito o ano de 1998 ainda anda dando muita dor de cabeça para o Caio Fábio. Nesse ano (1998) ele se divorciou de sua esposa, revelou ter um caso extraconjugal com sua secretária e se envolveu nessa confusa história política do Dossiê Cayman. Quem entrou na igreja evangélica depois de 1999, e vê o Caio Fábio apenas por suas denúncias constantes via Youtube contra algumas lideranças evangélicas, não faz idéia do que ele realmente representou no movimento evangélico brasileiro nas décadas de 80 e 90. Era um verdadeiro ícone. Pregador concorrido, escritor que vendia milhões, fundador de uma grande obra social no Rio de Janeiro, admirado por evangélicos fossem eles, históricos, pentecostais, e até neopentecostais. Autodidata, mesmo sem ter feito curso teológico ou acadêmico era convidado para falar em várias instituições educacionais, sendo considerado teólogo, intelectual e pensador evangélico. Tinha um famoso programa em rede nacional na extinta TV Manchete aos sábados que era muito assistido. Depois ele adquiriu uma revista, uma editora e a concessão de um canal a cabo. Foi um dos pioneiros em promover viagens a Terra Santa. Era admirado por personalidades dos mais diferentes vertentes, sejam elas dos meios seculares ou religiosas. Jonh Stott considerava Caio como o "Billy Graham brasileiro" e Russell Shedd o chamou de "maior pensador evangélico" do Brasil. Depois de sua queda, Caio Fábio se desligou do Ministério Presbiteriano, permanecendo apenas como membro da Catedral Presbiteriana do Rio. Em 2001 se casou novamente e no mesmo ano iniciou o movimento no Rio de Janeiro, chamado "Café com Graça". Em 2004, perdeu um filho em trágico acidento e se mudou para Brasília, fundando o movimento "Caminho da Graça", que possui várias filiais ou estações no Brasil e no exterior. Um instrumento muito importante no seu recomeço ministerial foi o seu site (caiofabio.net). Em 2007, ele fez um apelo através do seu site para conseguir contribuições para voltar a TV em rede nacional, mas não conseguiu. Então em 2008, ele montou uma tv na web, chamada de Vem & Vê TV, com vários acessos. Esse processo que parecia que havia terminado em 2005, no Ministério Público Federal, ressurge agora estranhamente na Justiça Eleitoral, treze anos depois do ocorrido. Caio Fábio para mim, representa um homem que foi e continua sendo usado por Deus, apesar de tudo. Ele ainda possui uma mensagem para esta geração, e a maior delas é que somos apenas barro, sujeitos a erros e acertos. E fica a lição para todos que se aproximam do poder seja ele político, econômico ou religoso; de que os nossos pés são de barro e que uma pedra, principalmente se for a "Pedra de Esquina" pode por uma grande estátua (nossas construções humanas) abaixo de uma hora para outra.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Obra teológica pentecostal afirma que a Igreja passará pela Grande Tribulação








A Editora Vida lançou há poucas semanas Teologia sistemática: uma perspectiva pentecostal (homônima da obra lançada pela CPAD em 1996), da autoria de J. Rodman Williams (1918-2008), conhecido teólogo do movimento pentecostal-carismático. Alguns blogueiros assembleianos já a mencionaram, mas parece que ainda não leram ou não chegaram à seção das “últimas coisas”. Isso porque, embora eu tenha destacado o assunto da Grande Tribulação, Williams praticamente desfaz todas as crenças baseadas na planilha dispensacionalista, xodozinho dos nossos mestres pentecostais.
Com relação ao tema do título, o autor contesta a base dessa doutrina, afirmando que “a argumentação de que Apocalipse evidencia uma espécie de remoção antes da tribulação não pode ser provada. Afirmar, e.g., que as muitas referências aos ‘santos’ em Apocalipse não se referem à igreja é um erro sério. ‘Os santos’, em todo o NT, são os crentes em Cristo: eles são a igreja. Além disso, ao longo de sua história, desde o tempo de Cristo, os santos tiveram de enfrentar perseguição” (p. 1067).
Para Williams, portanto, o arrebatamento da Igreja ocorrerá após a Grande Tribulação. Isso implica que a doutrina da vinda de Jesus em duas fases (uma antes outra depois da Tribulação) também não se sustenta: “Um arrebatamento privado e invisível e uma vinda pública e visível não podem ser dois eventos, mas dois aspectos do retorno que ‘todo olho’ verá” (p. 1080).
Na questão do Milênio, ele também não crê que se trate de uma era futura, como pregam os pré e pós-milenaristas, preferindo entender que “o Milênio é agora. Cristo está reinando hoje, e seu povo reina com ele. [...] Durante toda a era milenar, Satanás se encontra afastado (Jo 12.31; Ap 20.3), no sentido de ser totalmente incapaz de impedir que o evangelho seja transmitido às ‘nações’ (seu reinado de engano terminou). [...] Quando enfim a Igreja completar sua tarefa de testemunha, o Milênio terminará, e Satanás será libertado, sendo-lhe permitido enganar e reunir ‘as nações’, a fim de tentar um ataque final contra o Reino espiritual de Cristo. Então Cristo retornará — depois do Milênio — para destruir Satanás e seus acólitos, e presidir o juízo final e a era futura” (p. 1125).
Claro que os argumentos são bem mais abrangentes, porém a minha intenção aqui é apenas destacar esses pontos e, quem sabe, suscitar alguma discussão. Williams foi um teólogo sério e respeitado, e acho que a sua obra ainda vai dar o que falar… depois que os pentecostais brasileiros a descobrirem.





Comentário: Em se tratando de estudo sobre escatologia, quando se fala em amilenismo, pré-milenismo, histórico ou dispensacionalista e pós-milenismo, o que eu sei é que não sou “dispensacionalista”, pela simples convicção essencial acerca da total impossibilidade humana de criar um roteiro para a volta de Cristo. Assim, eu digo: não sei nada sobre o roteiro da volta de Jesus. Mas sei que ELE VAI VOLTAR! Quero, todavia, deixar claro que creio que Jesus pode voltar Hoje. Tudo o que diz respeito a Deus acontece num dia Chamado Hoje. É como um ladrão de noite!






quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A guerra santa da record e o cair no espírito

O programa "Domingo Espetacular", da Record, entrou no último domingo na "guerra" declarada por seu proprietário, Edir Macedo, às novas correntes pentecostais. O ataque foi contra as igrejas e congregações que admitem ou pregam o chamado "cair no espírito".
Trata-se de uma prática em que o pastor ou líder religioso toca o corpo do fiel, e este tem uma espécie de "desmaio", que é chamado também de "Desmaio do Espírito Santo". A prática já fora atacada diretamente por Macedo em um programa da IurdTV em setembro. Na época, o alvo foi a cantora Ana Paula Valadão, da banda gospel Diante do Trono.


O bispo se referia ao encontro da banda e da vocalista com um pastor, no qual a cantora desmaiou após ter sua cabeça tocada pelo religioso. Comandada por Romualdo Panceiro, considerado por Macedo como seu herdeiro espiritual, Ana Paula virou alvo de chacota nos programas da IurdTV
A reportagem de ontem do "DE" durou cerca de 40 minutos. A Record infiltrou produtores e repórteres com câmeras escondidas em cultos. Um dos produtores da emissora foi tocado por um pastor "do desmaio" por vários minutos, mas o produtor não desmaiou. O pastor desistiu.
"Comandados por um líder religioso, os fiéis ficam imóveis, caem e se debatem, em transe, no chão; muitas vezes, todos ao mesmo tempo. O "Domingo Espetacular" investigou o fenômeno e entrevistou ex-fiéis, psicólogos e neurologistas", disse a locução do "Domingo Espetacular" na abertura da reportagem.


A reportagem revoltou outros líderes religiosos, inclusive aqueles que não professam a prática do "cair no espírito", como Silas Malafaia. A ira se propagou pela internet. A hashtag #vergonharecord chegou ao ranking de mais postadas (trend topics).
Diferentemente do que o bispo Macedo e a produção do programa afirmam, não são apenas evangélicos que praticam o "cair no espírito". Há padres que têm feito o mesmo em igrejas católicas.


Motivos
A pergunta é: por que Macedo iniciou a briga com outros evangélicos? Uma das hipóteses é que ele teme que essas correntes e linhas tirem ainda mais fiéis da Igreja Universal.
Bandas como Diante do Trono e outras de estilo gospel, que comandam núcleos e congregações, já vinham sendo alvo de Macedo, que as vê como ameaça ao seu "rebanho". A expansão de mais uma denominação, a do "desmaio no espírito", pode ter agravado esse temor. Daí o ataque na forma de jornalismo.


A reportagem do Domingo Espetacular é grande mesmo: são quase 40 minutos ininterruptos, praticamente o equivalente a um "Globo Repórter" sem intervalos comerciais.
A esta altura todo mundo já sabe que o assunto em foco era o "cai-cai", o termo pejorativo que a emissora escolheu para se referir ao "cair no espírito" - o desmaio místico que os fiéis de algumas denominações evangélicas experimentam durante os cultos. Um transe provocado pelo Espírito Santo, dizem os crentes; pura embromação, revida a TV ligada a Edir Macedo.


O Twitter explodiu em reações contrárias, e Silas Malafaia, com sua delicadeza habitual, gravou um vídeo atacando a Record. Estamos assistindo a uma guerra entre líderes evangélicos, e a razão é óbvia: o IBGE apontou, nos dados de seu último censo, que a Igreja Universal do Reino de Deus perdeu nada menos do que 24% de seu rebanho entre 2003 e 2009.
Ou seja: mesmo com seu império midiático, a IURD manteve apenas três de cada quatro fiéis conquistados no início da década passada. É uma sangria e tanto. O mesmo recenseamento aponta que estas ovelhas desgarradas não migraram apenas para as denominações rivais. Muitas se tornaram "freelancers", sem ligação formal a nenhuma igreja, muitas vezes frequentando os cultos de várias delas ao mesmo tempo.


Há tempos que se sabe que há uma disputa ideológica pelo controle da programação da Record. Parte da direção da emissora defende uma linha mais "secular" como arma na conquista da audiência. Outra parte prefere que a relação entre o canal e a IURD seja ainda mais nítida, com programas religiosos invadindo o horário nobre.
Foi esta última facção que venceu o embate no domingo passado. A "Grande Reportagem" teve pouco de jornalismo e muito de propaganda, para não dizer pregação. As mesmas imagens foram repetidas inúmeras vezes, especialmente as mais grotescas - onde fiéis de igrejas americanas apareciam andando de quatro e uivando como cães.


Os depoimentos também foram escolhidos a dedo: só de gente "desiludida" com o "cai-cai". Ninguém do outro lado foi procurado, quebrando assim a regrinha mais básica do bom jornalismo. E tudo isto ao som de uma trilha bombástica, que insinuava espantosas revelações a qualquer momento.
Claro que elas não vieram. O "cair no espírito" é até bastante inofensivo: seja ele de origem divina ou fruto da auto-sugestão, não se conhecem vítimas de ferimentos graves. A maioria dos fiéis parece apreciar a intensidade da experiência. Além do mais, a busca pelo êxtase é uma constante nas vertentes de muitas religiões, dos católicos carismáticos aos dervixes muçulmanos.


Ao se propor a "desmascarar" o "cai-cai", a Record envereda por um caminho perigosíssimo. Para um não-crente, esta nem de longe é a prática mais questionável das igrejas evangélicas. Quando ataca diretamente suas rivais (apesar de não citar nomes), a IURD expõe um flanco vulnerável, que pode por em risco todo o movimento pentecostal, tanto o neo como o antigo.
Esta guerra está só começando, e vai sobrar tiro para todo lado.



O pastor Silas Malafaia, líder da Igreja Assembleia de Deus, criticou a reportagem feita pela programa "Domingo Espetacular", da Rede Record, no último domingo (13).
A matéria atacava as igrejas neopentecostais e a prática chamada "cair no espírito" ou "Desmaio do Espírito Santo".
"O que tem nessa TV? Lascívia, homossexualismo, adultério, prostituição, safadeza, roubalheira, mau-caratismo, ensinando mau-caratismo", disse o pastor sobre a emissora de Edir Macedo.


Veja resposta de Malafaia e o comentário de Ricardo Feltrin, editor e colunista do F5
Veja vídeo


Fonte: http://www.folhaonline.com.br/ - Comentários dos colunistas Ricardo Feltrin e Tony Goes.




Abaixo o vídeo da reportagem do Domingo Espetacular da Record:










sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Notícias evangélicas

Essa semana foram várias notícias envolvendo pessoas conhecidas do meio evangélico:


1° - De olho no grande mercado musical evangélico, a Globo projeta o lançamento de um programa gospel para o ano que vem. Segundo informações exclusivas obtidas pelo NaTelinha, a atração seria voltada para a música evangélica e a Globo estaria sondando cantoras do meio gospel para comandarem a atração.A estreia de um conteúdo evangélico seria um acontecimento inédito na história da Globo. A “Santa Missa” é o único programa religioso exibido pela emissora carioca.Outra atração evangélica, já confirmada pela Globo, será exibida como especial de fim de ano. O “Festival Troféu Promessas” será gravado no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, e exibido no dia 18 de dezembro das 13h às 14h10.Se apresentarão no evento o grupo Diante do Trono, Ludmila Ferber, Fernandindo, Fernanda Brum, Régis Danese, Pregador Luo, Eyshila, David Sacer e Damares.


2° - Band mantêm R.R. Soares no horário nobre, mas o missionário da Igreja Internacional da Graça vai ter que desembolsar cinco milhões de reais mensais, o dobro que ela pagava anteriormente. E na fila querendo o horário estavam o apóstolo Valdemiro Santiago e Pr. Silas Malafaia.

3° - Itamaraty renova o passaporte diplomático do bispo Edir Macedo, esse privilégio também é compartilhado com R.R. Soares e com os cardeais católicos que já possuíam o benefício. Certamente com o crescimento numérico dos evangélicos no Brasil, o governo resolver estender a bondade aos líderes evangélicos.

4° - Em guerra com militantes da causa gay, o pastor evangélico Silas Mafalaia, da Igreja Vitória em Cristo, disse que vai “fornicar”, “arrombar” e “arrebentar” Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). As declarações foram feitas em entrevista a ÉPOCA nesta quinta-feira (10). Malafaia chama Reis de “bandido” e “safado”. Diz ainda que vai entrar com queixa crime contra ele por causa da polêmica de um vídeo de 41 segundos colocado no YouTube. Poucos minutos após ÉPOCA publicar o texto acima, o pastor Silas Malafaia divulgou mensagens no Twitter dizendo que sua declaração havia sido deturpada. "Nessa guerra de manipulação de vídeo que o movimento gay fez, eu disse ao jornalista que ia 'funicar', e não 'fornicar', como ele publicou", foi um de seus tuites. A expressão "funicar", reivindicada por Malafaia, não existe em nenhum dos quatro principais dicionários da língua portuguesa, o Aurélio, o Houaiss, o Luft e o Michaelis. O áudio do trecho da entrevista em que Malafaia faz a declaração está disponível aqui.

5° - A deputada federal do Acre Antônia Lúcia (PSC), esposa do deputado federal Silas Câmara (PSD), foi cassada durante sessão da Corte Eleitoral do Acre na noite desta quinta-feira dia 10/11/2011. A Corte decidiu pela cassação e torná-la inelegível por três anos por prática de captação irregular de recursos para campanha eleitoral e prática de abuso de poder econômico. O Ministério Público A esposa do deputado Silas Câmara, Antônia Lúcia Câmara, começou a ser investigada pela Polícia Federal pela possível prática de ‘caixa dois’ no dia 06 de setembro de 2010 após a apreensão de R$ 472 mil em espécie. O dinheiro estava em posse dos filhos da candidata, no estado do Acre. Segundo a Lúcia, o valor era uma doação para Fundação Boas Novas, sediada em Manaus.


6° - A cantora Aline Barros foi a ganhadora do Grammy Latino 2011 na categoria de “Melhor Álbum Cristão de Língua Portuguesa”. A entrega do prêmio aconteceu nesta quinta-feira (10), em Las Vegas, nos Estados Unidos. Aline era a única cantora evangélica que foi indicada ao prêmio e concorreu com grandes nomes da música católica. Ela concorria com o álbum “Extraordinário Amor de Deus” que recentemente ganhou Disco de Diamante pela quantidade de CDs vendidos em todo o país.


Meu comentário: Ao ler essas notícias o que me veio a mente foi a seguinte pergunta: O que isso tudo tem haver com o Evangelho de Jesus? Passaportes diplomático, programas na maior emissora de tv do país, cassação de deputada por causa de dinheiro não declarado, pastor que diz que vai arrebentar com líder de movimento gay, cantora vencendo prêmio de música e etc. Tudo isso que eu citei mais parece a antítese do evangelho de Cristo e se enquadram perfeitamente do que Jesus disse aos seus discípulos dizendo que "entre vós não será assim". Será que estamos levando a Palavra do Mestre de Nazaré a sério? Ou criamos algo que leva apenas o nome de Jesus, mas não tem nada Dele?

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mulheres na luta para serem pastoras na Assembleia de Deus

A denominação Assembleia de Deus, conhecida por ser conservadora quanto à consagração de mulheres como pastora, tem debatido sobre esse assunto e algumas Convenções já avançam na aceitação do pastorado feminino. Uma delas é a Convenção do Distrito Federal, que representou uma significativa etapa para que o ministério de pastoras ganhasse valor e credibilidade nacionalmente. 

Embora Convenções como a de Madureira já oficialize ordenação para mulheres, como ocorreu com a consagração da cantora Cassiane, a ideia ainda não é reconhecida pela Convenção Geral das Assembleias de Deus (CGADB). 

O assunto é tabu dentro do modelo que as igrejas assembleias ainda seguem. No entanto, por serem independentes, algumas Convenções Regionais podem aprovar decisões que são homologadas pela CGADB. A Convenção das Assembleias de Deus do Distrito Federal tem como presidente o pastor Sóstenes Apolos, que decidiu em favor da consagração de pastoras. Após muitos debates, o projeto foi aprovado por 70% em assembleia composta com 1,5 mil correligionários. Segundo Apolos, existem cerca de 50 mulheres interessadas na consagração que deverão ser avaliadas em março de 2012. A grande dúvida é se, nas próximas plenárias, a CGADB reconhecerá o quadro feminino no pastorado, já que desde 2001 não aprovou a ordenação feminina dentro dos ministérios assembleianos. Fonte: www.verdadegospel.com/

Meu Comentário: Mulheres que são pastores já é uma realidade há anos em várias denominações evangélicas, mas algumas como a própria Assembléia, Congregação Cristã no Brasil, Igreja Presbiteriana do Brasil, vê objeções na ordenação feminina. 

No caso específico da AD, o que se tem visto no Brasil é uma evolução, ainda que lenta, com respeito ao trabalho feminino nas igrejas. Há algum tempo atrás, as irmãs podiam somente ter cargos como: dirigentes de círculo de oração, traablho de senhoras e professoras de escola dominical. Posteriormente alguns ministérios locais separaram algumas para serem diaconisas. Outras passaram a usar o púlpito, com o título de missionárias.

Gedeon Alencar que escreveu os livros de cunho sociológico: "Protestantismo Tupiniquim: Hipóteses Sobre a (não) Contribuição Evangélica à Cultura Brasileira" (Arte Editorial), defendeu sua tese de mestrado na Universidade Metodista "Todo poder aos pastores, todo trabalho ao povo, e todo louvor a Deus". Recentemente lançou "Assembléia de Deus: origem, implantação e militância (1911-1946)". Nessa dissertação faz uma interessante análise da história assembleiana a em sua primeira fase no Brasil. Em uma entrevista que ele concedeu ao blog pentecostalismo.wordpress.com, ele disse o seguinte sobre Frida Vingren, esposa de um dos fundadores da AD, Gunnar Vingren:

"Frida Vingren é, a meu ver, a maior heroína assembleiana e, ao mesmo tempo, a maior injustiçada da história assembleiana. Só se fala em Gunnar Vingren e Daniel Berg – típico de uma historiografia machista. Em 1917, ela sai sozinha e solteira da Suécia, passa nos EUA e vem ao Brasil para casar com Vingren. Aqui canta, ora, prega, escreve mais de 80% do jornal (Boa Semente), faz culto nos presídios, na Central do Brasil, escreve música e poesia, organiza a Harpa, escreve Atas, enfim, dirige a igreja! Seu marido desde o primeiro mês no Brasil é um home doente de malária, é ela quem carrega o piano! É exatamente por isso que ela tem muitos inimigos – desde os cabras machos nordestinos que não querem ser liderados por uma mulher ao seu contemporâneo Samuel Nystron que é contra a liderança feminina. No livro ” História da Convenção”, publicado pela CPAD, o jornalista Silas Daniel, resgata algumas cartas nada amistosas que Nystron e Gunnar trocaram.

Não é inédito porque a religião, não somente o pentecostalismo brasileiro, sempre teve grandes mulheres, mas como sempre marginalizadas. Ainda hoje é assim. Tem uma tese na PUC sobre as mulheres que pentecostais que o titulo diz tudo; “O silencio que deve ser ouvido”. E um trabalho de missiologia da Laura de Aragão, no CEM, é outro primor: “Escolhidas por Deus, rejeitadas pelos homens”.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Olha a estátua do profeta Daniel aí gente!

Em 1982, eu ainda adolescente, estava fazendo minha primeira leitura da Bíblia toda, pois trechos da mesma, eu já lia desde 1979, quando ainda estudava com os Testemunhas de Jeová. Me lembro que, fui lendo de forma sistemática todos os livros e quando cheguei no livro do Profeta Daniel, imediatamente o relacionei com o livro de Apocalipse. Até porque na ânsia que querer entender o livro e como não possuía nenhuma ferramenta de consulta como dicionário bíblico, comentários e a internet como hoje, me valia apenas daquelas referências bíblicas que ficavam no pé da página, de muita oração pedindo iluminação para entender e da paciência de alguns pastores em tentar me explicar alguma coisa.

Ontem, estava assistindo o final do Jornal Nacional na Globo, vendo a reportagem sobre a crise econômica na Europa e sobre as notícias do Oriente Médio. Logo, me lembrei das minhas leituras bíblicas. No capítulo 2 de Daniel, o rei da Babilônia, Nabucodonosor tem um sonho de uma estátua, que na interpretação do profeta é revelado que se tratam dos impérios que dominariam o mundo conhecido de então e também sobre o final dos tempos. A cabeça de ouro, representava a própria Babilônia, os braços o império Medo-Persa, o ventre e o quadril, o império Grego-Macedônico, as pernas de ferro, o império Romano e pés de barro, misturado com ferro, seriam os governos atuais. No final, uma pedra é cortada sem auxílio de mãos, é arremessada contra a estátua e a esmiúça, depois vem enche a terra. A Pedra simboliza a vinda do Reino de Deus de forma plena e total sobre a terra.

Eu não quero aqui fazer nenhuma previsão de cunho escatológico, até porque acredito que tem muito escatologista perdido por aí. Quem ensinava até recentemente que a Europa reunida seria a Besta, e que o Euro seria a nova moeda global, deve estar revendo seus conceitos. A crise econômica na Europa é séria e ameaça o futuro do euro como moeda e até mesmo a formação da União Européia.

O Iraque (a antiga Babilônia), o Irã (a Pérsia), a Grécia e Roma (Itália), estão sempre nos noticiários. Paralelo a isso, vemos a perda de influência global norte-americana, a ascensão da China como potência mundial, a Primavera Árabe, o papel da Rússia, India, Turquia na geopolítica da Euro-Ásia e surgimento de novos pólos de poder regional, como Brasil e África do Sul.

Antes e depois da época que o Profeta Daniel viveu, existiram vários outros impérios que não ficaram caracterizados na estátua que o rei da babilônia sonhou, como os impérios do Egito, Assíria, China, Árabe, Mongol, Inglês, Soviético e a hegemonia dos Estados Unidos. No entanto, todos esses podem serem representados naqueles elementos da estátua profética, e porque também a verdade contida na passagem bíblica se aplica a todo império humano. E qual é verdade prática que esse livro de um profeta que viveu a 2.500 atrás? E a seguinte: os reinos dos homens vem e se vão, pois são passageiros, mas um dia virá um reino que não poderá ser jamais destruído.

Esse reino diferente de todos os outros, veio sendo implantado aos poucos no coração dos homens e não através de exércitos, mas um dia ele virá sobre toda a Terra de forma visível e física. Lucas 17:20,21; II Pedro 3:13 e Apocalipse 1:7. Maranata, ora vem Senhor Jesus!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Caio Fábio chama Estevam Hernandes e Silas Malafaia para simplicidade do evangelho







Durante um programa da Vem e Vê TV o pastor Caio Fábio falou que os grandes líderes evangélicos precisam voltar ao evangelho puro e simples, citando nomes como o de Estevam Hernandes, Bispo Rodovalho e Silas Malafaia.
O programa começa com um questionamento a respeito da igreja Sara Nossa Terra, se eles pregam ou não o evangelho. Caio Fábio responde que tem pessoas que pregam e outras que não pregam o evangelho de Deus dentro dessa denominação e ainda conta que recentemente esteve com o bispo Rodovalho.
“Eu não tenho inimizade com ninguém. O meu desejo é que todo mundo venha para a simplicidade do evangelho”, disse ele que também cita um encontro que teve há muitos anos atrás com o casal Hernandes, fundadores da Igreja Renascer em Cristo.
“Enquanto eu não vejo a pessoa dar fruto de arrependimento e continuar pregando as mesmas coisas, ensinando as mesmas mazelas, enganando as pessoas do mesmo jeito, por mais condoído que esteja meu coração, antes me importa obedecer a Deus do que os homens”, diz Caio Fábio sobre Estevam e Sônia Hernandes.
Citando outros líderes evangélicos, o apresentador do programa Papo de Graça fala que seu maior desejo é ver grandes homens de Deus desistindo “dessa loucura” que seria a teologia da prosperidade. Ele cita também o pastor Silas Malafaia e faz uma observação referente a forma como o pastor assembleiano tem ministrado sobre oferta.
Caio Fábio chega a mostrar um vídeo onde Malafaia pede para que fiéis que morem de aluguel doem uma porcentagem do valor do aluguel como oferta, ou mesmo a prestação da casa. “Eu choro, me dá uma angústia… uma agonia”, diz Caio Fábio sobre o vídeo.
“Eu quero que eles se arrependam!”, termina.






Fonte: noticias.gospelprime.com.br.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Existe maldição hereditária?

Essa doutrina, se é que pode chamar esse conceito assim, não é novo, e nem está mais na crista da onda dos novos moveres, tendo sido muito falada nos anos 90 e no início dos anos 2000. Mas acredite, ainda tem muita gente que acredita piamente nisso. Não é incomum ver na televisão, algum programa evangélico, principalmente de origem neopentecostal, fazer propaganda de cultos de quebra de maldição, atribuir causas de problemas à “encostos” e por aí vai.
Geralmente seus defensores ao tentar procurar na Bíblia algum texto para justificar tal ensino, recorrem a versículos isolados do Antigo Testamento, principalmente o que está em Êxodo 20:5,6, onde está escrito: “...porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam; e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos”.

Refutação:

Mas, porque mesmo citando tal versículo, a maldição hereditária, não se sustenta biblicamente. Primeiro, porque no próprio Antigo Testamento, existem textos que mostram que a responsabilidade pelos atos dos homens, é de natureza pessoal e intransferível, conforme pode ser lido claramente em Ezequiel 18:18-21: “Quanto a seu pai, porque praticou extorsão, roubou os bens do próximo e fez o que não era bom no meio de seu povo, eis que ele morrerá por causa de sua iniqüidade. Mas dizeis: Por que não leva o filho a iniqüidade do pai? Porque o filho fez o que era reto e justo, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso, certamente, viverá. A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este. Mas, se o perverso se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer o que é reto e justo, certamente, viverá; não será morto”
Quando lemos o Novo Testamento então, vemos em Gálatas 3:13, que “Cristo nos resgatou da maldição da lei”.
Portanto, prezado leitor, se você vive atemorizado pensado que seus problemas são fruto da maldição hereditária de algo errado que seus pais, seus avós fizeram no passado, saiba que não precisa freqüentar nenhum culto de quebra de maldição, nem passar por nenhuma sessão de “descarrego”, porque todas as maldições já foram quebradas na cruz do calvário, quando Jesus morreu por nós, Gálatas 3:10-14.

Quero também deixar uma palavra, aos que mesmo tendo se convertido, ainda temem “trabalhos espirituais” que um dia foram feitos contra sua vida: Não tema, porque Cristo “tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”. Colossenses 2:14,15.
Creia e receba isso em nome de Jesus.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

TV Globo anuncia show de música gospel no Rio








Nesta terça-feira, durante uma entrevista coletiva, a "TV Globo" anunciou o especial de fim de ano "Festival Promessas", que reunirá nove artistas gospel prometendo ser o maior festival do gênero já realizado no Brasil. O evento Festival Promessas espera reunir cerca de 200 mil pessoas e será um dos especiais de final de ano da emissora
O programa será gravado no dia 10 de dezembro e exibido no dia 18 do mesmo mês, levando ao palco diferentes estilos de música evangélica brasileira. Entre os nomes escolhidos para o show está o grupo Diante do Trono, a cantora Damares, Regis Denese e Eyshila.
"Evidente que a música evangélica está aí. Várias coisas foram acontecendo e a TV Globo foi percebendo a importância desta manifestação", explicadiretor-geral da Geo Eventos, Leonardo Ganem, uma das empresas parceiras do festival sobre a ideia do evento e a escolha dos artistas. "Chegamos a esse elenco tentando entender os abrangentes dos diferentes gêneros da música gospel e também pelos indicadores de mercado", completa.
Para Marcelo Soares, diretor da Som Livre, "a música evangélica é hoje uma cena musical muito importante no Brasil. Atingiu uma maturidade enorme e uma riqueza artística que dificilmente vamos encontrar em outro lugar do mundo".
Os artistas convidados comentaram sobre o impacto do evento e a mensagem de fé e paz que pretendem levar ao público ainda sem número estimado.
"Somos representantes de milhares de artistas adoradores do Senhor Jesus. É uma conquista de gerações. É uma realidade muito nova. E tantas gerações depois a gente chegando à maior emissora de TV do Brasil é uma conquista de gerações", diz Ana Paula, vocalista do grupo Diante do Trono.
"Eu estou feliz da vida de poder fazer um culto na casa dos brasileiros", disse Eyshila com animação. "Eu creio que houve uma intervenção divina. Nós esperamos que seja o primeiro de muitos festivais", finaliza.
Regis Denese, que não imaginava chegar ao primeiro lugar nas rádios seculares com o hit "Entra na minha casa", concorda com a companheira. "Eu vejo que tudo isso está nas mãos de Deus e a Globo para abençoar era o que faltava", disse o cantor. "Ainda vai ter um programa gospel de excelência na Rede Globo", brinca.
"Nós somos porta-vozes de milhares de homens e mulheres do céu. A mensagem que nós passamos através da música é maior do que nós e tem alcançado o coração de homens tão nobres. E isso para nós é muito significativo", expõe a cantora Ludmila Ferber, também convidada para o festival.
Davi Sacer, Fernanda Brum, Pregador Luo e Fernandinho também estão entre os artistas convidados para o "Festival Promessas". Para Fernandinho, o festival promove "integridade, porque ninguém que está aqui se vendeu e não há interesse da ‘Globo’ em ganhar, finaliza.








Meu Comentário: Um especial musical gospel de fim de ano, pode até ser comemorado por alguns evangélicos triunfalistas, como uma grande conquista, afinal de contas, os crentes agora estã na Globo!!! Outros vão dizer o óbvio que é o interesse da emissora em não ficar para trás e também ganhar dinheiro com esse filão do "mercado gospel". Evidente que o crescimento numérico dos evangélicos no Brasil, vem a semelhança da ascenção das classes C, D, E, vem abrindo novos espaços no mercado de consumo. Mas o que eu fiquei pensando foi o seguinte, acredito que não foi a Globo que se "curvou finalmente" aos evangélicos, lembrando as famosas frases de que "fomos chamados para ser cabeça e não calda", mas foram os representantes da música gospel que se colocaram no mesmo nível dos cantores da música secular, a diferença que os primeiros usam mais o nome de Deus em suas músicas do que os últimos.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

No Acre, governador Tião Viana anuncia construção de Parque Gospel com verba pública






O governador do Acre, Tião Viana (PT), vai destinar verbas públicas do Estado e da União para construção do primeiro Parque Gospel do país, em Rio Branco. A foto acima é do Governador Tião Viana reunido com evangélicos.

O Parque Gospel, que ocupará uma área de 6 hectares, terá ginásio, campo de futebol, quadras polivalentes, centro de formação, restaurante, piscina e trilhas para caminhada na floresta.

Idealizado pelo deputado Henrique Afonso (PV-AC), o primeiro Parque Gospel brasileiro será construído dentro de uma área que foi desapropriada pelo governo estadual para construção de 10 mil casas populares para famílias com renda mensal de até três salários mínimos.

A área receberá 55 mil habitantes, ou seja, a mesma população de Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Estado.

Como o projeto urbanístico do conjunto habitacional contempla espaços institucionais, o deputado Henrique Afonso solicitou ao governador Tião Viana que disponibilizasse a área de 6 hectares para construção do parque.

Viana se prontificou a ceder o terreno e a ajudar na elaboração do projeto do Parque Gospel. O deputado pretende destinar R$ 5 milhões por ano em emendas ao Orçamento da União para a obra.

Na quinta-feira (13), o governador petista, durante reunião com membros da Associação dos Ministros do Evangelho no Acre (Ameacre), anunciou a disposição de tocar a construção do Parque Gospel.

- Nós não sabemos ainda o valor global da obra. O ginásio que será construído, com capacidade para 3 ou 4 mil pessoas, vai custar de R$ 15 a R$ 20 milhões. Portanto, apenas o ginásio vai consumir o valor total das emendas do deputado - assinala o arquiteto Wolvenar Camargo Filho, secretário estadual de Obras.

Pastores evangélicos ficaram exultantes com a magnitude do projeto do Parque Gospel apresentado pelo governo estadual.

O pastor Marco Mardine disse que o governador merece “voto de apreciação pelo desempenho e praticidade na condução” do projeto.

- O Parque Gospel será um marco na história da comunidade evangélica não só do Estado do Acre, mas para todo povo evangélico brasileiro. No momento não há registro de nenhum Parque Gospel nesta envergadura, com sua estrutura na área de esporte, lazer, cultura e religião - afirmou Mardine.

Pesou na decisão do governador os seus esforços para atrair os eleitores evangélicos e tentar salvar o PT de nova derrota em Rio Branco no próximo ano. Tião Viana prometeu durante a campanha eleitoral construir um hospital evangélico.

Redes sociais reagem

Por conta do compromisso de construir o Parque Gospel, o governador Tião Viana tem sido criticado nas redes sociais pelos que defendem um estado laico. As críticas se intensificaram neste domingo (16), sobretudo no Twitter.

- Se um estado é laico de fato, não investe em obra pública que vai servir ao proselitismo de uma só religião! - tuitou o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ).

O governador usou o Twitter para tentar minimizar as críticas:

- O twitter, hoje [domingo], tá divertido… - escreveu Viana.

O professor de literatura Idelber Avelar considerou a reação do governador “um escárnio contra 16 constituintes petistas, Lula incluído, que lutaram pelo laicismo na Constituição Federal”.

Em maio, durante manifestação de evangélicos “contra a heterofobia”, em frente ao Palácio Rio Branco, sede do governo estadual, Tião Viana, que é católico, prometeu que vai “garantir que a sociedade seja regida por leis cristãs”.

O presidente do diretório regional do PT no Acre, Leonardo de Brito, se atrapalhou ao tentar defender a liberdade religiosa de alguns religiosos que pregam a extinção das demais religiões.

- Continuamos radicais na defesa do Estado Laico da mesma forma em que defendemos a liberdade religiosa - disse Brito à imprensa local.

Punição

Em setembro de 2009, quando estava filiado ao PT, o deputado Henrique Afonso foi punido com 90 dias de suspensão pelo Diretório Nacional do partido por contrariar orientação para defesa da descriminalização do aborto.

Afonso é autor de um projeto de lei que propõe sustar a norma técnica de 1998 que instrui aos hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) a praticarem aborto seguro em caso de gestações decorrentes de estupro até o quinto mês.



Fonte: site do terra - terra.com.br



segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CGADB - A eleição de 2013 já começou!




Pastor Marco Feliciano volta a ser filiado a Convenção das ADs do Ministério do Belém (CONFRADESP)

Mais de 1 mil ministros receberam por unanimidade o líder da AD
Catedral do Avivamento em Orlândia (SP)

Notícia n°1 - Durante a primeira sessão plenária da 38ª AGO, Assembleia Geral Ordinária, evento que reúne os pastores e evangelistas de todo estado de SP, Unidos através da Convenção Fraternal das ADs no Estado de São Paulo (CONFRADESP), que é a Convenção das ADs do Ministério do Belém, presidida pelo líder da CGADB, pastor José Wellington Bezerra da Costa, na manhã desta terça feira, 04 de outubro, em seu templo sede, o pastor e deputado federal, Marco Feliciano, presidente da Assembleia de Deus, Catedral do Avivamento em Orlândia (SP), foi recebido novamente como membro da Convenção Estadual.

Pastor Marco Feliciano já foi ligado a CONFRADESP por muitos anos, mais há algum tempo havia pedido desligamento da mesma, por ocasião da 38ª AGO o ministro enviou requerimento a mesa diretora da instituição pedindo novamente sua reintegração ''O filho a casa torna, havia me desligado da CONFRADESP, do Ministério do Belém há algum tempo, mais quero voltar a minha casa, a minha igreja de onde sai e onde nasci...'' foram as palavras do ministro aos mais de mil obreiros presentes a AGO.

Quando o presidente, pastor José Wellington Bezerra da Costa informou ao plenário que o ministro havia pedido desligamento outrora, e hoje pedia sua reintegração, e propôs a aprovação, a aceitação foi unânime, o que alegrou o deputado federal que afirmou ''achei que o único que pudesse me rejeitar fosse o pastor e deputado Paulo Freire, pois ocupamos um mesmo cargo publico, porém, eu e o pastor Paulo somos amigos, não concorrentes...'' finalizou.
O pastor Marco Feliciano agradeceu a liderança da denominação e aos pastores presentes pela demonstração de carinho, receptividade e acima de tudo, fraternidade, o que segundo ele é peculiar aos ministros da CONFRADESP.

Por: Tiago Bertulinotexto e fotos...Fonte: Blog do Tiago Bertulino, via blog Point Rhema (http://pointrhema.blogspot.com/


Notícia n° 2 - A CONFRADESP aprovou moção de apoio por unanimidade a intenção do Sr. Presidente da CGADB de concorrer novamente a reeleição em 2013. Em sua AGO no dia 5 de Outubro próximo passado em sua pauta foi protocolada propositura de autoria do Pr Jesiel Padilha que em sua defesa afirmou que seria interessante a terceira via, pois existe a reclamação de muitos pastores da polarização de apenas dois nomes fortes.Ocorre que a terceira via não consegue um nome forte para concorrer disse Padilha. E mesmo que houvesse um nome, o arco de sustentação de alianças pelas regiões do País não se sustentaria. Visto que qualquer outro nome não conseguiria vencer Samuel Câmara, o único nome seria o atual Presidente da CGADB. Padilha ressaltou ainda que quem concorre a um pleito dessa magnitude precisa estar preparado para perder. Tem gente que não está preparado para perder. Perde e vai para mídia jogar sujeira no ventilador. Pastor Jesiel Padilha que é membro da mesa diretora ressaltou ainda que apresentou a propositura em tempo hábil, pois na próxima AGO de 2012 a propositura seria extemporânea, já que setembro de 2012 esgota o prazo para registro de candidatura ao pleito eleitoral da mesa diretora da CGADB.

Fonte: Blog do Pr. Jesiel Padilha, via blog Point Rhema (http://pointrhema.blogspot.com/


Meu Comentário: A eleição para a mesa diretora da CGADB em 2013 já começou! Mal terminou a eleição em 2009, já começaram as disputas para ver quem faria a maior festa do centenário em 2011. Aquela passagem dos Evangelhos quando Jesus repreende os discípulos por disputarem quem era o maior, parece que não foi levado muito a sério. Aquela outra exortação de Cristo dizendo que "entre vós não será assim", também foi mandado para aquela tecla "delete".

Fica claro que o Pr. José Wellington será novamente candidato após 23 anos a frente da CGADB, salvo apenas o biênio 1993/1994, quando a presidência foi ocupada pelo Pr. Sebastião Rodrigues (Líder da AD em Cuiabá/MT), ficando o atual presidente com a 1° vice-presidência. O outro candidato é o Pr. Samuel Câmara, disputa que ganhou contornos de eleição semelhante as disputadas na política partidária secular, principalmente as duas últimas.

Para tentar sair dessa polarização, surgiu um movimento pela terceira via, tendo a frente o Pr. Geremias do Couto, pessoa que eu respeito e admiro muito. O movimento vem crescendo, mas só em 2013, ficaremos sabendo se conseguiu romper a polorização ou não.

Sinceramente que vendo essa eleição que se aproxima, apesar de ser assembleiano, confesso que não me identifico mais com a instituição chamada CGADB, pois não vejo em movimentações como das duas notícias citadas acima, a marca do Evangelho de Jesus e sim apenas política, não diferindo em nada da secular, com o agravante que a primeira usa o nome de Deus e muitos recursos financeiros, que poderiam estar sendo utilizados na pregação do Evangelho e não com política eclesiástica.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pastor cristão é condenado a pena de morte no Irã por se recusar a mudar de religião






Um pastor que se converteu do islamismo para o cristianismo foi condenado à pena de morte no Irã por recusar voltar à sua antiga religião. As informações são do jornal britânico “Daily Mail“.
Youcef Nadarkhani (na foto com a família), 34, se recusou a cumprir uma ordem judicial que o obrigava a se converter novamente ao islamismo. A sentença foi proferida por uma corte na província de Gilan, na cidade de Rasht.
O pastor foi detido em outubro de 2009 quando tentava registrar sua igreja na cidade. Youcef começou a questionar a supremacia dos muçulmanos para doutrinar as crianças, e acabou acusado de tentar “evangelizar” muçulmanos e de abandonar o islamismo, o que pode levar à pena de morte no país.
Sua primeira condenação aconteceu em 2010, mas a Suprema Corte do Irã interveio e conseguiu adiar a sentença. Ao ser revisto, o processo resultou na mesma condenação ao fim do sexto dia de audiência, nesta quinta-feira.
No tribunal, o pastor disse que não tinha intenção de voltar ao islamismo, chamando sua crença anterior de “blasfêmia”.
Agora, a defesa de Youcef tentará novamente recorre à Suprema Corte, pedindo a anulação da pena. O advogado de Youcef, Mohammed Ali Dadkhah acredita que tem 95% de chance de anular a sentença. No entanto, alguns apoiadores temem que a Suprema Corte demore para analisar o pedido e o pastor seja executado nos próximos dias.
O ministro de Relações Exteriores britânico, William Hague, comentou o caso e pediu que o Irã cancele a sentença. ”Eu repudio o fato de que Youcef Nadarkhani, um líder cristão, possa ser executado por se recusar a cumprir a ordem da Suprema Corte para que ele se convertesse ao islamismo. Isso demonstra que o regime iraniano continua não respeitando o direito à liberdade religiosa”.
O último cristão executado por questões religiosas no Irã foi o pastor da Assembleia de Deus, Hossein Soodmand, em 1990. No entanto, dezenas de iranianos que se converteram ao cristianismo foram misteriosamente assassinados nos últimos anos.



Fonte: Publicado no UOL, via Pavablog.

Comentário: Está havendo uma grande mobilização na Twittosfera. Para quem quiser conferir, é só usar #YousefNadarkhani neste link, você pode subscrever o abaixo-assinado pela libertação do Pr. Yousef Nadarkhani. Enquanto no Brasil, se vê muita gente usando o nome de Deus, para construir impérios e reinos pessoais, fazendo disso um grande negócio, me emociono ao ler sobre alguém que num país onde mudar de religião é crime, estar disposto a dar sua vida, ao invés de negar Jesus. Quando vejo histórias como esta, não tem como não lembrar dos primeiros apóstolos e discípulos de Cristo que fizeram o mesmo. Esses sim, são verdadeiros heróis da fé.