sexta-feira, 8 de abril de 2011

Menino evangélico foi o único a ser poupado por atirador em Realengo no Rio de Janeiro




Mateus Moraes, 13 anos, foi talvez o único aluno que teve a clemência do atirador Wellington Menezes, na Escola Municipal Tasso Vieira, em Realengo. Enquanto o criminoso disparava, frio e impassível contra seus colegas, Mateus orava perto do quadro negro, sem ser incomodado, na sala 1801, no primeiro andar do prédio da escola. Eu estava em pé e era um dos mais nervosos. Pedi para ele não me matar, e ele disse: ‘Fica tranqüilo que não vou te matar.’ E não atirou em mim”, contou o menino. Uma possível explicação, acredita Mateus, é o fato de que ele ficou o tempo todo orando. Fiel da Igreja Assembleia de Deus, o menino atribui a uma força superior o fato de ter saído vivo do ataque. “Deus me protegeu.” O atirador andava calmamente pela sala, disparando contra as crianças, principalmente na cabeça e no tórax. De acordo com a Polícia Militar, Wellington invadiu a instituição de ensino por volta das 8h e disparou contra alunos. A direção da escola informou que o homem – que era um ex-aluno – se passou por um palestrante para entrar na instituição de ensino. Ao chegar ao local, primeiro ele teria procurado uma professora que já tinha lhe dado aula no passado. Como não a encontrou, subiu para o primeiro andar, foi em duas salas do oitavo ano do Ensino Fundamental e efetuou disparos.


Fonte: Publicado originalmente no IG


MEU COMENTÁRIO: Os pais desse menino devem estar dando graças a Deus por este livramento. Qualquer um estaria. Mas houve uma irmãzinha da Igreja Presbiteriana de Piraquara, que fica exatamente ao lado da escola, que foi uma das vítimas. Veja um breve relato abaixo:


"Email da nossa irmã Damaris Botelho Celestino, presidente da Sinodal do Trabalho Feminino, para a Presidente Nacional do Trabalho Feminino, Ana Maria Prado, informando sobre a Tragédia na Escola Municipal Tasso de Oliveira. A irmã Damaris é também professora da rede municipal. Damaris Botelhopara Ana, bcc: mim Querida Presidente, boa noite! ESTAMOS DE LUTO! Como é do seu conhecimento, aliás, do conhecimento nacional e internacional, o Rio de Janeiro sofreu, esta manhã, uma tragédia. A escola onde tudo aconteceu fica ao lado de uma de nossas igrejas, do Sínodo Carioca. Estamos muito tristes. Há muitos feridos e alguns mortos, inclusive uma menina de 13 anos, a Larissa, da Igreja Presbiteriana da Piraquara-Realengo. Os pastores daquela igreja estão abrigando muitos e visitando os hospitais onde estão os feridos. Dos alunos atingidos que morreram há 10 meninas. Uma delas, a Larissa, faleceu, mas suas amiguinhas atingidas, que sobreviveram, estão com os rostos irreconhecíveis. O atirador invadiu a sala de aula, mandou as meninas, e somente as meninas, levantarem-se e atirou nos seios e na cabeça de cada. Cinco professores da escola, que são meus amigos de trabalho, infartaram. Ainda não tenho notícia deles nem da família da menina, que frequenta a igreja. Peço-lhe que ore em favor da família de Larissa, da IPB de Piraquara e dos pastores João Luiz, Elias e Carlos Coutinho, assim como por todas famílias enlutadas e por nossas igrejas do Sínodo Carioca. Em oração, com muita fé e querendo mais de Cristo, Damaris Botelho".



As duas notícias mostram duas situações diferentes, um garoto evangélico que escapou da tragédia, pois apesar de terem morrido dois meninos, o alvo preferencial do maníaco eram as meninas. A outra notícia mostra que infelizmente uma menina evangélica por nome Larissa, juntamente com outras 11 crianças não tiveram a mesma sorte do garoto Mateus. A pior coisa a ser dita numa hora dessas é dizer que alguém escapou de uma tragédia porque era de uma determinada religião. Na hora da dor e da tragédia, não existem diferenças de relgião, todos estão no mesmo barco. Como pai só conseguia pensar nos pais e familiares daquelas crianças que hoje estão velando seus filhinhos. Que Deus possa estar dando o consolho do seu Espírito para todos eles! A verdade é que muitos cristãos não sabem o significado da verdadeira paz com Deus, que se instala em nós e que é fruto da justificação que eu tenho em Cristo, é que é paz tanto na alegria quanto na dor.


Sem essa paz com Deus, passamos a viver num estado permanente de suspeição contra o céus. Fica tipo assim: "Será que vai acontecer alguma coisa comigo hoje? Ih, meu Deus! perdi o táxi, será que por que tem alguma coisa?" É um sentimento de suspeição o tempo todo! O sujeito chega no aeroporto, na hora do vôo e tem medo do avião cair. Ou então, se ele perde o avião, já interpreta assim: "Ai, graças a Deus, vai ver que é porque ele ia cair". Se a aeronave era de 200 passageiros, ele então não está nem um pouco preocupado com os outros 199 que se entram lá dentro! É uma loucura, uma neurose, mas não são poucos os que vivem assim!

22 comentários:

  1. O Louco assassino não atirou no menino, porque ele era evangélico, mas sim, porque o alvo dele eram mulheres. Os dois meninos assassinados morreram porque no momento correram passando em frente de suas vítimas. Não vamos polemizar! já vão começar a inventar estórias. Pelo amor de Deus, tenha dó!

    ResponderExcluir
  2. Me desculpe, Sr. Juber; entendi o que o sr. quiz dizer, porém penso que nessa hora difícil, o seu comentário foi bastante infeliz. Lendo o texto com bastante cuidado, é fácil perceber que quem atribui a Deus a "suposta" proteção é o próprio menino Mateus. O texto é bem claro. Um texto jornalístico que retratou bem a experiência vivida por esse garoto.
    Enquanto o infeliz título expressa a palavra "único", o autor do texto ainda começa com um cauteloso "talvez", indicando incerteza. Entendo que o foco aqui não está nas pessoas que estiveram cara a cara com o atirador e sobreviveram, mas no pedido de clemência, que talvez tenha sido mesmo o único em meio ao imenso tumulto.
    Nada no texto propõe que o garoto tenha sido protegido pelo fato de ser assembleiano (uma vez que somente a denominação é citada no texto). O próprio garoto é que faz as declarações.
    Uma pergunta para o sr.: Caso o pedido de clemência tivesse partido de um garoto católico que estivesse agarrado e rezando o seu terço, teria sido atendido pelo atirador? Talvez sim..... talvez não, mas a matéria jornalística deveria ter a mesma responsabilidade de relatar os fatos de acordo com o ponto de vista da fonte da informação, que nesse caso, é um menino de treze anos, chamado Mateus, e que credita totalmente à Deus a sua maravilhosa proteção.
    Sr. Juber, tente explicar para para esse garoto, que tem apenas 13 anos, que ele não foi salvo pela ação de Deus, mas, segundo o seu post, pela preferência do maníaco por meninas.
    Sr. Juber, o que é mais prejudicial para o menino Mateus e seus coleguinhas; o texto postado pelo "IG" ou o seu post?
    Felizmente, Sr. Juber, esse garoto pensa diferente do sr. e deu um maravilhoso testemunho sem medo e vergonha alguma do Deus a quem serve.
    ANTES DE PEDIR POR CLEMÊNCIA AO ATIRADOR, ESSE GAROTO PEDIU PELA MISERICÓRDIA DE DEUS!!!!!

    Estou assinando como "anônimo", pq minha esposa é que estava usando o pc e apareceria o nome dela na identidade, mas o meu nome é André Coutinho.

    ResponderExcluir
  3. Sr. Juber, acredito que o sr. não publicará meu post, mas preciso te dizer algumas coisas:
    1) É a primeira vez que acesso seu blog; Depois que escrevi o meu comentério, li outros textos e gostei muito.... muito mesmo..... muito interessante;
    2) Ainda penso que o sr. foi infeliz nesse texto, porém não tenho e nunca tive nada contra o sr.. Minha crítica fica apenas quanto a esse texto.
    3) Apenas escrevi o que enviei, pois encontrei esse texto através de uma pesquisa no google e sei que muitas pessoas podem encontrá-lo da mesma maneira.
    4) Gostaria que o sr. publicasse meu comentário.

    Obrigado

    André Coutinho

    ResponderExcluir
  4. Vivianne,

    É verdade, o alvo do maníaco eram as meninas, os meninos que foram mortos deve ter sido por acidente de percurso. Geralmente psicopatas tem um um alvo definido quando atacam. Devemos orar a oração que Jesus nos ensinou no Pai Nosso: "Livra-nos do mal".

    Obrigado pela sua participação.

    Obrigado pela sua participação.

    ResponderExcluir
  5. André Coutinho (anônimo),

    Não deixaria de publicar seu comentário apenas porque você tem uma opinião diferente. Porém você não entendeu meu comentário. Esse garoto juntamente com seus familiares, devemu graças a Deus por ele ter sido poupado da morte. Mas ele não foi o único que foi poupado, pois se a polícia tivesse chegado mais tarde ao local, muitos outras crianças teriam morrido. A ação do policial, poupou a vida de muitos garotos católicos, evangélicos e espíritas da morte. Outra coisa: você já pensou na menina Larissa, crente da igreja presbiteriana? O mesmo Deus que poupou o garoto Mateus, levou para o descanso eterno a garota Larissa. A Bíblia diz: "Perece o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal", (Isaías 57:1).Quem conhece os desígnios de Deus? Esse é um momento de dor e sofrimentos para muitas vidas, não é hora para ficar falando em triunfalismo evangélico. Que o Senhor dê a sua consolação a todos envolvidos neste triste episódio.

    ResponderExcluir
  6. Creio que Deus preservou o garoto, não sei porque.
    Creio que Deus não teve nada a ver com o fato do menino ser poupado, quem o poupou foi o Wellington.
    Creio que não temos o mínimo conhecimento de Deus para tirarmos conclusões sobre as razões divinas para este massacre.
    Creio que devemos afirmar sim, a nossa solidariedade com os que sofreram perdas e alívio pelos que se livraram.
    Creio que devemos pedir forças a Deus para lutar contra toda forma de violência, e nos engajar na luta por um mundo mais próximo daquele que Deus quer.

    ResponderExcluir
  7. Rubinho,

    "Creio que não temos o mínimo conhecimento de Deus para tirarmos conclusões sobre as razões divinas para este massacre". Essa parte do seu comentário me lembrou um texto de Isaías 40:13 e 14: "Quem guiou o Espírito do SENHOR, ou como seu conselheiro o ensinou? Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento?"

    Um abração.

    ResponderExcluir
  8. Sr. Juber, o sr. disse categoricamente que foi a ação do policial que poupou a vida de muitas outras crianças; uma conclusão lógica, que qualquer pessoa pode chegar, independente da sua profissão de fé. Como cristão, entendo que tudo está de baixo da soberania de Deus; a proteção do garoto Mateus, das outras crianças, a morte da menina Larissa e até mesmo a ação do policial.
    Concordo com o sr. quando diz que numa situação trágica como essa, não há espaço para um triunfalismo evangélico, porém esse não é o caso aqui. O texto do site "IG" descreve o ponto de vista do garoto. É nesse ponto que estou "batendo".
    Graças a Deus por esse garoto, que testemunhou claramente que sua vida não estava nos dedos covardes do atirador ou na ação heróica do policial, mas nas mãos do soberano Deus.
    Sr. Juber, é óbvio que o garoto não foi poupado por ser assembleiano ou evangélico; mas a sua fé foi responsável por sua cosmovisão cristã do fato.

    1 Tess 5.16-18 - "Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."

    André Coutinho

    ResponderExcluir
  9. Louvado seja Deus pela vida desse garoto..mesmo que digam que Deus não teve nada a ver com o fato dele estár vivo , Deus é e sempre será o unico capaz de agir onde muitos jugam impossivél,Engraçado neh tem pessoas que quando precisa lembra que existe um Deus mas quando ve ele agir só prq é na vida de um evangélico..Diz que não é milagre é Sorteee....ai ai Que Deus abençoe vcs.

    ResponderExcluir
  10. André Coutinho,

    A ação do policial que salvou vidas, não significa negação sobre Deus, conforme Romanos 13:4. Apesar que sei que esse texto bíblico tem que ser lido com cuidado, pois no Brasil, ele já foi usado por crentes para justificar apoio a ditaduras e golpes de Estado. Quanto ao que creio sobre a soberania de Deus, te convido a ler outras postagens do meu blog, e não deduzir o que penso apenas por um pequeno comentário de uma postagem. Pode começar lendo uma postagem minha com o título: "A Soberania de Deus e as Calamidades".

    ResponderExcluir
  11. Ok Sr. Juber, entendo....
    Deixe-me explicar de outra meneira:
    Não tentei deduzir o que o sr. pensa. Na verdade, até acho que o sr. NÃO pensa muito diferente de mim quanto a soberania de Deus. Minha crítica foi quanto ao que o sr. escreveu nesse texto especificamente e na forma utilizada. Quando digo forma, me refiro a citação do texto do "IG". Apenas isso.
    Concordo plenamente com o sr. quanto a confusão mística que as pessoas fazem; no seu próprio exemplo sobre perder o taxi ou o vôo. Me lembro que na copa de 1994, muitas pessoas disseram que o Brasil levantou a taça porque o Taffarel era evangélico e o Baggio perdeu o pênalt por ser budista. Se lembra disso?
    Mas, apesar de pensarmos da mesma maneira, discordo do uso desse texto para tratar desse assunto. São situações bem distintas. Por exemplo: Com base no texto do "IG" caberia muito mais um post sobre a misericórdia de Deus (apenas um exemplo) mas não sobre o triunfalismo evangélico, como o sr, escreveu.
    Num momento como esse, de extrema sensibilidade, as pessoas mostram o que realmente são.
    E esse garoto demontrou a sua fé.

    Até mais, espero não ter te incomodado.

    André Coutinho

    ResponderExcluir
  12. A propósito, esse é um texto bem interessante:

    http://renatovargens.blogspot.com/2011/04/resposta-arnaldo-jabor-sobre-ausencia.html

    André Coutinho

    ResponderExcluir
  13. André Coutinho,

    Ou seja, concorda, mas não concorda. Bom, você tem direito a sua opinião. Na minha, eu não vi nada de infeliz nos comentários seja o feito na postagem ou nos que fiz aqui. É o que penso sobre o assunto. Obrigado pela indicação do texto do Renato Vargens, quando puder vou lá dar uma olhada.

    E obrigado pela participação aqui neste espaço.

    ResponderExcluir
  14. ok, não tenho mais o que escrever, o sr. mais uma vez se esquivou do ponto central, que critiquei desde meu primeiro comentário.

    André Coutinho

    ResponderExcluir
  15. André,

    Não esquivei, acredito que fui bem claro nos comentários. Mas como não há concordância em nossas idéias, o melhor é encerrar o debate por aqui mesmo.

    ResponderExcluir
  16. engraçado quantos evangelicos de diversas instituiçoes ou nao morreram e morrem de forma tragica, e nao ficamos sabendo.Creio que é melhor assim, pois se ficassemos sabendo daquilo que nao sabemos iriamos talves pirar.So pra concluir a maioria dos discipulos foram assassinados.

    ResponderExcluir
  17. Quanta besteira!será que as crianças que herodes matou,todas abaixo de 2 anos de idade eram crentes!!!!!!!eram filhas de judeu!O Povo eleito de Deus!

    ResponderExcluir
  18. Hello é a 2ª vez que li o teu blog e gostei muito!Bom Projecto!
    Adeus

    ResponderExcluir
  19. Pobres notícias - aprofunda Síria " mutilação mistério" ...

    ResponderExcluir
  20. OMG , você vê o que está acontecendo na Síria ? Independentemente de uma brutal repressão do governo , as manifestações continuam

    ResponderExcluir
  21. Você acha que a Síria espionando dissidentes ?

    ResponderExcluir
  22. mais o menino que Deus tinha destinado pra salva o tira o povo dele do egito o farao foi quem criou

    ResponderExcluir