quinta-feira, 26 de maio de 2011

Um pastor moderno entre os radicais - Revista faz reportagem sobre Samuel Ferreira




Um dos líderes da Assembleia de Deus, a maior e uma das mais conservadoras igrejas evangélicas do Brasil, Samuel Ferreira rompe tradições, libera costumes e atrai fiéis para o seu templo.
O evangélico desavisado que entrar no número 560 da ave­nida Celso Garcia, no bairro paulistano do Brás, poderá achar que não está entrando em um culto da Assembleia de Deus. Maior denominação pentecostal do País – estima-se que tenha 15 milhões de adeptos, cerca de metade dos protestantes brasileiros –, historicamente ela foi caracterizada pela postura austera, pelo comedimento na conduta e, principalmente, pelas vestimentas discretas de seus membros. Por conta dessa última particularidade, tornou-se folclórica por forçar seus fiéis a celebrarem sempre, no caso dos homens, de terno e gravata e, entre elas, de saia comprida, camisa fechada até o punho e cabelos longos que deveriam passar longe de tesouras e tinturas. Era a igreja do “não pode”. Não podia, só para citar algumas interdições extratemplo, ver tevê, praticar esporte e cultuar ritmos musicais brasileiros. A justificativa era ao mesmo tempo simples e definitiva: eram coisas do capeta.



No templo do Brás, porém, às 19h30 do domingo 15, um grupo de cerca de vinte fiéis fazia coreografias, ao lado do púlpito, ao som de uma batida funkeada. Seus componentes – mulheres maquiadas e com cabelos curtos tingidos, calça jeans justa e joias combinando com o salto alto; homens usando camiseta e exibindo corte de cabelo black power – outrora sofreriam sanções, como uma expulsão, por conta de tais “ousadias”. Mas ali eram ovacionados por uma plateia formada por gente vestida de forma parecida, bem informal. Palmas, também proibidas nas celebrações tradicionais, eram requisitadas pelo pastor Samuel de Castro Ferreira, líder do templo e um dos responsáveis por essa mudança de mentalidade na estrutura da Assembleia de Deus, denominação nascida em Belém, no Pará, que irá festejar seu centenário no mês que vem. “Muitos chamam de revolução, mas o que eu faço é uma pregação de um evangelho puro, sem acessórios pesados”, afirma ele, 43 anos, casado há vinte com a pastora Keila, 39, e pai de Manoel, 18, e Marinna, 14. “A maior igreja evangélica do País está vivendo um redescobrimento.”


NOVOS TEMPOS - Com roupas de grife, Ferreira lê a Bíbliae consulta o iPad no mesmo culto
Sentado em uma cadeira logo ao lado do coral, Ferreira, que assistiu à televisão pela primeira vez na casa do vizinho, aos 7 anos, escondido do pai, Manoel Ferreira, pastor assembleiano, desliza o dedo indicador em um iPad segunda geração enquanto o culto se desenrola. Acessa a sua recém criada página no Twitter por meio da qual, em apenas um mês, amealhou mais de 110 mil seguidores. Quando se levanta para pregar a palavra, deixa visível o corte alinhado de seu terno e a gravata que combina com o conjunto social. Não que o pastor se furte em pregar de jeans, tênis e camisa esporte – tem predileção por peças da Hugo Boss –, como faz em encontros de jovens. “Samuel representa a Assembleia de Deus moderna, com cara de (Igreja) Renascer (em Cristo)”, opina o doutorando em ciências da religião Gedeon Alencar, autor de “Assembleias de Deus – Origem, Implantação e Militância” (1911-1946), editora Arte Editorial. “Os mais antigos, porém, acham o estilo dele abominável.”Natural de Garça, interior de São Paulo, formado em direito e com uma faculdade de psicologia incompleta, Ferreira é vice-presidente da Convenção de Madureira, que é comandada por seu pai há 25 anos e da qual fazem parte 25 mil templos no Brasil, entre eles o do Brás. Os assembleianos não são uma comunidade unificada em torno de um líder. Há, ainda, os que seguem a Convenção Geral, considerada o conglomerado mais poderoso, e o grupo formado por igrejas autônomas.



Ferreira assumiu o templo da região central da capital paulista há cinco anos e passou a romper com as tradições. Ao mesmo tempo, encarou uma cirurgia de redução de estômago para perder parte dos 144 quilos. “Usar calça comprida é um pecado absurdo que recaía sobre as irmãs. Não agride a Deus, então liberei”, diz o pastor, 81 quilos, que até hoje não sabe nadar e andar de bicicleta porque, em nome da crença religiosa, foi proibido de praticar na infância e na adolescência. Sua Assembleia do “pode” tem agradado aos fiéis. “Meu pai não permitia que eu pintasse as unhas, raspasse os pelos ou cortasse o cabelo”, conta a dona de casa Jussara da Silva, 49 anos. “Furei as orelhas só depois dos 40 anos. Faz pouco tempo, também, que faço luzes”, afirma Raquel Monteiro Pedro, 47 anos, gerente administrativa. Devidamente maquiadas, as duas desfilavam seus cabelos curtos e tingidos adornados por joias pelo salão do Brás, cuja arquitetura, mais parecida com a de um anfiteatro, também se distingue das igrejas mais conservadoras.


ALÍVIO - Os fiéis João Gilberto e Raquel: liberdade para cuidar da aparência sem sofrer sanções da igreja.
A relativização dos costumes da Assembleia de Deus se dá em uma época em que não é mais possível dizer aos fiéis que Deus não quer que eles tenham vaidade. A denominação trabalha para atender a novas demandas da burguesia assembleiana, que, se não faz parte da classe média, está muito perto dela, é urbana e frequenta universidades. É esse filão que está sendo disputado. Uma outra igreja paulista já promoveu show no Playcenter. No Rio de Janeiro, uma Assembleia de Deus organiza o que chama de Festa Jesuína, em alusão à Festa Junina.



Segundo o estudioso Alencar, as antigas proibições davam sentido ao substrato de pobreza do qual faziam parte a grande maioria dos membros da Assembleia de Deus. “Era confortável para o fiel que não tinha condição de comprar uma televisão dizer que ela é coisa do diabo. Assim, ele vai satanizando o que não tem acesso.”Importante figura no mundo assembleiano, o pastor José Wellington Bezerra da Costa, 76 anos, presidente da Convenção Geral, não é adepto da corrente liberal. “Samuel é um menino bom, inteligente, mas é liberal na questão dos costumes e descambou a abrir a porta do comportamento”, afirma. Ferreira, por outro lado, se diz conservador, principalmente na questão dos dogmas. Em suas celebrações, há o momento do dízimo, do louvor, da adoração e um coral clássico. Ao mesmo tempo, é o torcedor do Corinthians que tuita pelo celular até de madrugada – dia desses, postou que saboreava um sorvete às 4h30 –, viaja de avião particular e não abre mão de roupas de grife. Um legítimo pastor do século XXI.

Fonte: Revista Isto É, edição n° 2167 de 20/05/2011 - www.istoe.com.br

20 comentários:

  1. nos nao conseguimos nem de seguir a palavra, ai vem o homem e coloca jugo de costumes.Quando frequentava determinada instituiçao sempre obedecia mais a costumes do que a propria palavra, era duro.

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  2. PRA MIM A ATITUDE DESSE PASTOR E DESSA IGREJA E APOSTAZIA, E VOLTAR AO VOMITO, POIS EU NÃO CONSIDERO COSTUME E FARDO O QUE ERA PROIBIDO PELA IGREJA MAS PREOCUPAÇÃO EM CORTAR O MAL PELA RAIS E SER SANTO, EU GUARDO ATE HOJE A SÃ DOUTRINA QUE APRENDI COM OS ANTIGOS E VERDADEIROS PASTORES DE DEUS, SE ALGUEM DISCORDA DO QUE EU ESTOU DIZENDO EU ESTOU ABERTO A DEBATTE, E AINDA CONVIDO VOCE A VISITAR O MEU BLOG:
    Diaconogeraldocardoso.blogspot.com E LER O ESTUDO QUE EU FIZ SOBRE A TELEVISÃO E SOBRE ROUPA,POIS CRIEI UM BLOG EXATAMENTE PRA DEFENDER A SAO DOUTRINA, QUE ESTA SENDO ABANDONADA POR MUITOS.

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    1. #Estou totalmente de acordo com voce e estou,de boca aberta por saber que isso està acontecendo.Espero que JESUS volte logo,pois os que se dizem DISCIPULOS estão a manchar o nome SANTO e SAGRADO do nosso DEUS.Eu frequentei a assembleia e não estou mais em nenhuma.Porque se è para ser igual,melhor,viver pela fè e pela palavra,Elas não mudam,MARANATA.Elizabete Souza

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    2. Caráter Cristão não está no uso e costumes é por isso que de vez enquando vemos pastor que mandou matar a nora ele era uma figura exemplar conservadora um Fariseu

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  3. Webstter,

    Os usos e costumes não são um mal em si, sendo normal que cada igreja, tenha os seus. Existem bons costumes. O que tem que ser esclarecido é que eles são mutáveis e variam de acordo com o tempo, região e cultura (Colossenses 2:22), não podendo ser confundidos com doutrina de Deus, porque estas sim não mudam tais como: Doutrina da Trindade, Divindade de Cristo, Salvação pela fé em Cristo, ordenanças como batismo e santa ceia, etc. O que passar disso é legalismo.

    Um abraço.

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  4. Geraldo,

    Obrigado pela sua visita e participação. Quanto ao debate que você se propõe, eu da minha parte já debati esse assunto a exaustão aqui no blog em outras oportunidades e sinceramente que hoje em dia não tenho tempo e nem ânimo para fazê-lo novamente, mas quem se interessar em fazê-lo, está aí registrado no seu comentário o endereço de seu blog e só ir lá em debater.

    Abraço.

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  5. Só podia ser um ferreira, prá agir deste modo, quem conhece a tragetoria desta familia sabe quem são eles. O filho recentemente foi filmado deitado, na igreja e os fiéis jogando dinheiro em cima dele ( deve ser muito amado, por ter feito essa esculhabação e liberação, na igreja ). O pai recentemente foi flagrado em uma reunião da seita do moon ( foi lá buscar grana para sua campanha politica ) A maioria desses pilantras qd estão caídos espiritualmente,a primeira coisa que faz é aderir ao mundanismo, vide o malafaia ! Pb. Roberto Rocha

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  6. quem dera que realmente nao fosse confundido com a doutrina de Deus,mais é.Um ex é o comentario que logo se segue ao meu.

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  7. Não querendo ser chato nem forçar um debate, mas eu sei perfeitamente a diferença entre doutrina e costume e legalismo, mas a palavra doutrina tambem quer dizer ensinamento, seja verdadeiro ou falso e não so trindade, arrebatamento...Mas o que me doi e que antes quando os pastores tinha preocupação com a doutrina da santide que não e costume e sim um doutrina eles falavam sã doutrina mas depois de apostatarem da fe e voltar ao vomito eles mudaram no ano de 1999 para costumes.O senhor não tem tempo e perdeu o animo, mas Deus sabendo disso levantou homens como eu que tem dedicado muito tempo e esta cheio de animo para defender a sã doutrina.Eu ainda guardo e defendo a fe dos pioneiro da assembeleia de Deus.Pois os pastores atuias como disse paulo:Não sofrerão a sã doutrina.

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  8. Geraldo,

    De antemão, já gostaria de dizer que não vou publicar comentários seus mais, visto que mesmo se tivesse ânimo para um debater esse assunto, não o faria com uma pessoa que se mostra prepotente ao dizer classificar os pastores negativamente e se colocar como homem a quem Deus levantou para defender a "sã doutrina". Geralmente quem fala assim tem um desejo de ser pastor, mas como ainda não foi, critica quem é. Você não conhece a diferença entre doutrina e costumes, se conhecesse não estaria nessa confusão. Acredito que ao se referir ao ano de 1999, você esteja falando sobre o Caio Fábio. É só ler os livros dele antes desse período, ou ver vídeos de programas da tv dessa época para ver se a mensagem dele mudou ou não. Quando você calçar as sandálias da humildade e estudar mais a Palavra, volte a comentar aqui que será bem vindo.

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  9. Webstter,

    A falta de mais exposição da Palavra de forma sistemática é uma das causas dessa confusão que o povão tem de misturar doutrinas e costumes.

    Abraço.

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  10. Eu tenho formação teológica, conheço as doutrinas bíblicas, conheço, amo e respeito as regras de hermenêutica, ja li a bíblia inteira varias vezes, e amo a apologia, não sou nenhum analfabeto bíblico, e não tenho nenhuma dificuldade em separar doutrina de costumes.Porem guardo os ensinamentos dos pioneiros da assembléia de Deus,que hoje estão sendo considerados costumes que segue quem quer,e sendo abandonado em nome de uma modernidade mundana.Sem a intenção de ofender pastores mas alerta-los quanto a apostasia.Quando disse 1999 estava me referindo a: 22ª Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, reunida na cidade de Santo André, Estado de São Paulo, reafirma o seu ponto de vista no tocante aos sadios princípios estabelecidos como doutrina na Palavra de Deus – a Bíblia Sagrada – e conservados como costumes desde o início desta Obra no Brasil...foi nessa data que eles trocaram o uso da palavra doutrina por costume.Se eu fosse favorável a liberar a entrada do pecado na igreja eu creio que estaria sendo elogiado.Eu não tenho intenção de ser pastor, mas se tivesse queria ser igual ao pastores pioneiros que combatiam o pecado e não igual a muitos atuais que combatem a santidade.E pra terminar se calçar as sandálias da humildade é concordar com a apostasia e o mundanismo na igreja eu prefiro andar descalço.

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  11. Geraldo,

    Partindo do ponto de vista que você já leu a Bíblia várias vezes, tem formação teológica e disse que sabe separar doutrinas de costumes, é estranho que você ainda continue achando que os costumes criados pela nossa denominação que agora que está fazendo 100 anos sejam classificados como doutrina bíblica, sendo que o cânon sagrado terminou de ser escrito a quase 2.000 anos atrás. Esses costumes por mais que tenham seus valores dentro do processo histórico da AD no Brasil, não são doutrinas bíblicas.

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  12. Eu concordo perfeitamente com o que o pastor Antonio Gilberto,disse sobre a diferenças entre a doutrina e os usos e costumes.

    a) A doutrina é de origem divina, o costume é de origem humana.

    b) A doutrina é imutável, o costume muda.

    c) A doutrina é universal, o costume é local.

    d) A doutrina santifica, o costume não santifica.

    e) A doutrina é um princípio, o costume é um preceito.

    f) A doutrina é verdade absoluta, o costume é uma verdade relativa.

    MAS UM DIA A CGADA PUBLICOU O SEGUINTE: Aprovada pelos convencionais, a proposta, transformada em resolução, foi
    publicada no jornal Mensageiro da Paz em 1969, com o seguinte teor:
    Considerando os efeitos maléficos que os programas de televisão têm
    causado à comunidade evangélica, principalmente à família, a
    Convenção Geral resolveu aprovar a seguinte proposta:
    1)Os pastores e evangelistas da Assembléia de Deus no Brasil não
    devem usar aparelhos televisores.
    2) Os que já possuem, devem desfazer-se deles ate a próxima
    Convenção. 3) Os obreiros devem recomendar às igrejas que se
    abstenham do uso de televisores.
    4) Que os que possuem desfaçam-se dos mesmos afim de evitar a
    suspensão

    DEPOIS NO ANO DE 1999 LIBEROU O USO DA TELEVISÃO.
    ANTES CONDENAVA A USO DA TV HOJE DIZ QUE E COSTUME E NÃO DOUTRINA.

    QUEM PODE NOS GARANTIR QUE A CGADB QUE HOJE CONDENA O HOMOSSXUALISMO, AMANHA VENHA LIBERAR O CASAMENTO GUEY E DIZER QUE ISSO E QUESTÃO DE COSTUME E NÃO UMA DOUTRINA BIBLICA.

    ISSO MOSTRA QUE A CGADB ESTA PERDENDO NOÇÃO DO PECADO, QUE EU SEI O TEMPO NÃO FAZ O PECADO DEIXAR DE SER PECADO, O QUE ERA PECADO OU PROIBIDO A 100 ANOS ATRAS SEMPRE SERA PECADO. OU CASO CONTRARIO VOCES TERÃO QUE DIZER QUE OS PIONEROS ERRARAM QUANDO PROIBIRAM O USO DA TV. SENDO QUE FORAM HOMENS CHAMADOS POR DEUS E TINHAM PROFUNDA COMUNHÃO COM ELE. TINHA SEDE DE SANTIDADE QUE NÃO SE VER MAIS.

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  13. Geraldo,

    Suas palavras são contraditórias. Você concorda ou não concorda com o conceito dado brilhantemente pelo Pr. Antonio Gilberto sobre doutrinas e costumes? Porque se você concorda, então suas colocações sobre a televisão não fazem sentido algum. A CGADB proibiu depois liberou a televisão? E daí? Sou assembleiano e sou filiado a ela, mas ela não dita para mim o que é certo ou errado e sim a Palavra de Deus. No Brasil, cada ministério da AD, ou cada "campo autônomo", tem seus costumes. Num lugar pode isso, noutro lugar não pode aquilo e assim por diante. Há 100 anos atrás, os crentes do sexo masculino usavam chapéu, não podiam possuir aparelho de rádio. A mesma igreja que um dia liberou o uso do rádio, liberou a televisão. Portanto se alguém quiser voltar no tempo, vai encontrar dificuldade, pois ouvê-se rádio hoje, nos celulares, pela internet, etc. Os pioneiros não eram pessoas infalíveis, por mais que buscassem acertar e fazer as coisas que fizeram nas melhores das intenções. Sobre os pioneiros, leia o excelente livro lançado no ano passado: "Assembléia de Deus - Origem, implantação e militância (1911-1946), autor Gedeon Freire de Alencar, Arte Editorial. Por mais respeito que eu tenha pelos pioneiros da AD, eu me oriento pela Palavra. Quanto a CGADB, há várias postagens nesse blog, que mostram o que eu penso sobre ela.

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  14. pois e com o modernismo exagerado do homem tem escandalos com alguns videos no youtube de alguns caras quase em tranze dançando quando o dinheiro veio a frente


    lamento profundamente por esse jovem


    e pela igreja mundana que ele dirige


    era tao fechada ? dois pesos e duas medidas ?


    cade o general manoel ferreira ?

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  15. Considerando os efeitos maléficos que os programas de televisão têm
    causado à comunidade evangélica, principalmente à família, a
    Convenção Geral proibiu o tv a todos os pastores e membros, e isso não foi uma proibição relativa, mas a toda igreja.

    O motivo foi os efeitos maleficos,os perigos espirituais que ela representava e a sua ma qualidade de seus programas, sera que hoje os efeitos são beneficos?
    sera que ela não representa nenhum perigo espiritual para o cristão a sua familia, sera que suas progamaçoes melhoraram, e por isso foi certo ter liberado.

    Quem condenou foi os pioneiro em 1969, quem liberou foi a nova geração de pastores liberais, inclusive em 1975 ouve outra votação a tv continuou condenada, pois a maioria era pioneiro, mas em 1999 a maioria era da nova geração de liberais por isso ela foi liberada.

    Sei que os pioneros não são infaliveis, mas foram eles os escolhidos por Deus para dar inicio a essa grande obra e por isso são muitos mais dignos de creditos do que essa nova geração de pastores liberais. os suecos foram espulsos do porão da igreja batista, e hoje as assembleias estão igualzinhos a igreja batista.

    Os pioneiros tambem tambem foram orientados pela palavra, um exemplo foi paulo leivas macalão que condenou a tv e não era nenhum leigo nem guiado por costumes humanos.

    A tv e outras coisas foram condenadas pelos pioneiros, e se eles tivesem vivos com certeza eles ainda continuaria condenando-as. Pois eu acreditos que eles não iriam negar a fe.

    Não fariam como muitos pastores que fizeram papel de palhaco, homens de duas palavras que disseram que era pecado e agora não e mais.

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  16. Geraldo,

    Obrigado por sua participação, mas creio que não dá mais para prosseguir com essa discussão, até porque debater com pessoas que tem mentalidade com o sua não adianta. "É tipo aquela música: "eu nasci assim vou morrer assim, Gabiela". O que eu disse e sugeri como leitura, nos comentários já são mais do sufientes para um debate de idéias. Portanto, aqui no blog, assunto encerrado, agora no seu pode debater a vontade.

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  17. Realmente é lamentável a forma que o Pastor Samuel Ferreira age com seus membros..."Pastor" Onde??? Pastor esse que mal cumprimenta seus membros...passa e finge que não tem ninguem a sua volta.Desculpe"NINGUEM" NÃO", somente é alguem para ele pessoas de posses..de dinheiro. Domingo mesmo ele pregou que os exaltados nem precisaria entrar na igreja, PREGOU PRA ELE MESMO.Infelizmente tudo que fala na rádio é mentira. Ele não é um "PASTOR DE SÃO PAULO".Quando você chega no Bras que se encherga a realidade. Viagens, roupas de grife...E tem a cara de pau de dizer que não é dinheiro da igreja. Hoje ele pode atér ser um empresário. Mas, qual a fonte, a raíz desse dinheiro??? Te pergunto Pastor Samuel Ferreira,você trabalhou algum dia para ganhá-lo?QUANDO?ONDE?..Então chego a conclusão que realmente é dinheiro da igreja...É lamentável.

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  18. Até que enfim um acordou pra vida. Estamos no seculo XXI.

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