segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Ainda sobre namoro e profecia

Depois de duas postagens relacionados a namoro e profecia, que gerou alguns comentários e respostas, o assunto ainda está rendendo. Nem sempre eu respondo, pois existem dúvidas que são as mesmas das já apresentadas, apenas mudou o nome e o endereço de quem apresenta, mas o problema é o mesmo, logicamente a resposta é a mesma. Mas entre as muitas perguntas enviadas, selecionei três que achei que mereciam uma resposta, pois a forma de apresentar a questão veio com uma abordagem diferente das anteriores. Veja as perguntas e as respostas que eu dei abaixo:
 
A) 1º Pergunta: A paz do Senhor Pastor Juber, gostaria que me desse um conselho! Estou noiva, o meu noivo é meu Pastor! E eu gostaria de saber como fazermos para termos tempo um ao outro, pois a obra é muito grande e nunca ficamos juntos! Como eu devo lidar com essa situação? Como trata-lo, eu tenho direito de cobrar atenção dele? Peço que ore a Deus para que o nosso casamento ocorra logo! Desde ja agradeço!
 
Resposta: É difícil avaliar um caso à distância dos fatos, mas algumas coisas no seu comentário chamam a atenção:

1) Eu sou pastor e sei muito bem que o trabalho na igreja ocupa tempo mesmo, seja na presença em cultos, visitas e reuniões intermináveis que existem, independente do tamanho da igreja, porém é claro que uma igreja maior, o ocupará mais.

2) O que me chama a atenção na sua carta são duas expressões suas: "Nunca ficamos juntos" e "ore para que o nosso casamento ocorra logo!". Parece quem tem alguma coisa estranha aí, pois uma pessoa quando está namorando ou noiva, independente da ocupação, sempre dá "um jeitinho" de ter um tempo com a pessoa amada. Essa história de falar que "a obra é grande", para mim é uma desculpa. Outra coisa, notei que seu pedido de "urgência" na oração ficou parecendo que o casamento está difícil de sair.

Enfim, o que eu posso te aconselhar é o seguinte: verifique se existe mesmo amor nessa relação entre vocês dois, principalmente do lado dele que não tem tempo para você e parece estar protelando o casamento. Se já está assim antes de casar, pode piorar depois. Pense bem. Estarei orando por vocês.

B) 2º Pergunta - Pastor estou passando por uma situação bem complicada, recebi uma profecia dizendo que eu teria que terminar meu namoro, que meu namorado não é de Deus, e estou muito chateada, pois não vejo motivo para terminar, meu namorado é uma benção, ama o Senhor, e sempre provou o quanto me ama. Nós namoramos faz oito meses, e temos a benção de nossos pais, nossos amigos nos apoiam bastante, e nosso coordenador também. Nosso caso é bem diferente de muita gente que escreve para o senhor pois não há nenhuma objeção, sempre esperei o tempo que minha mãe pediu, para ele vir em minha casa me pedir em namoro, nunca me rebelei, e graças à Deus, nós nos esforçamos muito para fazer o certo. Pretendemos nos casar, pois é esse o nosso objetivo, mas nos deparamos com essa situação de profecias, sinceramente eu não aceito, pois nos passamos por muitas coisas para chegarmos até aqui, nos amamos, e tudo terminar assim,e o problema todo é que eu tenho medo de minha tia que foi quem entregou a tal revelação, fale com minha mãe de tal forma que minha mae mande eu terminar tudo, sem tentar entender, analisar, estou desesperada. E outra a ele não foi dito nada, e mesmo com essa situação constrangedora disse que não vai me deixar, mas eu quero o preservar de tudo isso.
 
 
C) 3º Pergunta - Pastor me ajuda, estou passando por uma grande tribulação no meu namoro, sou missionario da minha igreja, ja tenho mais de doois anos de namoro e estou para casar, mas esses dias uma missionaria profetizou para minha namorada dizendo que deus ja tava preparando o dela, que talvez ela ia pensar que ja tinha, mas ainda não era o dela, estou muito preucupado me dê uma resposta logo. Fiquei muito angustiado, quase não dormi a noite e passei o outro dia chorando. Me ajuda, nós nos amamos muito!
 
Resposta: Desculpe a demora em responder  (no caso da pergunta nº 2), pois nem sempre dá para acompanhar os comentários de postagens mais antigas dado a dinâmica do blog e da vida do dia a dia. Mas vamos lá:

A resposta para as perguntas 2 e 3 é a mesma: Namoro e casamento não deve ser começado ou terminado baseados em profecias, independente de quem for o profeta. A profecia no Novo Testamento não tem caráter diretivo como se fosse uma cartomante ou um tarô. A função da profecia hoje está bem clara por Paulo em I Coríntios capítulo 14 (exortação, edificação e consolação). Nesse mesmo capítulo, o apóstolo diz que Deus não é de confusão mas de paz. Não é o que eu vejo no caso de vocês. A profecia só trouxe confusão e dor.

No caso do papel dos pais, de pastor ou coordenador conforme no primeiro caso, digo o seguinte: Conselho sempre é bom, mas a decisão de casar ou não, não pertence aos seus pais ou ao seu pastor. A decisão é única e exclusiva de vocês. Não estou dizendo com isso, que se deve desreipeitar os pais. De forma nenhuma. Seus conselhos devem ser ponderados, mas são vocês que devem observar a vida do namorado(a), a forma como trata a própria família dele(a), sua vida espiritual. Namoro é para isso, e Deus nos deu a cabeça para pensar, não para ser guiado pelos outros. Já vi casamento "arranjado" por pais ou pastores que terminou em tragédia. Observem, orem e decidam, quem vai escolher com quem vai viver por toda a vida são vocês.

Espero ter ajudado.
 
Observação: Para quem quiser ler os links das outras postagens sobre namoro e casamento, click abaixo:
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário