Fidel Castro era o último grande personagem histórico do século 20 ainda vivo. Foi um mito que inspirou toda uma geração de pensadores, políticos e militantes de esquerda ao liderar a Revolução Cubana em 1959.
Cuba, porém, repetiu a experiência do socialismo real soviético. Indicadores sociais são avanços inegáveis na ilha que sofre com o bloqueio americano, mas o país fracassou na economia e virou uma ditadura, sacrificando liberdades individuais _algo nunca defensável.
Fidel Castro foi considerado um dos maiores nomes da política internacional do século XX e que adentrou o século XXI. Sem dúvida alguma seu nome ficará registrado na história cubana como alguém que foi um divisor na história de Cuba - antes e depois dele. Se o país da América Central está melhor ou pior depois de Castro, aí já é outra história.
No campo ideológico foi amado pela esquerda, transformado em símbolo e odiado pelo outro campo de pensamento. Me lembro quando fazia o ensino médio em 1986, e um professor que era ex-seminarista católico, adepto da Teologia da Libertação que estava no auge na época, dizia para nós na sala de aula que Cuba era um modelo de país em comparação com o Brasil que na ocasião vivia nos tempos de Sarney e do Plano Cruzado.
Em 1959 na Revolução Cubana, juntamente com Che Guevara, derrubam o governo do ditador Batista e estabelecem um novo governo. Nesse mesmo ano ele foi tido pela impresa norte-americana como herói e recebido logo depois aqui no Brasil por Juscelino. Em 1960, se alia a ex-URSS e se torna inimigo do governo dos Estados Unidos.
Eram tempos da "Guerra Fria", e foi justamente Fidel Castro um dos protagonistas da maior ameaça nuclear depois da Segunda Guerra Mundial até o hoje, a chamada "Crise dos Misséis de Cuba" em 1962, sendo os outros protagonistas da história, John Kennedy e Nikita Kruschev, respectivamente presidentes dos EUA e URSS.
Nos anos 70 e 80, Fidel chegou a se participar de guerras no continente africano enviando soldados cubanos nos conflitos no continente africano.
Depois de trinta anos (1960-1990), com o fim da URSS, acaba o subsídio soviético, Fidel então se viu obrigado a abrir a ilha par ao turismo, que juntamente com o dinheiro enviado pelos cubanos residentes nos EUA passaram a ser a maior fonte de receita de Cuba.
Permaneceu no poder por 49 anos. À exceção da rainha Elizabeth 2ª, há 64 anos no trono britânico, o ditador cubano foi quem mais tempo chefiou uma nação entre os líderes ainda vivos.
Ao longo de 57 anos, o regime comunista dos Castro foi diretamente responsável pela morte ou pelo desaparecimento de 9.504 pessoas, segundo o projeto Cuba Archive. Segundo o jornal Folha de São Paulo, edição do dia 27/11/2016, em 2016, ocorreram 9,125 prisões por motivo político.
A ditadura é reconhecida por ter melhorada as condições de saúde e educação na ilha caribenha, embora tenha legado um país empobrecido, para o que concorreu o embargo comercial dos EUA.
Na capital Havana e no interior, houve comemoração e pesar pela morte de Fidel. Nos Estados Unidos, os exilados cubanos festejaram nas ruas de Miami.
Fidel até na morte, foi lembrado ora como herói por uns e tirano por outros.
Quem são os últimos representantes dessa insanidade chamada de COMUNISMO, que atende também pelo eufêmico SOCIALISMO ? Dois hispânicos teimosos, o remanescente nem tanto que já foi pedir água a BARACK OBAMA num evento internacional; e um asiático lunático, que herdou o poder de seu pai, que por sua vez herdou de seu avô. O comunismo nasceu do pensamento de um filósofo, KARL MARX, que quando trabalhava num jornal foi demitido porque pouco aparecia para trabalhar. O comunismo foi um experimento que a humanidade fez, experimento esse que infelizmente demorou muito tempo e custou milhões de vidas. Paredón em Cuba, milhões mortos de fome na China por conta do regime de MAO TSÉ TUNG. Serviu como experimento, para aprendermos que não dá certo. Onde estão os documentários sobre CUBA mostrando as maravilhas do sistema que tanto agrada sua população ? Alguém já viu um correspondente internacional falando " direto de Havana para tal lugar " ?
ResponderExcluir