quinta-feira, 21 de maio de 2009

JÁ CALCULOU O NÚMERO DA BESTA?

"Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis". (Apocalipse 13:18).

Devemos admitir que o Apocalipse é muito mais que complicado. Ele não segue um padrão que possa ser trabalhado com uma única ferramenta hermenêutica.

Nele há de tudo um pouco: alegorias, arquétipos, história camuflada, geografias especificas que ilustram sistemas inespecíficos, conteúdos do Evangelho transmitidos em linguagem mítica, expressões cabalísticas, uma total não seqüêncialidade narrativa; e, sobretudo, uma construção de sobreposições onde a compreensão só melhora se os textos se sobrepuserem como num sanduíche de transparências nas quais cada detalhe, só faz sentido se visto de cima para baixo, na apreciação do todo.

Há muito mais no texto em epígrafe que se pode imaginar. Muitos tentaram produzir um comentário do Apocalipse que lhe faça jus. Calvino, por exemplo procurou nem se meter no assunto. Hoje em dia ao ler o apocalipse, procuro me ater mais à sua mensagem, do que às suas profecias!

A sabedoria é saber entender que seiscentos e sessenta e seis é numero de homem. A besta carrega o número do homem em sua natureza. As duas bestas a do mar e a da terra representam no meu entendimento, os sistemas político e religioso, respectivamente, mesmo que um dia um homem lhe dê cara!

A história humana sempre teve bestas. Os quatros animais monstruosos de Daniel no capítulo 7, representam reinos. Líderes sanguinários como Nero, Calígula, Gingis Khan, Napoleão Bonaparte, Hitler, Stalin e Mao-Tsé-Tung, são exemplos perfeitos de bestas em suas épocas.

Ao olhar a História, e ler sobre as guerras e cruzadas religiosas de ontem e de hoje, o que se vê é o número da besta. Ninguém representa o Cordeiro nessas batalhas!

Nos anos que se seguirão veremos uma definição cada vez maior de quais serão os contornos e as definições que se mostrarão. O surgimento do aparecimento do Falso Profeta, que abençoará a Besta também será discernível. Para ser falso e ter poder de impressionar até aos eleitos, é porque tem cara de cordeiro, mas fala como dragão!

Que horrendo privilégio, viver nesta época e ver as profecias se cumprirem diante dos nossos olhos!

Enquanto isto, a recomendação do Senhor no Apocalipse é uma só: Não adorem e nem se impressionem com nenhum besta e com nenhuma Besta. Seu perigo sedutor vem de sua oferta de Paz e Segurança para os habitantes da Terra. E mais: Não se impressionem com a ressurreição de personagens dados como mortos, desse susto virá a adoração. E por último: Não se deixem seduzir pela imagem. Afinal, um dos ardis da Era da Besta é o culto à Imagem. Numa era de imagens, os bestas se impressionam e a Besta seduz almas humanas!

O número da Besta é número de homem. Não sei quem é a Besta, mas vejo muitas bestas exibindo seu número de arrogância e controle estampado em suas faces. Portanto, não seja mais um manipulado.

10 comentários:

  1. Pr. Juber,

    Impressionante, simples e sem rodeios sua explicação. Falei que estaria acompanhando as postagens deste assunto e estou mesmo. Novamente meus parabéns. Que o Senhor continue te dando graça.

    Paz do Senhor,

    Antonio Fonseca

    ResponderExcluir
  2. Antonio,

    Obrigado pela participação. Quando a gente lê a Bíblia sem as lentes das sistematizações gregas, nos pensamos: Porque eu nunca tinha pensado desse jeito? É porque a gente lê mais comentários de "estudiosos" do que a própria Bíblia pura e simplesmente. Abrimos mão de pensar em troca de deixar os outros pensarem pela gente.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  3. ha, mt bom o texto, pr.
    Deus abencoe!

    ResponderExcluir
  4. Leonardo,

    Obrigado pela visita e pela participação. Ora vem Senhor Jesus!

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  5. Deus derrame seu amor sobre você!
    Sem o amor de Deus não somos nada!

    Vende tudo o que você possui!

    Esmolar dinheiro para quê, Se Deus te sustenta? Crianças passando fome, morrendo por vícios e doenças, e você preocupado em pedir mais dinheiro? Para quê casa de luxo, carro de luxo? Enquanto seu irmão morre de fome? Pregar a prosperidade para uma pessoa só? Se todo o dinheiro arrecadado fosse para evangelizar em favela não existiria mais o trafico de drogas!
    Ame a seu irmão... De que adianta pregar a prosperidade, ser rico, pedir mais e mais dinheiro para uma obra morta, para uma obra que não agrada a Jesus?
    Evangelizar é trazer a palavra de Deus para as pessoas que não a conhecem!
    Que palavra de Deus você leva para alguém? Jesus nos ensina que devemos largar tudo e seguir Ele... Se Ele viesse pela primeira vez hoje, você largaria tudo?
    Quem sustenta o profeta é Deus e não o povo! Diz-me um profeta que esmolou riquezas?
    Elias, Deus milagrosamente o alimentou... Jonas ficou três dias dentro de um animal marinho, Ezequiel 4:12-15 teve que comer pão assado no esterco humano ( Bovino )... Jesus pregava de cidade em cidade... O maior bem de um profeta esta no céu... Não viemos para seguir as leis dos homens. Não devemos cair na corrupção, não devemos vender a palavra de Deus! Não devemos esmolar riquezas, pois quem nos veste é Deus! Seria melhor você nunca ter tocado nos dízimos de ninguém, pois não há ninguém na terra digno de receber as ofertas para Deus! Seria melhor você pregar que o dizimo era para ser dado aos necessitados ! Se todo o dizimista do Brasil ajudasse algum necessitado... Garanto-te que muita coisa nos pais iria mudar!
    Que Deus toque no seu coração, e te acorde... E que Deus te fale que o tempo esta próximo, o tempo que riquezas, dinheiro, igreja prospera de bens não leva ninguém a nada !
    E sim, chegou o tempo de vender tudo o que temos e dar aos pobres, chegou o tempo de pregar de boca em boca... Chegou o tempo de andar de chinelos e não de ternos! O profeta tem que sofrer o que o povo sofre, se não ele não é um profeta digno! De que adianta colocar uma pessoa rica para pregar a palavra de Deus! Se a palavra de Deus é para os humildes! Seria uma contradição! É tempo de ser humilde, é tempo de levar a palavra de Deus a serio! Chegou o tempo de parar de brincar de ser profeta e ser profeta de verdade! Ser um martire do povo!
    Lembre de " Amós 6 " leia com mais atenção o versiculo 6 e 7 !!!
    A palavra de Deus não é para ser vendida! Lembre-se também de "Mateus 21:12"
    " Mateus10:9" " Mateus 6:19" " Mateus6:24,25" " Mateus 7:15-20" " 2 Samuel 2:22"
    Que Jesus volte logo... E que o seu espírito mostre a verdadeira verdade em quando ainda há tempo...

    ResponderExcluir
  6. Renam,

    Obrigado pela visita e pela participação.

    Graça, paz e esclarecimento.

    ResponderExcluir
  7. Cheguei a conclusão de que estamos vivendo os dias da torre de babel.Pois o que vejo , é uma grande confusão no meio das igrejas ou porque não dizer no meio do povo, do proprio povo que ministram para os outros.uns queimando os outros ,umas doutrinas rebaixando outras uma verdadeira confusão.e segundo a Biblia ,Deus não é Deus de confusão.
    Que Ele tenha misericordia de nós.

    ResponderExcluir
  8. Cheguei a conclusão de que estamos vivendo os dias da torre de babel.Pois o que vejo , é uma grande confusão no meio das igrejas ou porque não dizer no meio do povo, do proprio povo que ministram para os outros.uns queimando os outros ,umas doutrinas rebaixando outras uma verdadeira confusão.e segundo a Biblia ,Deus não é Deus de confusão.
    Que Ele tenha misericordia de nós.

    ResponderExcluir
  9. Genaldo,

    Vivemos numa época onde se vê uma verdadeira babel religiosa mesmo. Deus não é Deus de confusão mesmo, e para não entrar em confusão temos que ficar focados na Palavra, para não ser levados por qualquer vento de doutrina.

    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  10. O número 666 em sí tem algum significado particular nesta passagem?

    ResponderExcluir