segunda-feira, 18 de maio de 2009

O QUE VEM A SER ESSA ORDEM DE MELQUISEDEQUE?

A primeira referencia vem do livro de Gênesis, de um encontro entre Abraão e esse Personagem misterioso; o qual, mais adiante, nos Salmos, é feito Representante do Maior e Mais Superior Sacerdócio, e do qual o Messias é feito Sumo-Sacerdote. Mais adiante, a epistola aos Hebreus diz que Jesus é esse Sumo-Sacerdote Segundo a Ordem de Melquizedeque; sendo que o próprio Melquizedeque foi um tipo ou Arquétipo de Cristo.
Ora, a existência de Melquizedeque na Bíblia como sendo alguém que “vinha de fora” da história linear que as Escrituras narram, especialmente focada na descendência de Abraão, abre a porta para que se veja a ação de Deus “fora do ambiente” de histórias e narrativas das Escrituras, posto que mostra que Deus se revela a quem quer e como quer, e que não tem que dar qualquer explicação disso a qualquer censor humano.
Assim, o que vejo nos mitos dos povos que lembram de modo arquetípico a história de Jesus, não é a influencia dos “anjos caídos” desejosos de confundirem as coisas, mas sim uma provisão da Graça, Segundo a Ordem de Melquizedeque, a fim de deixar sempre um ponto de contato entre todas as culturas humanas e algum “braço” do Evangelho.
Don Richardson, no seu livro O Fator Melquisedeque diz que, Deus deixou um “fator Melquizedeque” em cada povo da terra, pelo qual o Evangelho tem sua “porta de entrada” cultural, psicológica e, por vezes, até espiritual. Aliás, o Velho Testamento inteiro é a comprovação dessa utilização arquetípica a fim de um dia tê-la substituída pela Imagem Real ou pelo Significado Pleno, no caso, pela Encarnação do Verbo.
Mas para os judeus piedosos e que ofereciam seus sacrifícios de sangue com devoção e fé, confessando assim a necessidade de redentor e redenção, quando Veio Àquele que era o cumprimento de todas as promessas e esperanças, seus corações não hesitaram em seguí-lo.
Deus deixou milhões de pontos de contatos simbólicos, arquetípicos e culturais entre os povos da terra; pois, todos os homens são frutos de um só; visto que de um só Deus fez toda a raça humana; sendo esta a razão pela qual a memória de um tornou-se muitas memórias entre os seus descendentes, porém sempre mantendo o eixo original da esperança. O apóstolo Paulo explica isto, no seu discurso no Areópago de Atenas, em Atos 17: (De um só fez todos, até os seus poetas falam, Esse Deus Desconhecido, que adorais sem conhecer, é o que eu vos anuncio).
Portanto, não vejo anjos caídos agindo, mas sim a Graça deixando pistas de Deus e da esperança entre todos os humanos. Vejo, Ele marcando o chão do mundo com Seus passos.

Nosso Planeta, tem hoje cerca de seis e meio bilhões de pessoas. O cristianismo com todas as suas ramificações, que vão do catolicismo romano, ortodoxo, ao protestantismo, não somam juntos metade da população mundial. Pergunta-se: E os outros bilhões? E se a igreja não conseguir atingir eles, como fica?
Será que Deus não pode agir, sem a ação da igreja?

COMO DEUS FALA:
“Havendo Deus falado de muitas maneiras, nos falou agora por seu Filho.” Hebreus 1:1.
“O vento sopra onde quer, mas não ouves a sua voz, João 3.
“Anunciou primeiro o evangelho a Abraão”. Gálatas 3:8.

Estamos só no início do assunto, depois vou estar continuando o mesmo.

4 comentários:

  1. Juber, com muito atraso devolvo a visita feia ao meu blog (Cristão Inteligente), que foi reativado hoje.

    Aguardo por novos posts sobre Melquisedeque.

    abs

    http://cleverchristian.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Victor,

    Vou continuar escrevendo a Ordem de Melquisedeque, intercalando com outras postagens de outros assuntos. Esse tema não é fácil ser abordado, seja pela falta de material de pesquisa, seja pelo risco de ser mal compreendido. Mas já que comecei, pretendo continuar. Obrigado pela visita e bem vindo de volta a blogagem.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. "não vejo anjos caídos agindo, mas sim a Graça deixando pistas de Deus"
    muito bom, profundo

    ResponderExcluir
  4. Luiz,

    O assunto é profundo mesmo. Espero que Deus continue me dando graça, para poder continuar a linha de pensamento.

    Obrigado pela participação.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir