segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ENTREVISTA COM O PASTOR JUBER



Concedi recentemente uma entrevista para o blog do Matias Borba (encontrobiblia.blogspot.com), a quem desde já agradeço pela oportunidade. Iniciativas como esta, são importantes para se conhecerem um pouco mais dos blogueiros. Abaixo a entrevista:


ENCONTRO COM A BÍBLIA = O senhor teve seu chamado ministerial ainda muito jovem, como o senhor pode definir como foi aprender a ter responsabilidades cedo com o ministério que o Senhor lhe chamou?

PR. JUBER DONIZETE: Um garoto de 14 anos ser líder e professor de jovens de uma congregação e depois aos 20 anos já ser líder regional de jovens, só foi possível porque os pastores da época me apoiaram e incentivaram. Quando isso aconteceu, eu além de ser solteiro, não era obreiro ordenado, era cooperador (denominação dada na Assembléia de Deus a quem é obreiro auxiliar, antes de ser separado à diácono). Eu levava com naturalidade as responsabilidades que tinha, sem ser um jovem diferente dos outros na igreja.

ENCONTRO COM A BÍBLIA: Como jovem civilmente solteiro, chegou a ser consagrado ao ministério de evangelista, como o senhor analisa a questão do chamado ministerial na vida dos jovens nos dias atuais?

PR. JUBER DONIZETE: Em mundo com tantos atrativos para os jovens, no sentido de desviá-los da vida cristã, ver um jovem manifestar o chamado ministerial é algo que deve ser incentivado pela liderança. Mas não somente incentivar, é preciso dar condições de treinamento para eles. O que a gente vê muitas vezes na verdade é o inverso disto. Obreiros com obsessão pela posição e com inveja, que ao invés de apoio, tentam é barrar os jovens obreiros com medo de perder seus cargos.

ENCONTRO COM A BÍBLIA: O senhor acha que a secularização e os modismos que invadem algumas igrejas, pode ser um problema no chamado de Deus na vida de alguém, visto que hoje em dia aceita-se tudo sem a mínima análise?

PR. JUBER DONIZETE: Vivemos num tempo onde há o predomínio do relativismo, onde se ensina que tudo é relativo. Os modismos vem trazendo prejuízos à igreja, mas isso ocorre em parte, porque há falta de ensino bíblico e sistemático. A gente vê muitos correndo atrás de “todo vento de doutrina”, como diz o apóstolo Paulo. Isso ocorre muito no meio pentecostal e neopentecostal, mas não é privativo só deles. O movimento G12 por exemplo, entrou até mesmo em algumas igrejas históricas.

ENCONTRO COM A BÍBLIA: Sabemos que o senhor também trabalha como diretor do IBADETRIM - (Instituto Bíblico das Assembléias de Deus do Triângulo Mineiro em Uberlândia), quando e como foi seu primeiro contato com o instituto?

PR. JUBER DONIZETE: Estive presente na cerimônia do Instituto, mas depois praticamente não tive maiores contatos com o mesmo, porque estava envolvido com a atividade de pastoreio de igrejas. Foi uma surpresa para mim, quando no fim do ano passado, recebi o convite para ser o diretor do Ibadetrim para o biênio 2009/2010. Já havia dado aulas anteriormente na EETAD, num instituto que houve antes do Ibadetrim, mas não me via e nem nunca tinha pensado em ser um diretor de um instituto de teologia. Desde bem jovem estive ligado à área de ensino da igreja, mas sempre como professor. Porém aceitei de bom grado o convite e novo desafio.

ENCONTRO COM A BÍBLIA: Há quanto tempo o instituto existe, e quantos alunos estudam hoje no IBADETRIM?

PR. JUBER DONIZETE: O IBADETRIM existe desde 2002, tendo hoje mais de 300 alunos matriculados. Nele são oferecidos três cursos: Bacharel em Teologia, Obreiro e Vocacionado (um curso local de preparação de obreiros) e APED (Curso de aperfeiçoamento para professores de escola dominical, com foco no ensino infantil e infanto-juvenil). Oferecemos também o curso de forma à distância, com monitores em outras cidades da nossa região. Para o ano que vem é nossa meta expandir o acesso através da internet e também a criação de alguns núcleos em outras cidades.

ENCONTRO COM A BÍBLIA Hoje a oferta por cursos teológicos tem sido grande, e infelizmente muitos destes cursos deixam a desejar no requisito qualidade, quais devem ser os critérios adotados por alguém na hora de escolher uma boa faculdade teológica?

PR. JUBER DONIZETE: Que procurem uma entidade que não seja mera fábrica de diplomas, que tenha uma diretoria comprometida com a seriedade e a ética e um bom corpo docente. Isto serve tanto para instituições religiosas quanto seculares. Infelizmente a gente vê hoje em dia, o pessoal vendendo diplomas pela internet, de bacharel em teologia, ciência da religião, e até mestrado e doutorado, sem o menor critério, a não ser o financeiro.

ENCONTRO COM A BÍBLIA; E para a igreja em geral, qual a importância no desenvolvimento do estudo sistematizado das escrituras Sagradas?

PR. JUBER DOMIZETE: É muito importante o estudo da Bíblia de forma sistemática. Acredito que a gente nunca pode se considerar formado, independente se fez ou não um curso teológico. Ou seja, sempre estar lendo, estudando a Bíblia, se possível em mais de uma versão, e também bons livros. Eu particularmente não me considero formado, sou um eterno estudante, sempre com fome de aprender mais.

ENCONTRO COM A BÍBLIA: Quanto a blogagem Cristã, o que o levou a criar seu blog, e como o senhor analisa a blogagem Cristã em um contexto geral?

PR. JUBER DONIZETE: Até 2007, eu praticamente desconhecia o universo dos blogues. Quando descobri, achei muito interessante e tive o desejo de ter um, para ser um lugar onde eu pudesse expor minhas idéias, opiniões, e fosse mais um espaço para pregar a Palavra. Com respeito a blogagem cristã, acredito que apesar de algumas limitações, vejo que de um modo geral, ela vem cumprindo seu papel de informar, refletir, criticar e propor alternativas aos projetos estabelecidos. Vou citar o exemplo da eleição da CGADB
(Convenção da Igreja Assembléia de Deus) deste ano. Houve uma ampla cobertura do processo eleitoral, antes, durante e depois do pleito. Apesar de alguns excessos, partidarismo, que ocorrem em qualquer tipo de eleição, inclusive na eclesiástica, viu-se pessoas de várias idades, igrejas, obreiros ou não, membros da denominação ou não, acompanhando a cobertura que alguns blogues deram ao evento e opinando. À algum tempo atrás isso não era possível, porque a informação só vinha depois do evento, no famoso boca-a-boca dos que iam lá ou através dos órgãos de informação denominacional, que é claro nunca contaria os bastidores da coisa.

ENCONTRO COM A BÍBLIA: Em seu ponto de vista, a que deveria ser dado mais destaque nos blogs?

PR. JUBER DONIZETE: Os blogues podem dar notícias do meio cristão, inclusive as que não saem nas revistas denominacionais, mas que sejam feitas do modo mais imparcial possível. Reflexões sobre assuntos atuais à luz da Palavra e o anúncio puro e simples do Evangelho através do espaço da blogagem.

ENCONTRO COM A BÍBLIA: Quais os conselhos que o senhor deixaria para os jovens blogueiros, e os que sabem de seu chamado ministerial na obra do Senhor?

P. JUBER DONIZETE: Fico feliz quando vejo jovens cristãos como você ocupando esse espaço de forma inteligente e consciente. Meu conselho é que continuem utilizando essa ferramenta como um instrumento onde possam expor suas idéias, e principalmente no anúncio do Evangelho de Jesus Cristo.

ENCONTRO COM A BÍBLIA: Agradeço por sua participação aqui, e deixo aqui o espaço para suas considerações finais.

PR. JUBER DONIZETE: Eu é que agradeço pela oportunidade, gostaria de parabenizá-lo por iniciativas como esta, pois sei que você está fazendo entrevistas com outros blogueiros é um momento de conhecimento dos leitores sobre os blogueiros e dos blogueiros entre si.

2 comentários:

  1. Sem dúvida a maior satisfação foi toda minha, penso exatamente desta forma, conhecer os blogueiros em assuntos como estes, tratados na entrevista são de suma importância para todos nós.

    Obrigado mais uma vez e Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Matias,

    Obrigado pelo carinho, meu irmão. Os blogues são uma ferramenta importante na reflexão de idéias e na informação, e estão provocando uma revolução na área da informação. Até o momento, estão conseguindo apesar de algumas tentativas, driblar as tentativas de censura, inclusive religiosa.

    Abraço.

    ResponderExcluir