sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A GUERRA GLOBO E RECORD E O CAMINHO DE JESUS

Estamos vendo mais uma vez, a guerra midiática entre a Globo e a Record. De um lado a Rede Globo, criada em 1965, e que desde os anos 70 lidera a audiência televisiva no país. Eu me lembro do ano de 1989, quando passei a simpatizar com a esquerda, mais para Brizola do que para Lula. Na época, eu e meus colegas, chamava-mos os Estados Unidos de “Império” e o Brasil de “Colônia”. A Globo, a gente via como “Emissora Estatal do Governo” e a Revista Veja a gente rejeitava, preferia a Isto É, mas à esquerda. Justamente, nesse mesmo ano de 1989, quando houve o debate entre Collor e Lula, e a Globo foi acusada de favorecer o primeiro, Edir Macedo comprou a TV Record, emissora criada em 1953. Na eleição presidencial daquele ano, a IURD, e grande parte dos evangélicos, votaram em Collor, com medo de Lula implantar o sistema socialista por aqui. Do lado de Lula, estavam os chamados “cristãos progressistas”. Em 1992, Macedo foi preso por alguns dias, depois de ter enchido o Estádio do Maracanã em um evento, que ficou famoso, quando os obreiros da igreja, enchiam sacolas de dinheiro das ofertas. A acusação para a sua prisão, era charlatanismo, curandeirismo e estelionato. Macedo foi solto, Collor facilitou a passagem da Record para o nome dos representantes da IURD. Pouco depois, naquele ano Collor teve o mandato cassado, por 441 deputados, dentre eles, os deputados da Universal. Em 1995, a briga ascendeu com a Globo exibindo a Minissérie “Decadência”, onde o ator Edson Celulari, interpretava um pastor corrupto. Macedo assumiu a carapuça e partiu para o ataque através do programa “25° Hora” da Record. Porém sua emissora na época era bem menor do hoje, e a Globo reinava soberana. Para complicar mais a coisa, um bispo da Universal, Von Helder, chutou a imagem da “padroeira” do Brasil em plena televisão. Foi um Deus nos acuda.
Doze anos depois em 2007, todo mundo viu em uma cerimônia suntuosa, o Bispo Macedo ser chamado de dono da Rede Record, na inauguração do canal “Record News”. Nesta cerimônia estavam presentes o Presidente Lula, e o governador de São Paulo José Serra. Hoje, Collor é senador por Alagoas, aliado de Lula e Sarney. A Tv Record é a segunda maior emissora do Brasil, tendo contratado vários ex-funcionários da Globo, como jornalistas, atores, diretores.

Pergunta-se o que os evangélicos tem haver com esta briga de emissoras? Quando a gente lê os Evangelhos no Novo Testamento, vemos algumas frases de Jesus, que bem que poderia ser aplicadas neste contexto. “Deixa os mortos enterrarem seus mortos, mas tu vai e prega o Reino de Deus”; ou “O meu Reino não é deste Mundo” e ainda “O Reino de Deus não vem com visível aparência, mas está em vós”. Jesus não veio implantar nenhum “império cristão”, propostas até houve, mas ele recusou, “Tudo isso te darei (se referindo aos reinos do mundo), se prostado me adorares” – disse-lhe o tentador.
Podemos considerar que a cruz de Cristo começa a ser carregada no episódio da tentação. Ali, o diabo propõe um caminho para Jesus ser o Messias. Um caminho que representou uma forma tentadora de ser o Messias. Transformar pedras em pães, saltar do alto do templo e ser amparado por anjos, e receber a autoridade política e financeira sobre os reinos e as nações. Se Jesus aceitasse a oferta do diabo, rapidamente teria uma multidão de admiradores, de gente faminta encontrando pão nas ruas e estradas, encantada com seu poder sobre os anjos e os seres celestiais e com seu governo mundial estabelecendo as novas regras políticas e econômicas. Seria o caminho mais rápido para implantar seu reino entre os homens.

Porém, o caminho de Deus não era este. O reino que ele oferece precisa nascer primeiro dentro de cada um. As mudanças não acontecem de cima para baixo nem de fora para dentro. É um reino que vem como uma pequena semente e leva tempo para crescer. Não é imposto, é aceito. Não se estabelece pela força do poder, mas pelo coração e mente transformados. O rei deste reino não permanece assentado no seu trono, mas desce e se torna um servo.

A cruz de Jesus não significou apenas o sofrimento final do seu ministério público. Ela representou uma escolha que o acompanhou por toda a sua vida e que culminou em seu sofrimento e morte. Quando Jesus nos chama para segui-lo, ele afirma que, se não tomarmos nossa cruz, não será possível ser seu discípulo. A razão para isto é clara. Se o caminho dele é o caminho do servo obediente, o nosso não pode ser diferente. Por isto, precisamos tomar nossa cruz, e ela deve representar também nossa escolha, que é a mesma que ele fez -- uma escolha pela renúncia e pela obediência ao Pai.

O apóstolo Paulo entende o chamado de Jesus para tomar a cruz e segui-lo quando afirma: “Eu estou crucificado para o mundo e o mundo está crucificado para mim”. O caminho do mundo ensina: “Ame seus amigos e seja indiferente com os outros”. O caminho de Jesus diz: “Ame os inimigos e ore por eles”. No caminho do mundo ser o maior e o melhor é o mais importante. No caminho de Jesus o melhor é ser o menor e o servo de todos.

Podemos achar que o caminho de Cristo é muito difícil, que amar os inimigos, orar pelos caluniadores, ser manso num mundo competitivo, humilde numa sociedade ambiciosa, não é só difícil -- é impossível. Concordo, por isto o chamado é para tomar a cruz. A cruz significa renúncia, sofrimento e morte.

As opções estão diante de nós diariamente. Todos os dias somos levados ao monte da tentação. Todos os dias o diabo nos oferece suas ofertas e seu caminho, e Deus, pela sua palavra, nos revela seu caminho. Todos os dias temos de fazer nossas escolhas. Tomar nossa cruz é aceitar o caminho de Cristo, e neste caminho experimentamos uma espiritualidade verdadeira.

20 comentários:

  1. Graça e Paz, Pr. Juber!

    Só lamento que exista realmente uma grande perversão do Evangelho, com essa famigerada teologia da prosperidade e exploração da fé do povo. Apesar desta guerra declarada, esta perversão é mais que existente.

    É o reinado do espinheiro...

    O caminho de Jesus é Deus agindo em nós, é feito da fé que atua pelo amor. Bem diferente, do que é pregado hoje em dia por algumas lideranças "evangélicas"...

    Devemos pregar tão somente o Evangelho e não nos conformarmos com este século cheio de abuso e exploração da fé alheia.

    Que Deus nos ajude!

    Um abração!

    ResponderExcluir
  2. Marcos,

    Em vez do caminho de Jesus, preferiram o de Maquiavel. Para se chegar ao poder terreno, é o mais fácil. Mas o caminho de Cristo é diferente.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Luiz Cledio,

    Obrigado pela amável visita e pela participação.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Caro Pr. Juber Donizete,
    Graça e Paz!

    É lógico que, quando a Rede Globo pertinentemente coloca a IURD como a fatia do sanduiche, e a usa para bater na Rede Record, os respingos voam para todos os lados, porém, na realidade a briga éc particular e nada temos a ver com isso.

    A Igreja do Reino não está apanhando pela pregação do evangelho, mas pelo fato de se utilizar das mesmas estratégias da Globo para derrotá-la.

    "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;" 2ª Coríntios 10: 4

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    Preguemos o evangelho de Cristo!

    ResponderExcluir
  5. Vergonhoso e lamentável.

    ...mas o texto é excelente !!!



    super abraço

    ResponderExcluir
  6. Vida e Paz,PR,
    O apóstolo acrescenta: “Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para A MORTE” (Romanos 8:36). Em grego isto quer dizer: “Somos entregues à morte espiritual todos os dias”.

    Por favor entenda que Paulo aqui não está falando de morte física. Está falando a respeito de um tipo de morte que acontece conosco diariamente em nosso caminhar com Cristo. Quando testifica “Dia após dia, morro!” (I Cor. 15:31) se refere à tribulação, às pressões, à perseguição, as globos Metamorfose Ambulante - as brincalhonas record,()que passa o dia todo atraindo a casas toda especie de males, e a noite quer espulsar,RSRSRS a,os sbt's,as bandeirantes, iii etc.aos perigos, a todos os tipos de problemas.

    Um abração

    ResponderExcluir
  7. Pr. Carlos Roberto,

    Também concordo com o nobre companheiro. Conforme essa citação de Paulo, as armas da nossa milícia não são carnais. Agora vendo a defesa da Record, pensa-se que a IURD representa a todos os evangélicos, o que não é verdade. E mais, está sendo feita uma defesa da Teologia da Prosperidade nas reportagens.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Alice,

    É vergonhoso mesmo. O pior é que a gente sabe, que existem muitos outros escândalos, que estão rolando por aí, que a mídia secular nem sabe.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Josué,

    O Apóstolo Pedro diz na sua primeira carta, que ser perseguido por amor a Cristo é um virtupério, mas ser perseguido como criminoso, aí já é vergonha e escândalo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. como vcs são ignorantes

    "pelo amor de deus!"

    o que vcs sabem de matematica, fisica, quimica, historia, geografia e BIOLOGIA?

    para vcs terem idéia do que eu sinto é o mesmo que vcs escutarem alguém falar assim

    "Sigam o caminho de Apolo, Zeus irá te guiar!"

    bando de idiota

    ResponderExcluir
  11. Vcs são formados? faculdade de qualidade?

    Leiam Richard Dawkins, mas acho que vcs não tem capacidade para entender, cerebro atrofiado, mas tem cura

    ResponderExcluir
  12. Pr. Juber,

    Concordo plenamente com o comentário do Pr. Carlos Roberto, a briga é particular e por mais que tentem atingir a nós como num todo, nada temos a ver com isso.

    Só espero que a globo não seja demasiadamente inrresponsável a ponto de generalisar tudo, pois cristão evangélicos seguidores de Cristo, nada tema ver com o que a iurd faz.

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo,

    Para quem tem a capacidade de entrar em um blog, só para desacatar as pessoas, cobrar se tem formação acadêmica ou não, mas escreve deus em minúsculo, num claro erro de português, não precisa nem ter comentário contrário. Suas frases já revelam como você é. Mas ainda há esperança e cura para você. Saiba Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

    ResponderExcluir
  14. Matias,

    Da Globo não se pode esperar muita coisa. Um dia ela faz uma série de reportagens, sobre o trabalho social de algumas poucas igrejas e em outro momento, ela ataca uma igreja (a IURD), mas não tira ninguém do bolo, deixa pendente no ar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. PR JUBER,POR FAVOR...

    A NÔ NI MO disse...como vcs são ignorantes,
    tens razão,a unica certeza que tenho é da minha total ignorançia, tudo que sei o sei em parte, mas vós sabios.

    A NÔ NI MO, SEI NÃO FOI O QUE VOCÊ QUIS ESPRESSAR mas disse... bando de idiota, rsrsrs ….kkkkkkkkkkkkk) ...
    UMA UNICA VEZ, A PALAVRA iDiOtA,é priorizada na Bilia,Jesus disse a ninguem chameis idiota,pois acarretara o risco do fogo eterno,

    ." Então Jesus disse: "Eu também não a(os) condeno. ...

    A NÔ NI MO
    Sou ator da peça IDIOTA NO PAÍS DOS ABSURDOS e acho a mensagem DIANTES DOS ANJOS UM OUTRO espetáculo...

    E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; ....



    ... De fato, se vós perdoardes aos outros as suas faltas, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará.

    Assim sereis filhos do vosso Pai que está nos céus e que faz nascer o sol para os bons e os maus, além de enviar a sua chuva aos justos e aos pecadores". ...

    ANONIMO
    Gente boa de Deus!

    "As vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica" (Filipenses 4:6)
    "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (I Pedro 5:7 ACF)
    O Senhor é meu Pastor e nada me faltara,

    Buscai pois primeiro o reino de Deus e sua justiça ,e as demais coisa vos serão acrescentadas,

    Se Deus é por mim e por vós quem sera contra nós. Nele, Jô “Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus;

    ResponderExcluir
  16. Estamos apanhando de graça. A guerra pegada na mídia, e as igrejas que não têem nada a ver com o episódio estão sofrendo. Desliguem a TV!

    ResponderExcluir
  17. Josué,

    O salmista já disse há 3.000 anos atrás: "Diz o néscio no seu coração, não há Deus". Quem lê entenda.

    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  18. Daladier,

    Pois é. A vontade que dá é essa mesma, desligar a Tv aberta e ficar só na Discovery e no National Geographic, acho que a gente aprende mais.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  19. é pastor, infelizmente essa guerra entre dois imperios mundanos continua ate hoje.
    não quem ainda chama a universal de igreja e o Edir é bispo de bodes não de ovelhas, podes crer.
    esou seguindo o seu blogue pastor.
    para ja convido te a seguir o nosso.
    Manuel Dilandamoko
    http://bereanosdeangola.blogspot.com

    ResponderExcluir