SEJA BEM VINDO. Este blog nasceu da vontade de poder compartilhar, pensamentos e reflexões sobre os acontecimentos atuais e a aplicação da Palavra de Deus a nossa vida.A escolha deste título para o meu blog, foi porque acredito que se não for para vivermos o Evangelho de Cristo conforme Ele viveu e ensinou, nada vale a pena. INDIQUE ESTE BLOG A MAIS ALGUÉM E DEIXE UM COMENTÁRIO JUNTO A MATÉRIA QUE PORVENTURA TENHA GOSTADO.
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
UM DESAFIO MISSIONÁRIO CHAMADO NIGÉRIA
Recentemente postei dois vídeos do youtube, onde mostrava a tragédia das crianças na Nigéria e no Congo, onde as mesmas são acusadas de bruxaria pelos líderes "cristãos" e são muitas vezes, abusadas e abandonadas pela família. Agora estarei postando a opinião de um defensor do Cristianismo de matriz africana, Walter Passos, sobre o assunto, vale a pena conferir:
"Diversos blogs em muitos países divulgaram a situação de algumas igrejas e seus pastores na Nigéria que acusam crianças de bruxarias. Sem olhar mais acurado, de certo preconceituoso, usa-se a mídia como arma psicológica para agredir o povo preto, perpassando mais uma vez a ideologia caucasiana de que tudo na África é demoníaco. Ao entendimento desse fenômeno étnico-social e religioso, é imprescindível conhecermos a Nigéria.
NIGÉRIA
A Nigéria está localizada no centro-oeste da África com uma área: 923.768 km2. E uma população total de 148 milhões, sendo grupos étnicos autóctones 94,5% (principais: hauçás 23%, fulanis 22%, iorubas 21%, ibos 18%, tives 3%, ijos 6%, buras 1,5%), outros 5,5%%.
É o país mais populoso da África e um dos mais ricos do continente africano. Numericamente, ultrapassa a população total estimada de todos os países do Oeste Africano. Cerca da metade da população nigeriana afirma seguir a fé cristã.
CRISTIANISMO NA NIGÉRIA
O cristianismo já existia na região desde o século IV através do grande teólogo africano e preto Agostinho. Os primeiros contatos dos cristãos caucasianos na Nigéria ocorreram no século XV, com a introdução do cristianismo católico pelos portugueses. No entanto, foi praticamente extinto durante os anos seguintes, e no século XIX foram enviado cerca de 200 missionários católicos romanos. Desde então, a Igreja Católica tem crescido e agora afirma aproximadamente ter 19 milhões de membros e seguidores, principalmente no sudeste.
Os primeiros missionários protestantes foram metodistas wesleyanos. Eles começaram a trabalhar no sudoeste entre os Yoruba, em 1842. Outros grupos protestantes seguiram: Igreja Missionária Society (evangélico anglicano), United Free Church of Scotland, e os batistas do sul. Ao longo dos últimos 100 anos, várias outras missões já entraram Nigéria: Onde Iboe Missão (agora conhecida como Missão África), Sudão Unido Missão (incorporando tais grupos como os britânicos e Sul Africano interdenominacional sucursais, bem como o CRC, Países Baixos Igreja Reformada, a Igreja Reformada holandesa Sul Africana, os Metodistas Unidos e da luterana dinamarquesa, Synodical Conferência das Igrejas Luterana, Exército de Salvação, Assembléias de Deus, e da Igreja Menonita da América do Norte. Quase todas estas missões têm plantado grandes igrejas. Por exemplo, a Igreja Anglicana da Nigéria agrupa mais de 11 milhões de membros e seguidores.
As igrejas protestantes na Nigéria possuem diversos centros universitários, sendo considerados entre os melhores do país, entre eles podemos destacar o pertencente à Convenção Batista Nigeriana (Bowen University).
PENTECOSTALISMO E CARISMÁTICOS NA NIGÉRIA
A maior parcela religiosa nigeriana está dividida entre mulçumanos e cristãos, agrupando assim, uma minoria seguidora de outras religiões. Evidente que na Nigéria como no Brasil, as religiões que cultuam os orixás possuem minoria de adeptos, pela perseguição e falta de respeito decorrente da colonização caucasiana, e no país africano, especificamente, também em conseqüência da invasão islâmica na região.
O crescimento do cristianismo e do islã na Nigéria acarreta problemas seríssimos na administração do país, pela luta do poder político.
Nos últimos censos realizados viu-se que de cada dez nigerianos, três são pentecostais e carismáticos. De dez protestantes, seis são pentecostais e carismáticos, e entre dez católicos, três são carismáticos. Conclui-se assim que cerca de um terço da Nigéria é pentecostal-carismatica, terceiro país do planeta em número de membros carismáticos e pentecostais, só sendo superado pelo Brasil e pelos Estados Unidos da América.
“Todo domingo, centenas de milhares de fiéis em Lagos se dirigem às inúmeras igrejas da cidade para vivenciar a experiência do pentecostalismo e sentir o Espírito divino. Nas vias de saída da cidade, na direção de Ibadan, foram construídas verdadeiras catedrais com capacidade para 10 mil pessoas. Na entrada estão escritos dizeres como "Montanha do fogo e do milagre", "Embaixada Christi" ou "Campo da redenção". Essa rodovia da religião, a "Auto-estrada de Deus", já se tornou um símbolo do êxito das igrejas carismáticas na África.
Um dos grandes culpados pela demonização do povo nigeriano é o alemão Reinhard Bonnke, de Frankfurt (CFAN), (Foto 2 acima). O jornal alemão Die Zeit o caracteriza como "um dos mais bem sucedidos missionários do nosso tempo". Uma dessas evangelizações em massa, foi visitada por 1,6 milhão de pessoas em Lagos, e em Oshogbo, também na Nigéria, um mega-evento deste tipo, em fevereiro de 2007, foi transmitido pela God TV para 200 países. Esteve no ano passado na Igreja Batista de Lagoinha. (Esse ano, segundo o jornal "Mensageiro da Paz", ele esteve realizando uma cruzada evangelística no Rio de Janeiro no final do mês de setembro/09 - Nota do Editor do Blog).
CRIANÇAS E ACUSAÇÃO DE BRUXARIA
A influência de pastores caucasianos nos últimos anos tem deformado ainda mais o Evangelho do Reino, e pastores pretos tentando enriquecer copiam as suas táticas de demonização.
Alguns pastores de igrejas evangélicas pentecostais e carismáticas na Nigéria estão acusando crianças de serem bruxas, levando ao abuso e as crueldades indescritíveis a crianças inocentes. Elas estão sendo abandonadas pelos pais para morrerem, isso quando não são mortas, espancadas, queimadas, envenenadas, enterradas vivas, amarradas a árvores, entre outras crueldades. Estima-se que cerca de 5.000 crianças foram abandonadas desde 1998, e que de cada cinco crianças abandonadas, uma acaba morrendo, e as que sobrevivem ficam em estado de choque. Os pastores fazem parte das igrejas evangélicas "Assembléia do Novo Testamento", "Igreja de Deus das Missões", "Evangelho Monte Sião", "Glória de Deus", "Irmandade da Cruz", "Liberdade do Evangelho", entre muitas outras. São os pastores que dizem que as crianças estão enfeitiçadas, prometem fazer um exorcismo para curar as bruxas mediante pagamento, que podem custar 03 a 04 meses de trabalho. Com a grande maioria das pessoas não podem pagar, elas abandonam as crianças, ou utilizam outros métodos para tentar "curá-las". Esse é o link da notícia, em inglês: [clique aqui].
O Pastor Ita da Igreja do Evangelho Libertador (primeira foto acima), com cerca de 60 igrejas no Delta do Níger, possuidor de um novo e brilhante Audi, em seu terno e gravata, afirma:
"Nós baseamos a nossa fé na Bíblia, somos conduzido pelo Espírito Santo e nós temos um programa para expor a falsa religião e a magia.” O pastor nega cobrança de exorcismos, mas reconhece que sua congregação é pobre e tem que trabalhar duro para cumprir com as contas e vive das doações. Também pacientemente ele explica a condição das crianças bruxas:
"Dar mais do que você pode pagar é benção. Nós somos os únicos que realmente conhecemos os segredos das bruxas. Os pais não vêm aqui com a intenção de abandonar os seus filhos, mas quando uma criança é uma bruxa, então você tem a dizer "o que é que há? “Não é o seu filho.” Os pais vêm até nós quando vêem manifestações. Mas o segredo é a de que, mesmo se você abandonar o seu filho, ainda é a maldição sobre você, mesmo se você matar o seu filho a maldição não acaba. Então você tem que vir aqui para curá-lo e recebê-lo bem.”
O Pastor ainda acusa as crianças de colocar feitiço sobre a sua mãe e provocar nela câncer de mama, e também de espalhar o vírus HIV.
CONCLUSÃO
"Para as Igrejas pentecostais, doar dinheiro e receber a proteção divina como recompensa é um negócio normal. Quem não tem sucesso em vida é culpado por sua desgraça. Por isso, pastores e fundadores de Igrejas são considerados os melhores por terem conquistado grandes riquezas com o próprio esforço."
[DW-world.de]
No Brasil, a bruxaria, a demonização de culturas e exorcismo estão ligados também a grupos recentes saídos do protestantismo, da Renovação Carismática Católica, sendo mais conhecida a Igreja Universal do Reino de Deus, Grupos do G 12, e similares.
A Nigéria berço de grandes civilizações africanas e com problemas imensos de distribuição de renda, apesar de grande potencialidade industrial e detentora de riquezas minerais como o petróleo, se tornou alvo predileto pelo grande contingente populacional, por ter a metade da população seguidora do islã, para um palco de interesses políticos internacionais para as chamadas cruzadas evangelísticas, onde os caucasianos e a globalização de métodos discriminatórios atacam culturas milenares africanas e demonizam o povo preto, além do mais, propagam a idéia do evangelho capitalista, através da teologia da prosperidade e explora a bela nação nigeriana, terra de uma grande parcela dos nossos ancestrais".
Fonte: Adaptado e autorizado por Walter Passos, Teólogo, historiador, pan-africanista, afrocentrista e presidente CNNC – Conselho Nacional de Negras e Negros Cristãos. Pseudônimo: Kefing Foluke.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Não gostei de tua primeira postagem sobre o assunto. Mas esta aqui está ótima!!! Bem fundamentada, cita diversas fontes, compara, etc. Parece que este pastor Walter Passos é um homem honrado, sério, sincero.
ResponderExcluirÉ um assunto difícil para nós brasileiros, pois não temos ligação cultural nem histórica com a Nigéria... fazer o quê Será que só oração basta?
O Walter não entende a problematica Africana e nem a contextualização cultural pelo o Evangelho. Dizer que o pentecostalismo é culpado pela demonização affricana é o mesmo que falar que Cristo é culpado pelas maselas do mundo. Exageros e fanatismo existem em todo as alas das religiões, inclusive entre os pentecostais, mas isso não enpobrece a grandeza do evangelho e do poder que nele há, pois a palavra é divinamente inspirada pelo poder do Espirito Santo. Eu vivo em Africa há muito tempo e absurdos religiosos deem ser banido, pois de graça recebeste e de graça dá.
ExcluirGraça e magia Pastor Juber,rsrsrs,
ResponderExcluirNA VERDADE ESSES "HOMENS" TEM QUE TOMAR VERGONHA NA CARA. MELHOR LHES FORA O SUICIDIO.
Rubinho,
ResponderExcluirA primeira foi mais para postar o vídeo mesmo, não citei quase nenhum dado. Agora, nesta foi diferente, com uma visão mais ampla da Nigéria. A Nigéria hoje, tem uma grande comunidade de anglicanos, possui a terceira maior população de pentecostais do mundo, depois do Brasil e Estados Unidos. No entanto, a mistura da teologia da prosperidade, ensinada lá, com o misticismo local, resultou nesta tragédia, onde as crianças são acusadas de bruxaria e abandonadas depois. Temos que orar e somar esforços missionários lá.
Abraço.
Josué,
ResponderExcluirObrigado pela visita e pela participação.
Pr. Juber,
ResponderExcluirEstou voltando a comentar em alguns blog e muito me alegra receber notícias de outros países onde a obra missionária cresce.
Tenho muito apreço pelo trabalho missionário e isso é o mais importante para nós. Pena muitos ainda não acordarem para essa realidade.
Forte abreço!
Digo, abraço! rsrs
ResponderExcluirMatias,
ResponderExcluirBem vindo novamente, amado! Realmente quando se fala em trabalho missionário, mexe com o coração da gente, principalmente vendo uma realidade tão impactante quanto esta da Nigéria. Quero continuar postando mais matérias, relativo a obra missionária.
Grande abraço.
Fico decepcionado quando vejo o reino de Deus dividido (Mt 12:25; Mc 3:24; Lc 11:17) e se não fosse pelo verdadeiro fundamento (I Co 3:11) já teria deixado de existir. Sua postagem no blog Sinergismo cujo tópico é: Insulto Sofisticado, "pastor" Juber deixou realmente a desejar. Logo o "irmão" que afirma em seu perfil que é palestrante em apologia ( que pelo seu comentário nem parece ser apologia cristã) defende essa postura relativista! Quer dizer que os citados são na verdade homens de Deus e quem se opõe ao seus ensinamentos fazem parte da chamada "direita cristã", certo? É, infelizmente o apóstolo Paulo estava certo ao afirmar que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si (Atos 20:30).
ResponderExcluirAs palavras da sua boca eram mais macias do que a manteiga, mas havia guerra no seu coração: as suas palavras eram mais brandas do que o azeite; contudo, eram espadas desembainhadas (Sl 55:21)
Evangelista Eduardo França (Pentecostal, Fundamentalista E Apologista-Polemista)
Graça e Paz, Pr. Juber!
ResponderExcluirEnquanto muitos querem prosperidade, líderes arracam dinheiro do povo para comprar jatinho, os teólogos se esforçam por outros temas mais "importantes" como soberania, liberdade e verdade, a África, sobretudo, a Nigéria, sofre...
E o pior que temos muitas nigérias aqui no Brasil precisando da esperança no Evangelho e as lideranças querem a "unção financeira" da teologia da esperteza. Triste!
O critério que Cristo usará no grande julgamento, será sobre o amor e misericórdia praticados, e não as importâncias da igreja evangélica de hoje em dia.
Um abração!
Apologeta E.F.O,
ResponderExcluirRapaz! Como você que afirma ser Evangelista, tem o atrevimento de vir num blog sério, onde procuro sempre pautar as postagens pelo equilíbrio, bom senso e reflexão da Palavra, e quer colocar em dúvida a minha vocação pastoral, meu compromisso com o ensino bíblico, sem me conhecer, só por causa de um comentário lá no blog do Paulo Silvano? A apologia que você e outros de sua confraria dizem fazer, não é, e nunca foi apologia cristã. Isso esta mais para fanatismo, inquisição, extremismo. Que aliás são coisas perigosas. Sirvo a Deus com consciênca limpa desde a minha tenra mocidade, minha família, a igreja e o ministério que eu pertenço podem dar testemunho de mim. Agora eu não vou admitir que alguém que não conheço e tampouco me conhece venha aqui, nesse espaço criado para reflexão, fazendo insultos pessois, só porque eu expressei uma opinião. Expressei e vou continuar expressando e ninguém vai me calar. Agora, essa foi sua primeira e última aparição neste blog. Como editor deste blog, nunca mais, a menos que você se arrependa do fez, postará comentários em meu blog. Procure outros lugares que gostam de baixaria, aqui minha preocupação é o Evangelho.
Marcos Wandré,
ResponderExcluirVocê lembrou uma grande verdade, o critério ômega do juízo conforme Mateus 25 é como tratamos o próximo.
Grande abraço.
voçês devem nunca desistir porque isso é uma obra divina oque voçês estão fazendo é demais. Quando eu crescer eu tambem quero fazer a mesma coisa que voçês estão fazendo,porque eu s´[o tenho 13 anos
ResponderExcluira paz do Senhor, pr sou missionario fernando hj estou em moçambique, e Deus já me falou de uma grande obra comigo e esposa na Nigeria e estamos aguardando este momento para chegarmos lá, dê nos uma opinião o q a nigeria está precisando no momento para o crescimento do reino de Deus? amado um forte abraço, e estamos a vossa disposição.fernandoamoaafrica@hotmail.com
ResponderExcluirDandara,
ResponderExcluirSó agora vi seu comentário. Antes no blog, a gente moderava o comentário sem saber de qual postagem ele se dirigia. Agora, a ferramenta de moderação, permite ao editor ver, a postagem que a pessoa está comentando. Fiquei emocionado com seu singelo e lindo comentário. Me converti e fui batizado aos treze anos e já comecei a pregar o Evangelho. Você pode começar a fazer a obra de Deus agora, se quiser, pois idade não é impecilho. Que Deus te abençoe ricamente.
Graça e Paz.
Missionário Fernando,
ResponderExcluirObrigado pela visita. A Nigéria é um país que tem uma presença evangélica até significativa em termos numéricos. No entanto, o que está acontecendo lá hoje, é que há muita confusão doutrinária e gente querendo tirar proveito da fé dos incautos. Quem iniciou este ano um trabalho interessante lá, foi o pessoal do Caminho da Graça, do Caio Fábio. Se você tem interesse em trabalhar naquele país, sugiro, que você entre em contato com eles para mais informações: www.caminhonacoes.com.
Grande abraço.
querido, por favor.
ResponderExcluirNão conheço o blog, estou lendo esse post agora sobre a nigéria.
Por favor, você esteve ou está lá?
Conhece algum ministerio serio e cristão de verdade, por favor, que possa me dizer?
Obrigada
Aguardo ansiosamente a sua reposta.
obrigada
perdão, meu email, se puder responder nele: alecatibp@gmail.com
ResponderExcluirEsses caras são marginais iguais que Deus quer uma guerra Santa. Já estive na mão desses caras, mas Jesus me ama e me livrou. Comecei a saber my das crianças agora é não podemos fechar nossos olhos. Malditos zze
ResponderExcluir