quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Afinal de contas quem vai ser salvo? Uma síntese da visão da religiosidade

A doutrina da salvação (soterologia) é sem dúvida a que mais despertou interpretações no decorrer de 2.000 anos do cristianismo. A pergunta que fica é: qual o critério para definir se alguém é ou foi salvo?

Se você perguntar isso vai encontrar tantas respostas que podem confundir a cabeça de qualquer um. Vamos citar alguns exemplos de grupos religiosos e suas respostas:

Testemunha de Jeová: só vai entrar na nova ordem quem fizer parte da única organização que segue os ensinos de Jeová. Adivinha quem é essa organização? Fundada em 1879 e com cerca de 8 milhões de membros no mundo, dane-se quem nasceu de Constantino (ano 313) até 1879, ou o restante da humanidade que hoje passa de 7 bilhões de pessoas. Em síntese é o seguinte: se você não se tornar um seguidor da religião deles não é salvo.

Igreja Católica romana: No documento do Vaticano “Dominus Jesus”, lançado no ano 2000 diz: ”O Senhor Jesus, único Salvador, não formou uma simples comunidade de discípulos, mas constituiu a Igreja como mistério salvífico. Os fiéis são obrigados a professar que existe uma continuidade histórica — radicada na sucessão apostólica (leia-se Papa) — entre a Igreja fundada por Cristo e a Igreja Católica: « Esta é a única Igreja de Cristo [...] que o nosso Salvador, depois da sua ressurreição, confiou a Pedro para apascentar.

Protestantes reformados calvinistas: A salvação não é para todos, e sim somente para os eleitos por Deus. Deus já determinou quem vai ser salvo e quem não vai. Alguém que discorde pode perguntar: Mas isso não é uma injustiça da parte de Deus? A pessoa nem nasceu, não tomou nenhuma decisão certa ou errada, já recebe na testa o carimbo: “não eleito”. Como resposta você vai ouvir: Não tem jeito, isso é a soberania de Deus, Ele determina e pronto. Eu acredito que estou entre os eleitos, graças pela sua misericórdia, agora, azar de quem não foi escolhido, lamento, mas vai para danação no inferno mesmo! Os que tem uma certa preocupação missionária ainda podem dizer: a gente até pregou para os cabras, mas eles não quiseram, fazer o quê, acho que é porque estavam destinados ao lago de fogo mesmo!

Congregação Cristã do Brasil (CCB): São calvinistas sem nem mesmo saber, porque lá estar teologia não é coisa de Deus não. O termo mais correto para classificar a linha da denominação seria exclusivismo: lá é o único rebanho do único pastor Jesus; só o batismo deles tem validade, etc. É claro que há exceções dentro da CCB, tem membros e até anciãos que possuem a mentalidade mais aberta e estudam a Bíblia, mas são minoria infelizmente.

Igrejas evangélicas de orientação armeniana, sejam elas pentecostais ou não: A salvação é para todos que ouvirem a mensagem do evangelho de Cristo e o aceitarem. Por isso, a gente prega, faz obra missionária. A decisão é pessoal, porque todo mundo tem livre-arbítrio, aceito é salvo, não aceitou vai pro infernão mesmo! Agora se no dia do arrebatamento Jesus voltar e não deu tempo de pregar para todo mundo, fazer o quê não é mesmo? Nem todo mundo vai ser salvo mesmo, até Jesus falou que muitos são chamados e poucos escolhidos!

Igrejas neopentecostais: Salvação? Que isso? Eu quero é me dar bem na vida, comprar meu carro, casa própria, ter saúde, salvar ou abrir minha empresa e ficar livre dos encostos! Esse conversa sobre céu ou inferno, eu não penso muito não, estou preocupado é aqui nessa terra mesmo! Com Deus a gente faz um negócio, uma barganha, eu dou dinheiro para Ele e ele me dá as coisas que eu reivindico por fé que são minhas por direito!

Eu já disse aqui no blog que no início da minha caminhada cristã, quando comecei a estudar a Bíblia, vez por outra, me perguntava e também ouvia de outras pessoas as seguintes dúvidas:
- Qual o destino eterno das pessoas, que nunca ouviram o evangelho?
- Estão todas sem salvação?

Mas com o tempo passei a ouvir de outras pessoas indagações semelhantes as minhas como:
E quem cria em Deus, praticava o bem e morreu no catolicismo seja na Idade Média antes da Reforma ou mesmo agora? E os índios que nunca ouviram a pregação do evangelho? Deus só salva dentro do cristianismo ou num dimensão menor dentro somente do protestantismo?

Vou continuar nas postagens seguintes vamos falar sobre a ordem de Melquisedeque, universalismo e o significado do Cordeiro morto antes da fundação do mundo.

Um comentário:

  1. Que post edificante,pastor!(E ainda assim, bem humorado.hehehe)Também me tenho as mesmas indagações.
    Náy.

    ResponderExcluir