A Razão da Nossa Fé - Revista adultos 3° Trimestre da CPAD


O tema do 3º TRIMESTRE de 2017 da Revista Lições Bíblicas Adultos será sobre "A Razão da Nossa Fé: Assim cremos, assim vivemos". Comentarista: Pr. Esequias Soares. Licões Biblicas CPAD.

Lição 1 - Inspiração Divina e Autoridade da Bíblia
Lição 2 - O Único Deus Verdadeiro e a Criação
Lição 3 - A Santíssima Trindade: um só Deus em três Pessoas
Lição 4 - O Senhor e Salvador Jesus Cristo
Lição 5 - A Identidade do Espírito Santo
Lição 6 - A Pecaminosidade Humana e a sua Restauração a Deus
Lição 7 - A Necessidade do Novo Nascimento
Lição 8 - A Igreja de Cristo
Lição 9 - A Necessidade de Termos uma Vida Santa
Lição 10 - As Manifestações do Espírito Santo
Lição 11 - A Segunda Vinda de Cristo
Lição 12 - O Mundo Vindouro
Lição 13 - Sobre a Família e a sua Natureza

Os credos e as confissões de fé têm sempre as suas explicações complementares e adicionais para tornar o documento cada vez mais claro. Isso significa que se trata de doutrinas oficiais de uma igreja ou denominação, que norteiam a vida religiosa de seus membros. 

Temos o nosso Cremos desde 1969, mas esse documento já existia em forma embrionária logo no princípio de nossa jornada, conforme pesquisa do historiador das Assembleias de Deus, Isael de Araujo. O jornal Mensageiro da Paz publicou na edição de março de 2017 o seguinte: “O Cremos era o único documento oficial doutrinário, mas, a partir de agora, o texto passa a ser um extrato da Declaração de Fé, que são as interpretações autorizadas das Escrituras e os ensinos oficiais das Assembleias de Deus no Brasil” (p. 7). 

Na verdade, esse texto foi durante todo esse tempo o único documento oficial que expressava os pontos básicos da nossa fé, a única fonte que mostrava para a sociedade aquilo em que cremos. O Cremos foi submetido a algumas revisões durante esses anos e, por último, a uma revisão rigorosa e criteriosa, com acréscimos e cortes. O texto foi ampliado de 14 para 16 artigos de fé; uns foram adaptados, e outros, que tratavam de um mesmo assunto, foram mesclados. Foram incluídos três novos artigos, um sobre o Espírito Santo, outro sobre a Igreja e, finalmente, um sobre a família; houve também a inclusão de alguns pontos doutrinários, ampliando alguns artigos já existentes como o Criador de todas as coisas. 

O Cremos, mesmo na sua forma original, serviu como um guia doutrinário básico para a nossa denominação. No entanto, a exigência da atualidade pedia algo mais. Com a promulgação da Declaração de Fé na 43ª Assembleia Geral da CGADB como o conjunto de crenças e práticas oficiais da nossa denominação, o Cremos continua mantendo a sua importância como uma síntese de nossa doutrina, uma visão geral daquilo em que nós cremos e daquilo que praticamos. 

A Declaração de Fé é uma coletânea de crenças e práticas da Igreja, estruturadas de forma simples e sistemática, que mostra para a sociedade aquilo que nós cremos. Trata-se de um documento de extraordinária importância na vida da Igreja, pois serve como sumário doutrinário da Bíblia para ajudar irmãos e irmãs na compreensão das Escrituras. A Declaração de Fé serve também para proteger a Igreja contra as falsas doutrinas. Nenhum tema de uma confissão de fé se esgota em si mesma. Essa é a razão de um estudo mais detalhado de cada artigo de fé. 


Comentários

  1. Meu nobre, se interessar a alguém temos em nosso blog (e você poderá linkar ou baixar no seu) a nova Declaração de Fé: http://www.daladierlima.com/leia-declaracao-de-fe-assembleiana/

    ResponderExcluir
  2. Caro Daladier, quando fiz a postagem "Sobre a Declaração de Fé das Assembléias de Deus", eu já fiz o link com o seu blog para quem quisesse obter a Declaração. Grato.

    ResponderExcluir
  3. Os ensinamentos de Deus é para nossa Edificacao .
    Adoro ler e ler e sempre aprender obrigado por poder compratilhar os estudos , eu como vivo fora do brasil tenho dificuldade de conseguir os estudos e aqui eu gracas a Deus posso acompanhar os ensinos.

    Gostaria de deixar aqui uma pagina que tambem gosto de acompanhar os estudos muito boa tambem para edificacao .
    https://www.facebook.com/pstorfabiano/?ref=aymt_homepage_panel

    ResponderExcluir
  4. Como baixar a revista

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Deus predestinou uns para salvação e outros não - É isso que a Bíblia diz?

Ed René e a "atualização da Bíblia"

Pr. Ricardo Gondim admite não acreditar no poder de Deus