SEJA BEM VINDO. Este blog nasceu da vontade de poder compartilhar, pensamentos e reflexões sobre os acontecimentos atuais e a aplicação da Palavra de Deus a nossa vida.A escolha deste título para o meu blog, foi porque acredito que se não for para vivermos o Evangelho de Cristo conforme Ele viveu e ensinou, nada vale a pena. INDIQUE ESTE BLOG A MAIS ALGUÉM E DEIXE UM COMENTÁRIO JUNTO A MATÉRIA QUE PORVENTURA TENHA GOSTADO.
terça-feira, 26 de maio de 2009
O QUE SERÁ QUE DEU NA REDE GLOBO? JORNAL NACIONAL FALA BEM DOS EVANGÉLICOS
Fiquei surpreso ao ver o Jornal Nacional hoje, iniciando uma série sobre os evangélicos e pasmem - falando bem! Veja o resumo da matéria mostrado abaixo e depois se puder, deixe seu comentário sobre o assunto:
"Obras sociais de algumas das dezenas de igrejas evangélicas presentes no Brasil apóiam populações que frequentemente são esquecidas pelo poder público. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto a população brasileira cresceu 15,5% entre os dois últimos censos, o número de evangélicos dobrou. Hoje eles são cerca de 15% dos brasileiros. Como a maioria católica inclui 73% da população brasileira, as obras da Igreja Católica são bem conhecidas.
Criada no início do século 20, em Belém, a Assembleia de Deus, uma igreja brasileira, tem hoje 8,4 milhões de fiéis espalhados pelo país. São evangélicos do ramo pentecostal, que acreditam no poder do espírito santo e na música como oração.
“Quando você está fazendo música você sente na pele, fica arrepiado. Quando a gente faz para Deus, quando dá aquele arrepio, é porque Deus recebeu”, diz Gilberto Oliveira, que achava que seria técnico em química e hoje toca no culto e também na Orquestra Municipal do Rio de Janeiro. Ele se descobriu músico nas oficinas da igreja, trabalho mantido com o dízimo.
Para Nelson dos Anjos, pastor da Assembleia de Deus, o que as pessoas costumam ouvir de errado é que a igreja só existe para pegar dinheiro do povo. “Os pastores são tidos como charlatões, pegadores de dinheiro, mas ninguém vê o processo social, os acontecimentos sociais que a igreja promove”, afirma.
A origem das igrejas evangélicas está no distante século 16. Na decisão de homens como o monge Martinho Lutero e o teólogo João Calvino em romper com a Igreja Católica. O primeiro, por não concordar com o pagamento das indulgências, a possibilidade de comprar o perdão divino. O segundo, por querer uma grande reforma na organização e nos ritos católicos, um movimento conhecido como protestantismo, de onde derivam a imensa maioria dos evangélicos de hoje.
“Com Lutero temos uma nova teologia muito calcada na interpretação da Bíblia pelo próprio indivíduo. Você tem que assumir para você que as orientações para a sua vida estão na Bíblia”, diz a socióloga Maria das Dores Machado.
A Bíblia diz que a missão dos cristãos é divulgar a palavra de Deus pelo mundo. Os presbiterianos foram para Dourados, Mato Grosso do Sul, em 1928, para levar o evangelho, com a autorização da Fundação Nacional do Índio (Funai), à maior aldeia do Brasil. A Igreja Presbiteriana tem origem no século 16 e está no Brasil desde 1859. Hoje são 980 mil fiéis.
A Igreja Presbiteriana é conhecida por valorizar os valores éticos e morais. Na Missão Kaiwá, foi construído um hospital só para índios e também uma escola com ênfase evangélica. Em meio à disputa por terras na região, que já dura décadas, o preconceito afastou brancos e índios e dividiu a tribo. Hoje, são dois caciques e nenhum pajé, o líder espiritual. O último morreu há cinco anos. Agora, as doenças são tratadas só no Hospital da Missão.
Na escola indígena, os mais velhos tentam não deixar a cultura morrer e na Escola da Missão, as aulas dos brancos funcionam como reforço, como ferramenta para entender e transitar no mundo dos brancos.
“Ensinar uma criança que está ao seu lado, ou curar a ferida de alguém que está sofrendo no hospital são gestos que não são feitos simplesmente por um profissional, mas por alguém que tem um ideal de servir e alguém que gostaria de, através daquele gesto, expressar o grande amor de Deus” afirma o reverendo da Igreja Presbiteriana, Benjamim Bernardes.
O reverendo Benjamim sabe que, para tudo isso dar certo, uma barreira teve que cair. Afinal, são evangélicos americanos de língua inglesa, no Brasil, trabalhando com índios que falam o kaiwá. Um dos maiores desafios dos missionários, portanto, foi tentar entender a língua dos índios para poder falar de igual para igual com eles, mas os religiosos foram além: conseguiram registrar pela primeira vez, por escrito, a gramática da língua, e ainda fizeram uma Bíblia feita para os índios e escrita na língua deles.
“Eu gostei da parte onde diz que Deus não quer que nenhum dos pequeninos se percam. Assim como Ele amou a ovelha perdida, Ele ama a todos igualmente. A missão trouxe uma nova realidade para nós”, diz o índio Natanael Cárceres.
Fonte: site do Jornal Nacional do dia 26/05/2009 - jornalnacional.globo.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
acho q/ a globo tem um papel importante na sociedade brasileira, e quanto a algumas criticas no meio evangelico dizendo q/ a globo persegue os evagelicos... é pura falta de conhecimento e falta senso!!
ResponderExcluirsou presbiteriano e sou da seguinte opiniaõ: ñ julgo p/ ñ ser julgado!!...formar opiniaõ as vezes tem como pricipal requizito o silecio!!!
PAULINHO VIEIRA
bem que a globo é santa não digo, assim como a record tbm não é, e os demais canais, há um tempo atrás rolou um boato na net, dizendo foi dito dentro da rede globo para freiar a perseguição, pois a guerra é contra a record e não contra todos evangélicos, pode ser um começo positivo, mas nossa esperança é Cristo e fora dela não existe, em todo caso muito boa a reportagem
ResponderExcluirDiego Oliveira
Blog: jesusmodusvivendis.blogspot.com
Nossa eu achei a matéria uma bênção e realmente eh sim uma coisa pra se admirar, não eh normal vê a globo com uma pauta positiva sobre igreja evangélica.
ResponderExcluirE a primeira vem assim em grande estilo. Dei muito glória Deus enquanto a matéria ia passando.Uma bênção msm.
A Globo vinha generalizando os evangélicos por causa da universal e a record. Já passou da hora de alguém usa o bom censo e pesquisar para enxergar que não pode generalizar por causa de uma ou outra igreja. A igreja evangélica não é uma única instituição, existem princípios a serem seguidos, mas nem sempre isso acontece quando o líder não é honesto! Mesmo assim de um modo geral eu acredito que é a melhor religião cristã hoje e uma excelente opção pra quem se canso do catolicismo. Ao contrário do que alguns pensam os teólogos evangélicos tem fundamentos bíblicos sem deixar a razão de lado. Por exemplo eles não seguem imagens, pois crêem que a bíblia condena expressamente o uso delas em culto, conforme está no livro de êxodo 20, ou salmo 115, etc... Além disso, pela razão, para eles seria um absurdo você servir um santo ou imagem que precisa ser carregado em andor e se baseiam no salmo 45, verso 20.
ResponderExcluirPor fim, espero que a Globo, pare realmente de perseguir os evangélicos e ridicularizá-los como fizeram na novela Duas Caras e em outros trabalhos. Afinal a Globo que gosta de se fazer de imparcial demorou muito a tomar essa atitude.
Paulinho,
ResponderExcluirNão sei o que rolou nos bastidores e que motivou a reportagem. Pode ser o crescimento dos evangélicos, que não pode mais ser ignorado, ou pode ser algo que ainda não está claro. Mas como a Bíblia diz que não nada oculto que não há de revelar-se.
Abraço e obrigado pela participação.
Diego,
ResponderExcluirEssa guerra entre a Globo e a Record, os evangélicos não tem nada a participar. É uma guerra comercial, então eles é que se entendam. Há informações de que tem muito funcionário da Globo que é evangélico, como a jornalista Délia Ortis (presbiteriana) e outros. É claro que a gente sabe que o trabalho social dos evangélicos é muito maior do que o mostrado, mas como você disse já foi um começo positivo, e a reportagem foi boa.
Obrigado pela visita
Abraço.
Mária Lucia,
ResponderExcluirTem um ditado popular na minha terra, que diz que "quando a esmola é grande, o santo desconfia". Como eu disse anteriormente, não sei o que está por trás dessa iniciativa da vênus platinada em publicar essa série sobre o trabalho social das igrejas evangélicas, mas a reportagem em si foi boa. Obrigado pela participação.
Graça e paz.
Caro Anônimo,
ResponderExcluirPara quem lembra da exibição da minisérie "Decadência" em 1995, no auge da briga Globo/Record/IURD, o que se viu um ontem foi um avanço em favor dos evangélicos. A verdade é que a igreja evangélica, era é ainda é para muitos, algo desconhecido. Quando Edir Macedo, no início dos anos 90, comprou a Record e depois começou a encher estádios como Maracanã e levantando sacoladas de ofertas, chamou a atenção da mídia em geral. Me lembro que havia uma generalização, porque em geral o povo e a própria imprensa, não sabia distinguir as ramificações do protestantismo brasileiro e colocava tudo num saco só. É o Macedo era como se fosse a cara do movimento. A mídia brasileira, com certeza não é imparcial, por isso vamos aguardar para ver o que está por trás do objetivo da reportagem.
Bom para mim eu acho que Jesus esta voltando não pelo fato da Globo esta fazendo a matéria mas pelo fato de existir uma promessa que ao meu ver é fiel e verdadeira,mas existe algo que muitos evangélicos precisam saber Paulo ao escrever sua carta aos filipenses ele diz que uns pregam por inveja outros por contendadas o importante é que Cristo seja pregado sem entrar em questões teologicas e analizes exegéticos do texto eu quero dizer Deus esta com pressa enquanto muitos só pensam em criticar e defender Deus esta movendo céus e Terra pra que o mundo conheça a vontade dele por isso meus queridos irmão sem ofensa vamos orar e declarar em alto e bom som MARANATA ORA VEM SENHOR JESUS
ResponderExcluirMarcos de Oliveira Leite,
ResponderExcluirMaranata irmão! Conforme Jesus até as pedras clamariam. Então, acredito que elas já estão fazendo isso.
Obrigado pela participação.
Graça e paz Pastor Jauber.
ResponderExcluirPastor,queria saber quem é esse camarada que é dono dessa pérola:"“Quando você está fazendo música você sente na pele, fica arrepiado. Quando a gente faz para Deus, quando dá aquele arrepio, é porque Deus recebeu”".kkkkkkkkk.Eu ainda vou procurar nas Enciclopédias, dicionários bíblicos, Bílbias de Estudo se acho referência de tal afirmação.Eita povo sensitivo,rsssrsrs.
Agora falando sobre a reportagem, espero que alguém lá da cúpula da Globo tenha se convertido mesmo, não se "convencido",pois para essa reportagem estar no ar das duas uma.Ou tá tentando "repatriar" a audiência dos evangélicos perdidos,ou então alguém se converteu por lá. Graça e paz amado Pastor.
Ednelson,
ResponderExcluirO povo evangélico na sua maioria tem que "sentir" Deus. Esquecem que a fé não se sente, não se vê, mas apenas crê que será assim (Hebreus 11:1). A Globo apesar de ter crentes entre seus funcionários, no entanto não acredito que a cúpula da emissora tenha se convertido. O que sei pela revista Veja é que depois do mal estar da repercussão dos personagens fanáticos da Novela Duas Caras e depois que o Macedo passou a invertir pesado para bater a Globo, através de contratações de ex-globais e da criação da Record News, a família Marinho deu ordem para que se separasse os evangélicos da Universal e da Record. O fato é que os evangélicos já são cerca de 20% da população brasileira e isso não pode mais ser ignorado.
Abraço.
Paz Jueber,
ResponderExcluirSei lá o que deu na globo, mas sei o que deu nos crentes apresentados naquela reportagem:
"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus" - Mt 5.16
Que bom quando a igreja de Cristo é lembrada pelo seu bom exemplo. Isso mostra que apesar da podridão da "i"-greja, não devemos jamais desanimar, pois a verdadeira IGREJA, corpo místico do nosso Senhor, está atuante no mundo.
Estou muito decepcionado com a igreja, mas amo a Igreja (a ausência de maiúscula no primeiro caso é proposital).
Abraço fraterno,
Leonardo.
Púlpito CristãoPS: Estou colocando seu link no Púlpito Cristão. Espero poder contribuir enviando algumas visitas. Parabéns pelo blog!
Leonardo,
ResponderExcluirConcordo com você, a verdadeira igreja é sal no meio da sociedade, salgando e fazendo diferença. Já a "igreja" mesmo que tenha poder político e midiático, não salga nem é luz, porque se conforma com o sistema e a ele se alia.
Obrigado pelo carinho e por colocar meu blog nos seus links, farei o mesmo com o púlpito cristão por aqui.
Abraço.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCaro Pr. Juber,
ResponderExcluirVou comentar aqui alguns trechos do comentário que fiz no blog do Gutgierres siqueira que por sua vez publicou um bom artigo sobre este fato, mesmo tendo discordado dele em alguns pontos. O mesmo segue abaixo:
"...entendo que de fato em alguns momentos existiram sim (ou ainda existe) algum tipo de perseguição ao meio evangélico por parte da Globo, pode ser que camuflado de falso jornalismo, basta olhar a diferença com que sempre trataram os escândalos ocorridos por evangélicos aos ocorridos entre os católicos e por adeptos de outras religiões.
Foram anos e anos em que fomos sacrificados em geral por erros que alguns cometiam (e não falo da IURD), anos e anos sendo jogados no chão com se fossemos apenas um povo alienado...
Quantas e quantas vezes vimos que apenas o Silas Malafaia (não estou em apologia ao mesmo) defendia
os evangélicos por conta de matérias que o jornal o globo e a Rede Globo noticíava contra nós por conta de erros e escândalos cometidos e nós agora temos mania de perseguição? De forma alguma."
Encerrando pergunto, será que se não existesse a Rede Record de TV, a Globo mudaria sua postura quanto aos evangélicos, e agora até fazendo série de matérias sobre os evangélicos? E se de fato mudasse a postura mesmo sem a Record, será que a intenção era de mostrar o que aocntece de bom em nosso meio?
FIM.
Finalizando aqui Pr. Creio que pode existir algo por tráz disso, mas existe grande possibilidade de que o que pode existgir é apenas uma forma de ganhar a audiência dos evangélicos pelo fato de que a Globo tem perdido muita audiência para a Recópia, op's, Record.
Sem Mais, Deus abençoe. Um forte abraço.
Matias,
ResponderExcluirObrigado pela participação. A Record hoje é a 2ª maior emissora do Brasil e é comandada pela cúpula da IURD. O Silas Malafaia já foi aliado do Macedo, depois falou mal dele. Imparcialidade não é muito o forte dele. A Globo tem um histórico negativo em relação aos evangélicos, basta lembrar o personagem Tim Tones (Chico Anísio) nos anos 80. Depois a minissérie Decadência nos anos 90 e a última foi a da novela Duas Caras. Sem contar que podia reunir 1 milhão de pessoas em uma manifestação evangélica que ela não mostrava e ao mesmo tempo mostrava uma manifestação de 10 mil católicos. De repente, muda a postura e mostra durante uma semana, uma série de reportagens sobre a obra social das igrejas evangélicas. Alguma coisa está acontecendo, sem dúvida alguma nos bastidores. Guerra pela audiência? Pode ser, mas acho que tem mais coisas por trás disso. Seja lá o que for como disse Jesus: "nada há que estando oculto não há de revelar-se". Logo, logo saberemos.
Abraço.
O QUE VEM DEPOIS?EM...
ResponderExcluiro
ResponderExcluirO QUE SERA QUE VEM DEPOIS?EM
ResponderExcluirO QUE SERA QUE VEM DEPOIS?EM
ResponderExcluirO QUE SERA ' QUE VEM DEPOIS...?EM...
ResponderExcluirJosué,
ResponderExcluirNão sei não meu irmão. Aguardemos "cenas dos próximos capítulos".
Abraço