O Jornal Folha de São Paulo publicou dia 22/10/2009, uma entrevista que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu ao repórter especial da Folha Kennedy Alencar. Quando perguntado sobre concessões e alianças políticas, Lula, resolveu colocar Jesus no meio. Abaixo, a pergunta, a resposta do presidente e a repercursão pela ex-Ministra Marina Silva e pela CNBB.
FOLHA - Nunca se sentiu incomodado por ter feito alguma concessão?
LULA - Nunca me senti incomodado. Nunca fiz concessão política. Faço acordo. Uma forma de evitar a montagem do governo é ficar dizendo que vai encher de petista. O que a oposição quer dizer com isso. Era para deixar quem estava. O PSDB e o PFL (hoje DEM) queriam deixar nos cargos quem já estava lá. Quem vier para cá não montará governo fora da realidade política. Se Jesus Cristo viesse para cá, e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão.
Marina Silva
A senadora Marina Silva (PV-AC) classificou nesta quinta-feira como uma "metáfora infeliz" a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a necessidade de fazer alianças. Em entrevista à Folha, Lula disse que Jesus Cristo teria que fazer uma coalizão com Judas se precisasse de apoio numa votação.
"Nem todas as metáforas são felizes e essa é uma metáfora infeliz. Obviamente que Jesus já nos mostrou que a aliança com Judas, quando a gente já sabe que ele é Judas, não deve ser feita. Jesus apostou que Judas poderia fazer diferente o tempo todo, mas quando ele se declarou Judas, não houve mais um lugar naquele momento. Foi uma metáfora infeliz", afirmou Marina.
Evangélica da Assembleia de Deus, Marina participou hoje do simpósio "Espiritualidade do Cuidado", promovido pela Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo, sobre ambiente. A senadora falou sobre a necessidade do "uso cuidadoso" dos recursos naturais do planeta e se identificou com os fiéis ao chamá-los de irmãos e citar vários trechos da Bíblia. Também sugeriu aos líderes da igreja que, quando forem trocar o púlpito, que exijam um móvel de madeira certificada.
O pastor titular da Primeira IPI, Abival Pires da Silveira, explicou que a presença de Marina não teve objetivo eleitoral, uma vez que a senadora é pré-candidata à Presidência da República. Segundo ele, o simpósio começou a ser preparado há mais de um ano, antes de Marina deixar o PT e mudar o cenário político nacional. "Não tem conotação política, embora os outros tentem usar politicamente", disse.
CNBB
O secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Dimas Lara Barbosa, rebateu a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a necessidade de fazer alianças. Em entrevista à Folha Lula disse que Jesus Cristo teria que fazer uma coalizão com Judas se precisasse de apoio numa votação. Dom Dimas disse que, apesar de Judas ser um dos discípulos de Cristo, Jesus não fazia alianças com "fariseus" --numa referência a pessoas que parecem uma coisa por fora, mas por dentro são outra.
O representante da CNBB ainda ironizou a declaração do presidente. "Para governar o Brasil? Estamos tão mal assim? Queria dizer que, sem dúvida Judas foi discípulo de Cristo, mas Cristo conhece o coração das pessoas e reconhece a liberdade de cada um. Cristo não fez alianças com fariseus. Pelo contrário, teve palavras duras para com eles. Deus conhece o coração das pessoas", afirmou.
Fonte: Folha online.
MEU COMENTÁRIO: Não sei o que os líderes e políticos evangélicos, que de vez em quando se encontram com o Lula, estão ensinando para ele, mas pelo que vi, a imagem que ele ficou de "Jesus", não é do Evangelho, mas de alguém que faz barganhas com todo mundo. Se Jesus fosse político, não teria sido crucificado, teria feito concessões na sua mensagem aos líderes religiosos de sua época, conseguiria uma vaga no Sinédrio e através de amplas alianças, se tornaria representante político do povo junto a Herodes e Pilatos. Mas como ele não era e não fez barganhas com ninguém, aconteceu o que aconteceu.
Amado Pr. Juber, Graça e Paz!
ResponderExcluirTodos sabemos que Jesus não faria nenhuma concessão ou barganha. Além disso, o Seu Reino não é deste mundo.
Agora, a "igreja"...
Essa sim, faz concessões,conchavos e barganhas. Em época de eleição, é uma tristeza só. Com certeza, Lula está confundindo Jesus com a "igreja" e suas grandes perversões.
Um abração!
Ah, em seis passos Jesus faria aliança com Judas, sim...
ResponderExcluirMe desculpe, Juber, mas em seis passos eu fui acometida de certa intolerância e infelizmente retirei seu blog de minha lista dos que leio.
ResponderExcluirÉ triste, para mim, ter que dizer isso, porque não deixo de ter apreço à sua pessoa, apesar de me sentir indignada com o viés que vc tem dado ao seu cristianismo radical. Sim, sem dúvida que todos nós erramos e somos pecadores, mas a novidade é que Jesus nos deu vida nova e nos chama a andar em retidão, inclusive em relação à pregação e à divulgação de sua Palavra. Vida nova é tentar amar os pecadores, mas insistir em abominar o pecado, lutando contra ele em oração, em atos, em palavras.
Um abraço,
Diléto Pastor Juber,graça e paz!Lula precisou fazer mais um desvio,tanto que,acreditou que a[Fonte]sempre fara uma aliança com o desviado.Quem sabe alguém acredite e o siga,com a mesma boa fé e intenção que judas tinha,"a de ajudar os pobres", mas a Biblia, deixa claro, que a[Fonte]só tem aliança com o que permanecer no seu caminho,em quanto estiver no caminho,A final a unica aliança que a Biblia diz que judas tinha foi com os da esquerda,para cumprir o que dele estava pré-dito.
ResponderExcluirAbraço.
Marcos Wandré,
ResponderExcluirVocê está certo, irmão. O "Jesus" que foi apresentado ao Lula, através dos que se dizem seus "representantes", é na verdade, um "outro Jesus", mas não Jesus de Nazaré. Ainda nem chegou a eleição, imagina no ano que vem!
Abraço.
Maya,
ResponderExcluirInfelizmente? Eu que o diga. Já é a segunda vez que você retira o meu blog da sua lista. Paciência, é um direito seu. Na primeira vez, foi por causa da postagem sobre o Caio, da qual não me arrependo nem uma palavra do que escrevi. Mas te lembrei da nossa parceria, desde o início deste blog, da entrevista que muito me honrou. Você reconsiderou, e retomamos a parceria de links. Agora eu posto um texto do Paulo Brabo e você novamente diz que repetiu o gesto, e que não comentará mais aqui, porque está "indignada com o viés que eu tenho dado ao meu cristianismo radial". Não posso fazer nada, a não ser lamentar a exclusão de sua parte da nossa parceria de blogs. Agora, Maya, sinceramente, eu não mudei nada, não só quando comecei este blog em março/2008, mas desde sempre. Eu sou assim mesmo, pastor assembleiano, mas que pensa por si mesmo, e não come na mão dos outros. Sou liberal para os conservadores e conservador para os liberais. Paulo Brabo, Ricardo Gondim, Caio Fábio, admiro como escritores, mas não significa que eu concorde 100% com eles. Aliás tem alguns escritos deles, que eu não concordo. Mas também não vou classificá-los como hereges. O mesmo vale para Philip Yancey, Brennam Manning e outros que foram parar na pira da inquisição. Agora, você mudou, desde que descobri seu blog há 1 ano e meio atrás. Lembro que lá tinha link do site do Le Monde, você interagia via blogs, com o pessoal que gosta dos escritos do Brabo (mas prefiro não citar o nome deles, porque acho que aconteceu alguma coisa entre você e alguns deles), pois notei que houve um rompimento. O Paulo Silvano, uma vez te escreveu e disse que pensava que você seria um contraponto a uma representante feminina do grupo do Severo e companhia. Aconteceu que você radicalizou para um lado extremista. Aí, eu pergunto: O que aconteceu? Porque eu não entendi. Mas você continua sendo bem vinda aqui, quando quiser.
Graça e Paz.
Josué,
ResponderExcluirO Lula precisa saber mais de Jesus e do Evangelho e do festival de barbanhas que ele disse.
Abraço.
Sim, Juber...
ResponderExcluirToda mudança decorrente do amadurecimento em Cristo é bem-vinda, para mim, e eu procuro fazer o que diz o apóstolo Paulo em Romanos 12:2.
Quanto ao mais, pergunte a essas pessoas, que gostam "dos escritos do Brabo", o que aconteceu. Pergunte, se isso interessa a você. Você pode se surpreender e ver que em seis passos há mais estupidez, mentira e arrogância do que supõe a nossa vã filosofia, já que é para abusar do clichê.
Um abraço, e obrigada por ter me respondido aqui mesmo. Sei que você entendeu que minha irritação não é contra você, mas contra uma corrente de pensamento que vejo prosperar em seu blog.
Maya
"mas que pensa por si mesmo, e não come na mão dos outros."
ResponderExcluirNão é verdade. Vc pode pensar por si mesmo, mas seu pensamento condiz com um grupo, e, em boa metáfora, vc come pela mão dos liberais, e cada vez mais. Se para vc isso não é perceptível, reflita e peça a Deus discernimento. Creio que você está se enganando, a si mesmo, achando que está sendo "imparcial" e autônomo. Não, não está. Veja os comentários de seu blog, a corrente de pensamento predominante, o perfil dos que aprovam ou desaprovam algo. Veja as críticas e perceba como vc come, sim, na mão de um grupo que tem um pensamento bem definido, uma ideologia clara, dita "libertária", "de esquerda", "progressista" e "anticonservadora", com todas as representações que isso implica. Seu blog segue uma opinião construída a respeito do cristianismo, e, apesar de vc tentar se manter "neutro", isso não acontece e, boas novas, vc tem esse direito, também, mesmo que eu e muitos outros não concordem.
Bom, a discussão é longa, e eu já tinha me dado por satisfeita.
Um abraço,
Prezado Pr. Juber,
ResponderExcluirLula vê muitos líderes evangélicos fazendo isso, e pensa consigo: Por que não?
Lamentável para o Brasil e para a Igreja.
Maya,
ResponderExcluirNão me interessa saber o que aconteceu com você e o pessoal que você citou. Percebi o rompimento, só isto. As pessoas podem mudar de opinião, eu não estou criticando isso em você, mas o viés como isto está sendo feito. Sobre a minha afirmação que não como na mão dos outros, acredite, é verdade. Quem me conhece aqui de Uberlândia, na igreja,que eu sirvo, não tem dúvidas quanto a isto. As pessoas que estiveram sob meu pastoreio, não tem dúvidas disto. Não recrimino você por pensar o contrário, porque o meu blog, só está no ar, há 01 ano e 6 meses, mas eu prego a Palavra desde 1983, com apenas 14 anos. E sempre na mesma denominação, a mesma em que eu fui batizado em 13/12/1981 e estou até hoje. E tem muita gente que pensa semelhante a mim, e tem blog, mas eles não tem coragem de expressar, com medo de ficar "mal na fita" com alguém. Liberal eu? Acho difícil, porque creio nas doutrinas fundamentais da Bíblia, não aprovo o movimento homossexual, casamento de pessoas do mesmo sexo, a ordenação ministerial de gays e também sou contra o aborto. Olhando por esse prisma, eu sou conservador. Porque então eu, interagir com o pessoal que você classifica como "libertários, progressistas, anticonservadores"? Simples, apesar de não concordarmos em tudo, muitos deles são gente boa de Deus, que demonstram mais misericórdia e intimidade com a Palavra, do que os extremistas do outro lado que me escrevem, cheios de juízo condenatório contra quem pensa diferente deles. Procuro ser imparcial o máximo que posso,mas é claro que em determinados assuntos, demonstro minha posição de forma clara, pois vejo que o assunto exige. Não sou perfeito, sou um pecador, que reconhe a necessidade da Graça de Deus e que ama a sua Palavra. O mais, Deus é o meu Juiz e advogado, se você ou outros tem uma opinião diferente a meu respeito, não posso fazer, nada, o que importa para mim é que Ele me conhece.
Daladier,
ResponderExcluirÉ triste mesmo. Eu também penso desta forma, ele vê quem diz conhecer a Palavra, fazendo "daquele jeito" e pensa que pode também.
Abraço.
PRECISO ENTRAR EM CONTATO COM O PRESIDENTE LULA URGENTEMENTE EU MORO EM SÃO LUIS - MARANHÃO.
ResponderExcluirLeonardo,
ResponderExcluirObrigado pela visita e participação.
Graça e Paz.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEdnelson,
ResponderExcluirAgradeço as palavras de apoio, mas como foi citado nomes no seu comentário, preferi excluí-lo, pois da minha parte o assunto já está encerrado. Agora é seguir em frente e uma polêmica, não iria ajudar neste momento. Tem gente que gosta, acha que ajuda alavancar a "audiência de blog". Mas eu prefiro ter "menos ibope", e primar mais pela qualidade, do que entrar no circo das baixarias.
Fica aqui porém, registrado meus agradecimentos a você pela solidariedade.
Abraço.
Na verdade, nós somos os políticos, vez que Jesus é quem nos elege. Lula já disse, depois do funeral de João Paulo II, que era "um homem sem pecado", de modo que é preciso que os evangélicos que se aproximam dele o faça saber que ele é pecador e, por isso, a ira de Deus está sobre ele. Que ele precisa, urgentemente, entregar sua vida a Jesus.
ResponderExcluirMarcelo,
ResponderExcluirÉ isso aí, anunciar para Lula, a Dilma, para todo mundo, que todos pecaram e carecem da glória de Deus. Em outras palavras, anunciar o Evangelho para eles, e não ficar só naquele negócio de "orar para autoridades e ficar evocando trechos como: Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor".
Abraço e obrigado pela participação.